De uns tempos para cá, o Circo da Fórmula 1 arrumou uma temporada de férias que sempre acontece no verão europeu. E como manda o acordo selado entre todas as equipes que participam do campeonato, ninguém pode trabalhar e teoricamente, as fábricas ficam fechadas e todas atividades ficam paralisadas. O Circo para, realmente.
SEGUNDA FASE
E para iniciar a segunda fase do campeonato vamos ganhar de presente a etapa de Spa-Francorchamps, considerada por muitos como a melhor pista do campeonato. Spa é sinônimo de boas corridas, de pegas emocionantes e por isso no atual circo, nenhuma pista se iguala ao traçado belga.
DESCARREGO
E como Francorchamps é uma pista seletiva e muito rápida, na verdade a mais seletiva que conheço, espero que nosso representante tenha feito sua parte na Bahia ou num centro para descarrego e assim realize uma segunda fase um pouco menos azarada podendo aproveitar melhor o equipamento que tem em suas mãos. É o que esperamos!
FALTA DE SORTE
Não podemos crucificar nosso piloto pelos infortúnios que ele sofreu nas primeiras etapas. Ouço de algumas pessoas que me cerca nas ruas dizendo que Massa é uma vergonha para nós e que ele só está no F-1 por causa da Globo. Pura maldade de uma minoria que torce contra. Pessoalmente acho que ele sofre mesmo é de um mal extremo chamado “Falta de Sorte”.
BONS PARCEIROS
Além da falta de sorte, nosso herói padece pela companhia parceiros bons de serviço, uma espécie de nuvem negra que fica pairando sobre sua cabeça. No ano passado ele era parceiro de Alonso na Ferrari, considerado um dos melhores pilotos daquele mundial. Hoje na Wllians, Massa tem a companhia de Bottas como a grande revelação do ano. É ou não é muito azar?
CALVÁRIO
Mas Massa não teve o calvário só de Bottas e Alonso. A sombra de Shumacher respingou no brasileiro também. Substituindo o alemão na Ferrari, Alonso deu as cartas e Massa virou um serviçal da Ferrari, como na época de Schumacher. Massa só acompanhava. Tudo para o espanhol e nada para o brasileiro.
NOTA FORA
Hoje longe da Ferrari, Felipe Massa assiste aos desencantos e desmandos dos italianos comandados por Montezemolo. Ao dispensar Massa e contratar Kimi Räikkönen por um salário milionário, o finlandês não conseguiu repetir nem os piores números de Felipe. E o investimento só em Alonso continua, como na época do brasileiro. A Ferrari sempre foi assim: a ideia é achar um culpado para tudo. Por isso ela vai perdendo bons profissionais da área técnica como Aldo Costa, Luca Marmorini, Domilicali e outros.
BOMBA
A Toro Rosso anunciou na última semana que o holandês Max Verstappen substituirá o francês Jean Eric Vergne como titular em 2015 e será o companheiro do russo Daniil Kvyat. Verstappen, que completa 17 anos em 30 de setembro, vai se tornar o piloto mais jovem da história da Fórmula 1 - antes, o mais jovem a entrar na categoria foi o espanhol Jaime Alguersuari, que iniciou a carreira aos 19 anos no GP da Hungria em 2009, também pela Toro Rosso.
BOMBA II
A equipe filial da Red Bull é mestre em contratar jovens pilotos e quase todos acabam dispensados e ficam fora do Circo. Os únicos que até hoje conseguiram passar para a equipe principal foram Vettel e Ricciardo. Liuzi, Speed, Bourdais, Alguersuari e Buemi são alguns pilotos que não seguiram em frente.
TROCA TROCA
Em Spa neste final de semana nosso bom e corajoso Kamui Kobayashi perde seu assento na Caterham para em endinheirado e veterano piloto alemão. O nome dele é Andre Lotterer. Kamui sabia que corria este risco, pois não tinha conseguido dinheiro suficiente para completar sua cota de 2014. Mas oficialmente Lotterer vai fazer uma avaliação do modelo de 2014.
OUTRO TROCA TROCA
Na Marussia também veremos uma troca de pilotos para o GP da Bélgica. Max Chilton cede seu carro para Alexander Rossi e neste caso a equipe descaradamente diz que é por dinheiro mesmo.