E21, o novo modelo da Lotus para a temporada 2013 da Fórmula 1.
O primeiro lançamento de 2013 foi da Lotus. A equipe, sediada em Enstone, Inglaterra, foi a primeira a mostrar o seu bólido para essa temporada. O carro foi batizado de E21. E é o vigésimo primeiro carro de F1 construído na sede de Enstone. O primeiro carro fabricado por lá foi o Toleman, de 1981. Equipe essa que nós, os brasileiros, sempre consideramos bem, porque foi por ela que Ayrton Senna entrou na F1.
Mudanças. Há pouco tempo o lançamento de um novo carro era um grande evento, com muitos convidados e envolvidos no projeto, patrocinadores e mídia, que participavam de megafesta, sempre regada pelas melhores bebidas e pratos selecionados por grandes chefs. Depois que a crise se instalou no velho mundo, as equipes mudaram essa prática. Ano passado, a Williams chegou ao cúmulo de apresentar seu carro apenas na pista, já nos testes de pré-temporada. Isso, para uma equipe que era da primeira fila, foi bem econômico, para ser econômico no comentário.
Da hora. Mas o assunto da hora é o lançamento da Lotus E21 que, na verdade, não tem nada a ver com aquela Lotus do Emerson, Rindt e Clarck, que tinha o inovador Chapman como chefe. Ou ainda daquela em Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória. A equipe da Lotus de hoje se mostra mais eficiente na área do marketing e computação. Sem querer brincar, essa equipe do marketing é mais eficiente que a de F1.
Nova ferramenta. O pessoal da Genii, o grupo proprietário da Lotus de hoje, é uma fera nesse quesito. A grande ferramenta do momento é a internet e tudo que ela dispõe. A equipe usou o You Tube para divulgar seu carro. Carro esse que, na verdade, nada mais é que uma versão melhorada do modelo anterior, o E20. O bico otorino ainda se faz presente mesmo que com um leve disfarce. E possui também algumas peças que foram copiadas ou inspiradas no carro do Newey.
Novidades. Mas o que mais chamou a atenção no carro novo foram os detalhes em vermelho, distanciando do layout da velha Lotus de Emerson e a primeira de Senna. No entanto, a frase estampada com os dizeres “I’m sexy and I know it”, ou seja, “Sou sexy e sei disso” foi o tchan do lançamento. Fora isso, vimos que, como citei anteriormente, algumas partes se assemelham a RB9, como a entrada de ar acima do piloto e seus novos escapes. Segundo seu projetista, James Alisson, “dependendo para onde se olha, algumas partes são um claro redesenho e noutras áreas, foi otimizado. Os layouts de suspensão dianteira e traseira foram revistos, para tentar mais latitude aerodinâmica e a asa dianteira é uma continuação dos conceitos que temos trabalhado desde 2009”.
Esperança. Grande parte dos fãs da categoria espera que os carros desta temporada sejam mais apresentáveis ou ao menos mais simpáticos. Ou seja, sem aquele bico feio que marcou quase todos os carros do ano passado. Até a Fia entrou nessa questão, pois a feiúra dos bólidos de 2012 pode atrapalhar a imagem da categoria e assim, pediu, disfarçadamente, para que os carros de 2013 sejam projetados sem aquele declive na parte dianteira superior que não agradou ninguém. Porém, como o regulamento mudou pouco e a maioria das equipes trabalha com um orçamento apertado, pode ser que muitos carros sejam como o E21 , apenas uma versão repaginada do carro de 2012.
Felicidades!