Reginaldo Baleia Leite
Foto/Arquivo
O circuito português entrou no calendário da F1 meio que por acaso. Os organizadores nunca gostaram dessa opção por razões financeiras e até por falta de aparatos técnicos. Os portugueses nunca tiveram cash para bancar as taxas exigidas pelos organizadores.
Porém a pandemia fez a crista dos cartolas abaixar, e sem muitas opções na temporada passada, fomos brindados com o melhor circuito construído e projetado que já apareceu na F1. Hermann Tilke até fez algumas boas pistas como a da Turquia, Bahrein e Austin. E uma ou outra que não me lembro.
O autor da melhor pista do calendário se chama Ricardo Pina e nunca foi procurado pela F1 para realizar seus trabalhos. Pina trabalhava com prédios residenciais até que um dia, Paulo Pinheiro, um amigo, lhe pediu para fazer os primeiros estudos da pista de Portimão. E assim foi criada essa maravilha.
PRIME. Portimão/Algarve é ímpar, e sem comparação. Lembrando que SPA não foi projetada do nada. Ela é composta de estradas que já existiam e eram usadas pela comunidade local. Assim, como o antigo Zeltweg Airfield, e outros esquecidos.
ÍMPARES. Suzuka e Interlagos nasceram como locais só para corridas, sendo ótimas pistas, de uma outra época. Já Silverstone era uma base aérea que foi sendo transformada, e hoje já não é tão desafiante.
SEM COMPARAÇÃO. Mas nada se compara a antiga Nurburgring que tinha 22 km/s de extensão. Hoje o famoso anel norte (Nordschleife), ainda é palco da famosa 24 horas de Nurburgring. Essa pista possui a particularidade de ser a única (da antiga F1) que qualquer um pode usar desde que pague uma taxa pelo uso.
RELEMBRANDO. A corrida de 2020 foi uma das melhores. A primeira volta foi meio que inesperada. Lewis Hamilton largou na frente, para variar, enquanto Max Verstappen e Sergio Pérez se chocaram; e o mexicano, então, caiu para último. Logo após, Bottas ultrapassou Lewis e depois Sainz Jr. jantou os dois e assumiu a liderança.
QUE LARGADA. Enquanto isso, Kimi Räikkönen, que largava de 16º, realizava uma das melhores primeiras voltas da história. Enquanto todos tentavam achar aderência nos pneus, Kimi ganhou 11 posições. Até parecia que ele usava pneus de outro planeta, o que garantiu ao finlandês a quinta posição. Enfim, uma bela etapa. Mas o resultado final foi o mesmo de praticamente toda a temporada passada; Lewis, Bottas e Verstappen. Apesar do resultado previsível, essa foi a etapa com maior número de ultrapassagens na temporada passada, 58 no total.
NOVIDADES. A F1 aprovou as corridas sprint de classificação, serão três etapas nesta temporada e os primeiros colocados receberão pontos. As pistas ainda não foram definidas. A corrida de classificação terá duração de 1/3 da prova de domingo, cujo percurso normalmente é de 300 km, o que daria 100 km mais uma volta.
CANCELAMENTO. O GP do Canada foi cancelado oficialmente. A Turquia entra em seu lugar. A organização mantém o calendário de 23 etapas.