REGINALDO LEITE

O Grande Prêmio do GP de Cingapura 2014

O Grande Prêmio de Cingapura é conhecido por ser a única etapa (Leia mais...)

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 27/09/2014 às 10:02Atualizado em 17/12/2022 às 03:28
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  GP de Cingapura – A superação

O Grande Prêmio de Cingapura é conhecido por ser a única etapa noturna do campeonato. Também é marcado pela sujeira que Briatore armou em 2008. E no meio técnico é relacionado à etapa que mais leva ao limite tanto o equipamento quanto os pilotos. E nós, o público, muitas vezes somos levados ao extremo da paciência por, normalmente, ser uma etapa sem ultrapassagens.

Mas a etapa de 2014 foi um pouco melhor, pois houve emoções e disputas. Tudo começou na largada com “El Matador” alongando o ponto de freada pra lá do imaginável. Saiu da pista e quando voltou ganhou duas posições, espertamente devolveu uma para Vettel, e se fez de morto com Ricciardo. De quinto na largada, ele acabou ficando com o terceiro lugar. E os comissários, sempre tão atentos, não disseram nada. Alonso é piloto da esquadra rossa e isso, às vezes, lhe dá alguns privilégios.

Tocada. Essa etapa também marcou pela bela atuação de Lewis Hamilton. O inglesinho guiou muito. E para sorte de Lewis, Nico ficou zerado. E agora tem 3 pontinhos de frente. Lewis venceu sete etapas nesta temporada e Nico, quatro. A diferença é que Nico quase nunca tem problemas e Lewis, quase sempre. Zerou na Austrália e Canadá. Largou em último na Alemanha e dos boxes na Hungria. Nico quebrou na Inglaterra e, agora, em Cingapura.

Recomeço. Lewis, aparentemente, vive uma boa fase e podemos considerar que começa um novo campeonato entre eles. São 150 pontos em jogo. Os dois não têm adversários na pista a não ser a falta de confiabilidade de seus carros. Apesar do estilo totalmente diferente entre os dois, eles sempre estão próximos ao final de uma classificação.

Outro. Quem se deu bem nesta etapa foi o esquecido Vettel. Fez o segundo posto e ficou à frente de Ricciardo. Este foi apenas o terceiro pódio do alemão em 2014 e seu melhor resultado até aqui. O safety car longo interferiu na tática de muita gente. Lewis teve fazer voltas rápidas em cima de voltas rápidas para fazer sua última troca com segurança.

Outros. As corridas de Vettel, Ricciardo, Massa e Bottas foram de resistência. E eles, excluindo Bottas, se deram bem com essa tática. Nem a Pirelli acreditava que seria possível Massa chegar ao final com um jogo de pneus que foi trocado na volta 22. Como o carro de segurança demorou mais que o normal e o piloto adotou uma tocada bem suave, o impossível se tornou possível.

Tequila. Perez, mais uma vez, aprontou e foi ele quem provocou o safety car. Porém, nas voltas finais, algumas equipes partiram para uma tática diferente daquelas que tentavam o pódio. O que deve ser considerado normal: se quem está na frente opta por uma tática conservadora, quem está mais atrás tem que arriscar, pois o resultado normal seria ruim.

E nessa tática kamikaze, Vergne e Perez se deram bem. A menos de dezessete voltas para a bandeirada final, os dois fizeram um pit e saíram com pneus novos e partiram pra cima da turma que vinha em uma corrida de resistência. E nessa, Bottas foi quem mais se deu mal. Para Vergne, a tática foi ótima sendo que ele conseguiu terminar com o sexto posto. Mas, como sempre, os comissários têm que fazer uma vítima e o escolhido do dia foi Vergne, que sofreu duas punições. Mesmo assim, acabou como sexto colocado. Duas punições para Vergne e nenhuma para Alonso, é assim que os comissários trabalham.

A corrida que vi

Como sempre, a corrida começa na classificação e nela vimos as flechas de prata não estarem tão na frente como nas etapas anteriores. E a diferença do pole Lewis, para o segundo, Nico, foi de apenas sete milésimos. Mas o que mudou a história da corrida foi a desistência de Nico. E o melhor desempenho ficou por conta da única Mercedes na disputa.

Devido à entrada do carro de segurança e sua longa permanência na pista, Lewis se viu numa posição delicada quando a corrida começou. E foi obrigado a dar várias voltas rápidas para fazer seu pit obrigatório na volta 52. Saiu atrás do Vettel e logo passou e abriu 13,5 segundos de vantagem. Não tem pra ninguém mesmo. Isso tudo em nove voltas. Já na Williams, a nuvenzinha negra que acompanhava o Felipe se tornou cinza e está no vácuo do Bottas.

Uma ótima semana!!!

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