REGINALDO LEITE

Pirelli aluga circuito de Paul Ricard para simular situações de pista e desenvolver composto superior

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 30/01/2016 às 08:26Atualizado em 16/12/2022 às 20:18
Compartilhar

IRRIGAÇÃO À ITALIANA

O cirquinho do Verme resolveu dar uma deixa para os fãs da Fórmula-1. A fabricante da borracha da categoria decidiu que deveria realizar um teste com os compostos de chuva. Os italianos alegaram que não querem sofrer o mesmo vexame de 2015, em Austin. Para isso, alugaram o excelente circuito de Paul Ricard e ainda instalaram sofisticado sistema de irrigação para a pista, que consegue molhar o piso com diferentes quantidades de água.

Esforço. A Pirelli conseguiu simular, em dois dias, várias situações de pista. Piso úmido, piso molhado e ainda piso encharcado, somando vários parâmetros para serem analisados, e espera que a partir destes testes consiga resolver e desenvolver um composto muito superior aos usados até aqui.

Engraçado. Tempos atrás, o dirigente mor da categoria insistiu que as corridas estavam muito monótonas e revelou que algumas deveriam ser disputadas com piso molhado artificialmente. Todos do meio automobilístico riram dele. E agora, a Pirelli mostrou que isso é possível.

Trio. Apenas três equipes participaram do ensaio. Ferrari, McLaren e Red Bull. Segundo o fabricante de pneus, o feeling dos pilotos, aliado à maneira como transmitiram as informações aos engenheiros da Pirelli, foi e será essencial para desenvolver os novos compostos.As equipes. As escuderias que aceitaram participar do teste foram a Ferrari e Red Bull, que escalaram seus pilotos titulares, e a McLaren correu com o reserva, Stoffel Vandoorne.

Sem vantagem. Essas equipes foram obrigadas a participar com carros modelo 2015 para que as demais não sofressem desvantagem em desenvolvimento, pois os testes da pré-temporada só serão realizados em Barcelona, com início em 22 de fevereiro.

Jeitinho. Quem é do meio sabe da possibilidade de as equipes terem corrido com algumas partes do carro de 2016, o que é proibido e fiscalizado pela FIA. Mas os engenheiros de equipes com grandes orçamentos sempre estão à frente dos fiscais da entidade fiscalizadora.Maaass... oficialmente, todos que andaram e testaram em Paul Ricard usaram os modelos de 2015. E usaram, mesmo. No entanto, a FIA não tem como fiscalizar certos tipos de testes, como os eletrônicos. A turma com pouco dinheiro não participou do ensaio.

Futuro. Visando 2017, quando a categoria deve viver uma grande mudança no regulamento técnico, uma das muitas alterações previstas diz respeito aos pneus. Os pilotos, por meio de sua associação, a GPDA, expressaram o desejo de contar com um composto que explore ao máximo o limite de cada um, ou seja, pneus mais duráveis e que permitam mais velocidade no contorno das curvas.Verme. De cara, o manda chuva Verme Ecclestone apoiou os pilotos e, de quebra, marcou uma reunião com o presidente da Pirelli. E desta vez poderão participar os pilotos e as equipes que quiserem. É um convite aberto a todos. E ainda arrematou com essa: “É o presidente da Pirelli quem vai estar lá, não é um mensageiro”.

Controvérsia. Alonso viveu sua pior temporada desde que se tornou campeão. Foi a primeira vez que perdeu para um companheiro de equipe ao final do campeonato. Porém, na questão salarial ele é o líder absoluto. Esse ano vai receber míseros 36,5 milhões de euros, ou seja, um pouco mais de 163 milhões de reais.

Outros. O segundo, em termos de recebimentos, é o atual campeão Lewis Hamilton, com 28,5 milhões de euros ou 127,7 milhões reais - mesmo tendo vencido os dois últimos campeonatos em sequência. Depois, vem Vettel, com 27,5 milhões de euros ou 123,5 milhões de reais.

Os Felipes. Massa, na Williams, recebe 4 milhões de euros, uns 17,6 milhões de reais. E Nash recebe apenas 170 mil euros ou algo em torno de 766 mil reais, via Banco do Brasil.

Uma ótima semana!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por