A temporada está longe de começar. Mas as apresentações dos bólidos começaram na semana passada. E como já havíamos antecipado, não é nada comum os novos visuais dianteiros. Os projetistas são obrigados a seguir as medidas do regulamento de 2014. Por segurança, o bico vai ficar mais baixo. Mas isso, em tese, não explica o festival de frentes feias. A desculpa dada: desenvolvimento aerodinâmico para uma otimização do fluxo de ar dos motores atuais. Também são considerados culpados os equipamentos e sistemas introduzidos nesta temporada.
Índia negra. A Force India foi a primeira a divulgar o visual do carro, que no geral é mais atraente que o do ano passado. Agora existe o predomínio da cor preta. E como não poderia deixar de ser o bico é mais baixo. Na divulgação, a equipe não mostrou uma foto da parte dianteira. Assim não podemos avaliar qual foi a solução apresentada pelos projetistas da equipe indiana.
Agulha. A Williams, nova equipe de Felipe Massa, apresentou seu carro logo depois dos indianos. E, assim, vimos a primeira aberração de 2014. O carro apresenta uma parte dianteira bem fina depois da asa. Visto de frente parece um peixe-boi. Na mídia, logo ganhou o apelido de bico agulha. A equipe também chamou atenção de todos depois que surgiu o boato de que o patrocinador principal seria a fabricante de bebidas Martini. Esse fabricante era presença marcante no início dos anos dourados da década de 70.
Quilha dupla. A equipe de Enstone também divulgou apenas imagens de seu E22 via Twitter. Como o anterior, o visual geral do carro da Lotus é bonito. Mas na dianteira eles foram inovadores: criaram um bico duplo. Se o da Williams tem apenas uma parte avançando depois dos aerofólios, o carro da Lotus vem com duas em paralelo. De cara é meio estranho, porém, é menos feio que os da Williams, McLaren e Ferrari. E de cara já ganhou o apelido de bico tomada. Em alusão às duas pontas salientes.
Marcante. A equipe de Woking, a McLaren, foi a primeira a apresentar seu modelo fisicamente. As outras apresentaram fotos via internet e redes sociais. E ao contrário do que se comentavam antes, o carro se manteve prateado. O novo bico é dos mais feios. O visual dianteiro parece ter sido inspirado na letra M. Mas, esteticamente, a solução pode ser definida por uma palavra que começa com M: Merd..! E pensar que os carros de Woking de uns tempos pra cá sempre foram os mais bonitos do grid. A outra grande novidade é que Ron Dennis volta a comandar a equipe.
Bagre. Os italianos também mostraram seu carro em uma foto com dupla explosiva para 2014. O visual também é exótico e foi apelidado de Bagre. Seguindo às novas regras, o modelo italiano também possui um bico mais baixo e com formato mais alargado na ponta, dividindo a opinião da mídia. Uns acharam que o novo bico tem semelhança com um bagre. Já outros, mais tecnológicos, acharam a frente semelhante à ponta de um aspirador. Sem torcer por qualquer um dos apelidos, a verdade é que ele seguiu a tendência dos demais, ou seja, é bem feio. Na parte técnica, os italianos continuam a investir na suspensão dianteira pull-rod, ao contrário da maioria.
Chocolate. A equipe suíça foi a sexta a apresentar o modelo 2014. E também mostrou um design quase igual ao da Williams. Apenas um prolongamento estreito avançando depois da asa dianteira. O resultado estético assim como o da Williams é horrível. No padrão de cores do bólido é quase igual ao de 2013, ou seja, tem o predomínio do cinza. No entanto, apresenta pequenas novidades: houve acréscimos de alguns detalhes de branco e vermelho.
Terça. As equipes Red Bull, Mercedes e Caterham conseguiram segurar e não mostraram seus carros até a manhã de ontem, primeiro dia de testes da temporada em Jerez de La Frontera. O carro da equipe taurina é discreto, mas não deixa de ser feio. A Mercedes também apresentou um visual discreto, lembra a Ferrari, porém, menor e mais comportado. A Caterham foi original. Fez um bico deslocado do restante do carro. A Force India finalmente mostrou seu visual dianteiro, que na verdade é mais uma aberração, logo apelidada de bico beija-flor, pois é muito fino e comprido. A Marussia devido a problemas técnicos não se apresentou em Jerez, o que deve acontecer amanhã.