#15- GP da Rússia - Uma etapa surpreendente
O GP da Rússia em sua segunda edição nos surpreendeu em relação à primeira. A etapa do passado foi uma corridinha. Desta feita, tivemos algumas disputas interessantes. Logicamente isso ocorreu nas posições intermediárias, ou seja, do último degrau do pódio para trás. Porém, vivemos emoções até a última volta. Coisa que não acontecia há tempos.
As surpresas começaram nos treinos. Chuva e piloto coadjuvante na ponta no primeiro dia. Na classificação, Lewis perdeu para Rosberg. E uma excelente terceira posição para Bottas. Aliás, Bottas foi o nome desta etapa, depois do surpreendente terceiro de Sergio Perez que tem se mostrado mais centrado e deixando de lado o estilo Maldonado.
Incompetentes. Mesmo com sua equipe trabalhando contra ele nos pit stop (realizando paradas com mais de 3 segundos), Massa sofre do mesmo mal. Os pits são lentos e nos momentos errados. A Williams libera seus pilotos no meio do tráfego. Porém, o maior mal de Bottas foi um desesperado Kimi Räikkönen. Aparentemente, Kimi se perde quando disputa com o compatriota.
Nuvem negra. A temporada de 2015 tem sido sofrível para Rosberg. Fora aquele erro estranho da equipe em Mônaco, que favoreceu Nico, o alemão vem sofrendo com falhas em seu equipamento e Lewis, não. Ao contrário da temporada passada. E quem tem se aproveitado disso é Vettel que agora é o vice-líder do campeonato. Já que Lewis é quase inalcançável. Mas ainda penso que os cartolas vão entrar em cena e ele pode não ser campeão já nos EUA, salvando a bilheteria e a audiência na TV.
Brazucas. Nossos Felipes não têm do reclamar desta etapa. O mais experiente foi irreconhecível na classificação. Fez um décimo quinto enquanto Bottas destronou os italianos e arrancou o terceiro posto. Na corrida, decepcionou no início ao não conseguir ultrapassar Nash, apesar de contar com um equipamento nitidamente superior.
Safety Car. Massa largou com composto duro, e a entrada do carro de segurança minou sua estratégia. Porém, como a corrida só termina depois da bandeirada, muitos fatos ocorreram e Massa, no final, terminou com a quarta posição. Desta feita, a sorte sorriu para ele, e seu eficiente companheiro de equipe não marcou nada. Corridas de automóvel são assim. Tem dias que a lógica não prevalece e o melhor acaba fora da pista. Mas esse não é o caso de Lewis em 2015.
O outro. A etapa russa foi ótima para o outro Felipe. Nash ficou do GP de Mônaco a Singapura sem pontuar. E pedia a cabeça de seu engenheiro de pista. E foi só trocar o engenheiro que ele conseguiu seu melhor segundo resultado da temporada. Óbvio que ganhou algumas posições com o infortúnio de adversários. Mas também teve sorte de não bater com Carlos Sainz Jr.
Homem de aço. Quem viu o acidente de Carlos Sainz Jr. no treino de sábado achou que ele teve muita sorte. Mas poucas horas depois ele postou uma foto no hospital, já sorrindo, dizendo que estava tentando convencer os médicos a liberá-lo para a corrida. E, para surpresa de todos, estava bem e no grid de domingo. Ele fazia uma boa corrida até seus freios explodirem e ele rodar na frente de Nash.
Curtas. Maldonado conseguiu terminar mais uma etapa e nos pontos. Grosjean, assim como em Monza e Singapura, foi mal. Bateu feio na proteção de segurança. Se fosse como à época em que só havia pneus antes do guard rail, ele certamente teria se machucado. Button conseguiu terminar e ainda marcou dois pontinhos. A equipe Mercedes é a campeã dos Construtores.
Surpresinha no final. O Tequila Man tem se mostrado em grande fase e isso está aniquilando o bom e injustiçado Hulkenberg. Tanto que o alemão se deu mal antes de completar a primeira volta. E levou com ele, Ericsson e Verstappen. Perez pulou da décima posição para a nona e conta com 54 pontos, na tabela do campeonato. Enquanto Nico é o décimo primeiro, com 38. Se alguém cantasse essa no início do ano seria apedrejado.
Corridas de Domingo
Moto 2 - GP da Austrália Corrida 1h20
Moto GP - GP da Austrália Corrida 3h
DTM - Hockenheim Corrida 2 11h
Stock Car - Curitiba Corrida 1 13h10
Stock car - Curitiba Corrida 2 14h25
Nascar - Etapa de Kansas Corrida 16h05
Uma ótima semana!