REGINALDO LEITE

Reestreia do maior ídolo das duas rodas

Quando digo reestreia quer dizer a volta do multicampeão numa motocicleta de ponta

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 10/04/2013 às 09:48Atualizado em 19/12/2022 às 13:43
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No domingo passado foi realizada a primeira etapa do Mundial de Motos. Vimos corridas disputadas e cheias de percalços para vários competidores. Porém, na categoria Rainha, vimos a reestreia do maior ídolo das duas rodas dos últimos tempos. Quando digo reestreia quer dizer a volta do multicampeão numa motocicleta de ponta, que lhe dê condições para lutar pelo objetivo principal de qualquer competidor. A disputa pela ponta, ou seja, a tão almejada vitória.

Moto 3. O Mundial de Motos não é apenas a Moto GP. A categoria mais concorrida sempre foi a das pequenas, era a 125 cc de dois tempos e depois de 2012 passou a ser a Moto 3, que usa motos de 250cc monocilíndrico de quatro tempos. É chato repetir, mas existem pessoas que não acompanham com afinco e não sabem disso. Essa categoria deixou a desejar nesta etapa, pois não houve aquele pelotão formado por oito ou dez motos juntas lutando pela ponta. A batalha ficou entre cinco pilotos. O quinteto foi formado por: Salom, Vinãles, Rins, Alex Márquez e Fogel. Eles terminaram nesta ordem no final da etapa.

Na estreia da categoria, em 2012, as KTM se mostraram melhor que as Hondas e assim todos com poder de fogo passaram para as motos austríacas em 2013. No entanto, a maior decepção foi Romano Fenati que, de Honda, em 2012, era piloto de frente e agora, de KTM,  ficou no fundão. Já Vinãles correu machucado e ainda fez um segundo.

Moto 2. Essa categoria sempre nos deu boas corridas. Depois da saída de Márquez, a mídia elegeu Pol Espargaró como futuro campeão. E no final, deu ele. Mas sua vitória não foi um passeio como esperado. Espargaró teve de lutar para vencer no final. E para ser sincero, ele contou com a paciência ou inteligência de Scott Redding numa disputa ombro a ombro  no final.  Se fosse com o antigo rival, Márquez, os dois iriam ao solo.  E a vitória cairia no colo de Nakagami, o terceiro.  O que seria legal, ver um japa vencer novamente.

Rainha. Na categoria-mor, vitória incontestável de Lorenzo que, como ano passado, largou na ponta e foi abrindo da concorrência. Mas o grande público só tinha olhos para Rossi e Márquez que fizeram uma péssima qualificação e saíram em sétimo e sexto, respectivamente. Valentino Rossi fez bonito na largada e ao longo da primeira volta enchendo de entusiasmo todos seus inúmeros seguidores, e olha que são muitos mundo afora.

Show.  Depois de largar em sétimo e escalar a turma, ele chegou no fim da grande reta tomando o terceiro posto de Crutchlow, só que Pedroza, logo à frente, freou demais e isso fez com que Rossi desviasse na hora da tomada da curva e foi para a parte suja, e aí caiu para a sétima posição. Aos poucos, foi ultrapassando um a um seus concorrentes. No fim restou uma boa disputa com Márquez, que já havia superado Pedroza que ficou um bom tempo no segundo posto. Por falar em Pedroza, ele agora é um ser ameaçado e quase sem respeito no meio, já que um estreante conseguiu derrotá-lo no primeiro embate.

No gargalo. Pedroza tem de reagir rápido, pois seu lugar na Honda corre muito perigo. De melhor piloto no final da temporada passada ele passa a ser o alvo preferido da mídia mundial, depois de perder o primeiro embate com seu companheiro de equipe. Ele  que sempre foi protegido da Honda, porém, na categoria principal ele nunca foi feliz. Este pode ser seu último ano na equipe, pois agora apareceu outro espanhol veloz, Marquez, que é veloz sem ser seguro na pilotagem, o que é normal depois de sair das 600 para as 1000. E só isto pode segurar a vaga de Pedroza no final da temporada: Márquez se acidentar durante a temporada, o que seria quase normal.  

A terceira. Domingo teremos o GP da China, a terceira etapa do mundial. E pelo que vimos nas anteriores teremos outra corrida boa. O circuito fica a cerca de 30 km/s do centro de Xangai. Possui 5.451 metros de extensão e a corrida é realizada com 56 voltas que dá um total de 305 km/s. Normalmente, não demora uma hora e meia. A primeira corrida foi em 2004 e vencida por Rubens Barrichello.

1º Treino - Quinta-feira - 23h - SporTV

2º Treino - Sexta-feira - 3h - SporTV

3° Treino - Sábado - 0h - SporTV 

Classificação - Sábado - 3h - Globo

Corrida - Domingo - 4h - Globo, Rádio JM e SporTV (horário alternativo)

Felicidades!

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