Uma bela localização com um traçado peculiar
Após pausa de verão, F1 retoma com duelo interno na McLaren e expectativa de festa para Verstappen em casa. Depois de três semanas de pausa, a Fórmula 1 retorna no próximo dia 31 de agosto com a disputa do GP da Holanda, 15ª etapa da temporada 2025.
O tradicional circuito de Zandvoort, localizado às margens do Mar do Norte, recebe novamente a categoria máxima do automobilismo e promete fortes emoções em um ambiente de festa total para o ídolo local Max Verstappen.
Mas, diferentemente dos últimos anos, o favorito da vez não é Verstappen. A McLaren chega embalada por uma sequência de quatro dobradinhas consecutivas e com seus dois pilotos brigando ponto a ponto pelo título. Oscar Piastri lidera o campeonato, com Lando Norris apenas nove pontos atrás.
Pista desafiadora e de difícil ultrapassagem. Zandvoort é um circuito estreito e de curvas inclinadas, com perfil muito técnico e pouca margem para erro. Com poucas retas e zonas de ultrapassagem limitadas, o posicionamento no grid será mais importante do que nunca. A classificação de sábado tende a ser decisiva — assim como a estratégia de paradas e eventuais intervenções do safety car.
A última corrida disputada na Holanda (2024) teve domínio total de Verstappen, mas a situação atual é bem diferente. A Red Bull, em queda de desempenho, não vence há várias etapas. O holandês deve contar com o apoio da torcida para tentar reverter essa maré.
McLaren dominante e Ferrari instável. A McLaren vem sendo o grande nome da temporada até aqui. Com 559 pontos no Mundial de Construtores, a equipe papaya supera a soma de Ferrari e Mercedes. Piastri e Norris vivem grande fase e protagonizam uma rivalidade interna respeitosa, porém acirrada. Ambos já venceram corridas neste ano e parecem dispostos a ir até o fim na luta pelo título. Por outro lado, Piastri vem errando menos e isso conta a seu favor.
A Ferrari, apesar de alguns lampejos (como a pole surpreendente de Leclerc na Hungria) segue sendo uma equipe inconsistente. A Mercedes, por sua vez, mostra evolução, após voltar a sua suspenção anterior a lançada no GP do Canada, mas ainda distante do pelotão de frente.
Gabriel Bortoleto vive grande momento na F1: foi sexto colocado na última etapa e eleito o Piloto do Dia pela FIA. Em Zandvoort, o brasileiro espera novamente estar no top 10 e pode sonhar até com uma posição melhor, caso o cenário da corrida jogue a seu favor. Estou muito otimista.
Expectativas para o fim de semana
Programação do GP da Holanda (Horário de Brasília):
Sexta-feira (30/08)
Treino Livre 1 – 07h30
Treino Livre 2 – 11h00
Sábado (31/08)
Treino Livre 3 – 06h30
Classificação – 10h00
Domingo (01/09)
Corrida – 10h00