Após a Haas apresentar o layout de seu carro para esta temporada, as demais seguiram seus cronogramas de lançamento. A equipe americana mostrou apenas a pintura em 31/01/2023.
(Divulgação)
RB19 - A segunda equipe a revelar foi a campeã de 2022, Red Bull, em evento realizado em Nova York. No dia 03/02 vimos a RB 19. E, como a Haas, a equipe taurina mostrou apenas a pintura que, neste caso, pode ser considerada uma maneira de não dar chances de ser copiada em alguns detalhes logo de cara. O carro definitivo somente nos testes de pré-temporada.
(Divulgação)
FW45 – A Williams apresentou seu layout em 06/02 e foi outra que mostrou somente o esquema de pintura para divulgar patrocinadores. No dia 13/02, uma semana depois, realizaram um dia de filmagem já com o carro desta temporada, em Silverstone. O estreante Logan Sargent é a novidade entre os pilotos.
(Divulgação)
C43 – Em 07/02 a Alfa Romeo veio com um visual diferente para esta temporada, abandonando a parte branca; agora é vermelho e preto. A parte preta é o chassi, fibra de carbono, sem pintura, uma tendência adotada pela maioria das equipes para aliviar o peso. A Orlen dá lugar a Skate como patrocinador principal. Esta é a última temporada da aliança Alfa/Sauber. Este visual me lembrou a Marussia do finado e eternizado Jules Bianchi.
(Divulgação)
AT04 - Alfa Tauri, a Red Bull italiana, apresentou seu modelo 2023 em Nova York, em 11/03. O carro agora apresenta partes em vermelho da Orlen que deixou a Alfa Romeo (como esse pessoal da Orlen gosta do nome Alfa). Nyck de Vries é a novidade na equipe, assumindo a vaga que era de Gasly. Segundo o chefe da equipe, Franz Tost, o carro evoluiu muito e foram superadas todas as deficiências do modelo anterior.
(Divulgação)
MCL60 – A McLaren apresentou o modelo 2023 em 13/02 na Inglaterra. À primeira vista, nota-se praticamente o mesmo visual da temporada passada, porém com maior predomínio de partes pretas. As partes pretas, como em outros carros de 2023, são o chassi em estado bruto. A ordem é eliminar peso. Prestando atenção, vemos mudanças em várias partes. O número 60 na nomenclatura é em alusão ao aniversário de fundação da equipe.
(Divulgação)
AMR23 – Aston Martin apresentou seu bólido de 2023 no mesmo dia da McLaren, na sede da equipe, que é colada a pista de Silverstone. O carro é muito diferente do modelo anterior, até no tom da cor verde, um tom mais vivo. A equipe prometeu um carro totalmente diferente do modelo da temporada passada. Esse carro, AMR 23 é a primeira criação concebida por Dan Fallows, que era integrante da aerodinâmica da Red Bull. Pupilo de Newei.
(Divulgação)
SF23 – No dia 14/2 a equipe vermelha demonstrou seu bólido para 2023 em Fiorano. Circuito caseiro, e quando se trata de Ferrari, logicamente tem muitos fãs de olho. A nova “machina” é uma evolução do carro de 2022, que até foi bem nascido, mas as decisões internas e algumas falhas mecânicas somadas à uma ou outra de pilotos levaram a equipe a ser vice de 2022. Lembrando que o carro de 22 foi muito bem nos testes de pré-temporada e provas iniciais. Na aparência, o vermelho ganhou outro tom e a parte preto carbono cru predomina nas aéreas inferiores. Diferentemente das apresentações anteriores, teve público nas arquibancadas e ainda algumas voltas com Leclerc e Sainz Jr. E de cara já houve protesto quanto à sua asa dianteira. No entanto, a mesma está de acordo com as regras.
(Divulgação)
W14 – Mercedes. A equipe mais vitoriosa da era híbrida apresentou seu modelo em Silverstone, na quarta-feira 15/02. E marca o retorno da cor preta. Desta feita, apenas com a intenção de diminuir peso. O modelo se mantém com 'zero-pod”. Porém, com a entrada de ar um pouco maior que a versão de 2022. No mesmo dia da apresentação o carro foi para pista para o famoso dia de filmagem, mas apresentou falhas na unidade de potência e retornou à pista no dia seguinte, sem quaisquer problemas.
(Divulgação)
A523 – A Alpine foi a última a apresentar seu modelo em 16/02. Ao contrário das demais equipes, fez um dia de filmagem na segunda-feira 13/02. E só mostrou o carro posteriormente. Pierre Gasly é a novidade para 2023. Agora serão dois pilotos franceses numa equipe francesa. Dois pilotos da mesma nacionalidade numa mesma equipe. Uma formação rara atualmente na F1.
(Divulgação)
Na próxima semana, nos dias 23/24/25 teremos os treinos da pré-temporada.