GP da Inglaterra
O tradicional GP da Rainha foi meio melancólico. Com Alonso largando na frente e com uma estratégia diferente dos dez melhores pilotos, salvo o Hamilton que largava do oitavo posto e também usava pneus duros ao contrário dos demais. Estranhamente, o segundo do grid, Webber, que largou com pneus macios, viu ou deixou Alonso abrir e muito. Na verdade, era para Webber acompanhar Alonso e até mesmo superá-lo nas voltas iniciais. Porém, o que aconteceu foi o espanhol largar na frente e sumir.
Termo. A denominação melancólica foi devido a corrida chata que acontecia pela disputa da ponta, pois não houve disputa até quatro voltas do final. A princípio muitos pensavam que a estratégia da Ferrari era a certa, pois seu primeiro piloto era líder e ficou na frente quase a totalidade das voltas do GP. Mas, corrida se ganha é na bandeirada. Em termos de emoções, a classificação foi melhor que a prova, mesmo com a interrupção de mais de uma hora e meia.
Equipe. A Red Bull mais uma vez se mostrou a equipe de melhor eficiência. Soube ler melhor as dificuldades das intempéries e na tática ganhou a posição do Massa e, principalmente, a do Alonso, que era o líder disparado da competição. Tenho o temor de que Newey mais uma vez achou o caminho das pedras, pois o desempenho de Vettel em Valência demonstrou que a turma Taurina tinha um carro acima dos demais.
Duelo. O GP inglês teve um grande momento logo depois da primeira parada de Alonso. O hispânico vinha com borracha nova e Hamilton ainda não tinha feito sua primeira troca e o espanhol veio com tudo para cima do inglesinho que, como sempre, não vendeu barato sua posição. Este foi o melhor momento da primeira metade de uma corrida que era chata. Mas, se na ponta não havia disputas, na turma posterior o pega era dos melhores.
Fermentado. Num dia de glória, em relação as suas apresentações recentes, o nosso Massa fazia sua melhor apresentação de 2012, ganhando posição na largada, depois de conseguir o quinto posto no grid. Mas ele demorou um pouco para superar o grande alemão, que era o terceiro depois da primeira volta, e nas voltas seguintes vinha num ritmo lento perante os demais. E logo se formou uma fila atrás do alemão, que tinha Massa como líder e seguido de perto por Vettel e mais uma turminha! Vettel tentou surpreender o brasileiro, mas em vão. E aí a Red Bull surpreendeu os italianos na tática e Vettel ganhou a posição do Massa na tática. A equipe mandou o alemão parar antes do normal, pois apesar de ter um carro rápido Vettel não tinha como superar o brasileiro e depois de seu primeiro pit ele pegou pista limpa, andou rápido. Quando Massa parou, voltou atrás do alemãozinho taurino.
Duplinha. A Lotus vem demonstrando que tem um bom carro e pilotos rápidos, e também conta com uma boa dose de azar. Juntamente com staff técnico fraco. A turma dos boxes da equipe tem pisado na bola com os pilotos. Algumas vezes mandam que pararem na hora errada e também os devolvem à pista em momentos difíceis. Se não fosse isso, já teríamos visto uma vitória da equipe negra. Mas vai ter a hora de acertarem e a vitória acontecerá. Grosjean deu azar logo no início e ficou bem atrás. Porém, a corrida de recuperação do Grosjean foi digna de destaque. Ainda assim, conseguiu o sexto posto. E Kimi, o quinto. Mas, se houvesse mais uma volta conseguiria o quarto posto.
Os outros. Schumacher conseguiu uma boa posição no grid, no entanto, sua flecha de prata não tinha o ritmo de Ferrari e Red Bull. Ainda assim, o alemão conseguiu um sétimo posto. Lewis Hamilton e sua McLaren estavam irreconhecíveis em Silverstone. O inglesinho mais uma vez sofreu com os enganos da turminha que fica no muro dos boxes. No final ficou apenas com o oitavo posto. Pior ainda foi Jenson Button, que conseguiu apenas o décimo posto.
Barbeiro. Mais uma vez nosso Senna estava atrás e bem atrás de seu companheiro de equipe. Mas Maldanado, isso mesmo Maldanado, mais uma vez aprontou. A vítima desta feita foi o mexicano Perez. O mexicano encheu o venezuelano de elogios, inclusive sua progenitora. Por outro lado, Senna fez uma corrida eficiente e conseguiu uma bela ultrapassagem em cima do Hulkenberg, que corre com um motor mais potente e um carro reconhecidamente um dos melhores em velocidade de reta.
Razia. O baiano Luis Razia da GP 2 fez bonito mais uma vez ao vencer a última corrida do final de semana da GP 2. E assim assumiu a liderança deste campeonato. Valsecchi, o vice, ficou em segundo nesta etapa e Felipe Nasr com o último degrau do pódio.
Felicidades a todos!