REGINALDO LEITE

Primeiro Grande Prêmio da Austrália

O primeiro GP de F1 da temporada foi além do esperado. Na verdade, o vencedor foi uma grata surpresa. Nem o melhor especialista no assunto ou mesmo mãe Dinah

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 21/03/2013 às 08:14Atualizado em 19/12/2022 às 14:05
Compartilhar

O primeiro GP de F1 da temporada foi além do esperado. Na verdade, o vencedor foi uma grata surpresa. Nem o melhor especialista no assunto ou mesmo mãe Dinah, em seus melhores dias, poderia esperar uma vitória do Kimi Raikkonen com sua Lotus.

$$$$. Para o mundo dos negócios da F1 não poderia haver resultado melhor. Antes da largada todos pensavam que Vettel e sua RB9 seriam imbatíveis na corrida, principalmente depois de seus resultados nos treinos. E vimos que o desempenho da Red Bull em situação de corrida não tem nada a ver com sua supremacia nos treinos.

Se... Se Vettel, após a largada, disparasse na frente, como era a lógica, e abrisse uma grande vantagem dos demais, a audiência dos próximos GP’s não seria a mesma. Todos imaginariam que esse campeonato seria mais passeio dos carros de Newey e não teriam mais interesse no campeonato.

A corrida. A primeira etapa começou quente, vimos um Felipe Massa aguerrido e bom de braço. Largou bem e soube se defender dos ataques do companheiro de equipe, ou seja, o dono da escuderia. Mas o castigo veio na sequência, enquanto os estrategistas macarrônicos se preocupavam apenas em tirar Massa da frente do grande líder, esqueceram da verdadeira ameaça que era o Iceman! Com a tática de duas paradas, ele derrubou tanto Ferrari e Red Bull. Porém, manter Massa na pista por três voltas depois da segunda parada de Alonso, foi algo tão estúpido que Felipe não perdeu sua posição apenas para seu companheiro, ficou atrás também de Vettel e Sutil. E assim presumimos que para ajudar Alonso os italianos não se importam até mesmo com o mundial de construtores, que é mais importante para qualquer dono de equipe do que o mundial de pilotos. Triste realidade.

A corrida II. Como essa etapa se valeu da estratégia vimos que três pilotos largaram com uma tática diferente: Maldonado, Sutil e Perez com pneus médios (macios). No entanto, o único que se bem foi Sutil, que realizou sua melhor corrida na F1. E o melhor de tudo, depois de ficar um ano de fora. É mais um alemão bom de braço que vamos ter de aturar. Suttil foi obrigado a ficar de fora da temporada de 2012, por motivo extrapista.  Parece que o castigo fez dele um piloto mais determinado e veloz.

Plano K. Kimi Raikkonen e a Lotus planejam uma corrida de duas trocas. Assunto decidido em reunião depois da classificação. Mas isso não tira o brilho do finlandês. Depois da primeira parada ele seguiu o plano da Lotus, apenas comboiou seus adversários de perto sem atacar ou abusar da borracha da Pirelli. E quando os ponteiros partiram para a segunda troca, Alonso na 20ª volta, Vettel e Sutil na 21ª, ele manteve seu ritmo e manteve sem forçar. E foi nessa parte que ele abriu o caminho para sua vitória.

K 2. Quando no terço final Kimi parou na 34ª volta. Enquanto Vettel fez sua 3ª troca na 37ª volta e Alonso na 39ª volta. E foi assim que Iceman derrotou os favoritos. Pilotando suavemente e economizando uma parada. Parece fácil como ele mesmo disse. Porém, Vettel e Alonso perderam uma noite de sono tentando entender tudo.  Não é fácil perder uma etapa para um carro que não é o melhor e tem o menor orçamento dos top five. E aposto que ainda vão perder mais umas duas nessa temporada.

K 3.  O Iceman ainda fez a melhor volta da etapa, bem no finalzinho, para desespero da turma do boxe. Que via tudo sem opinar. Não é comum nos últimos tempos um piloto arriscar uma melhor volta nos finalmentes quando se tem uma boa vantagem para seu próximo perseguidor. O normal é levantar o pé e administrar a vantagem, mas com o finlandês isso não acontece e o mais engraçado é que ninguém chama sua atenção no rádio.

Dolorido. O grid deste ano da F1 possui vinte e dois pilotos. Assim,  a princípio, cada piloto tem vinte e um rivais a cada corrida. Mas existe um piloto que conta com um a mais a cada largada. É o nosso Felipe Massa. Além de seus outros rivais na pista, Massa conta ainda com um adversário mais difícil, que é sua própria equipe.

Programação do GP da Malásia

1º Treino - quinta-feira - 23h - Sportv

2º Treino - sexta-feira - 3h - Sportv

3º Treino - sábado - 2h - Sportv

Classificação - sábado - 5h - Globo

Corrida - domingo - 5h - Globo, Rádio JM e SporTv

(horário alternativo)

Felicidades!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por