REGINALDO LEITE

Tomando do próprio veneno

A Honda tenta até burlar o regulamento para emplacá-lo na equipe de fábrica em 2013...

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 06/06/2012 às 11:45Atualizado em 19/12/2022 às 19:16
Compartilhar

O nascimento de um novo Dick

Os cartolas do Mundial de Motos estão ajudando a criar um novo Dick Vigarista. O candidato a novo companheiro do Muttley é o hispânico Marc Marquez, da Moto 2. O piloto é rápido, tem a melhor equipe da categoria e conta com a simpatia da maior equipe do mundo das duas rodas: a dona Honda. Equipe essa que é patrocinada há mais de dez anos pela Repsol, a Petrobras deles. A Espanha é o maior celeiro de pilotos das duas e o motociclismo tem uma grande legião de fãs por lá. Mesmo depois de Alonso, as duas rodas conseguem um público maior que a F-1 nas terras espanholas.

Fatos

Marc Marques era candidato ao título do ano passado na Moto 2, mas um acidente no final da temporada o afastou das pistas. E nesta temporada é o favorito ao título, por sua garra e pela equipe, como também pelo apoio da Honda. Mas já na primeira prova do ano, Qatar, o espanholzinho realizou uma manobra suja com Thomas Luthi, na última volta. Resultad depois da prova, os dois foram advertidos. Marques, pela manobra, e Luthi, pela reação, ao dar um soco no braço do hispânico na volta de desaceleração.

Fatos 2

Na etapa de domingo passado, na Catalunha, o espanholzinho voltou a mostrar sua personalidade suja. Logo no início, jogou Dominique Aegerter para fora do traçado numa disputa de posição. Como a prova era na Espanha, não houve punição nem replay da manobra. Assim o candidato a estrela eleito pela Honda e pelos espanhóis continuou na prova, sem qualquer advertência. No final, ele repetiu a dose, mas desta feita com o líder do Mundial e também um hispânico, porém nenhum protegido de alguma grande fábrica. A vítima foi Paul Espargaró.

Impune

E mais uma vez não vimos qualquer tipo de punição para o sangue ruim espanhol. Certa vez, Alonso aprontou com David Coulthard – se não me engano, foi em 2004 – e também ficou por isso mesmo. No caso de Marques, estamos vendo a criação de um piloto vigarista e com a bênção dos organizadores. Marques tem vaga certa na categoria rainha para o ano que vem.

Tomando do próprio veneno

A Honda tenta até burlar o regulamento para emplacá-lo na equipe de fábrica em 2013, o que é proibido pelo regulamento da Moto GP. Quem estreia na categoria não pode entrar numa equipe de fábrica. E sabe quem fomentou essa regra? A própria Honda. Quando Ben Spies subiu da Super Bike para a Moto GP, o lobby da Honda fez com que os cartolas criassem a tal regra. Spies foi obrigado a correr uma temporada na equipe Tech 3, a segunda equipe da Yamaha. E como nada melhor que um dia após o outro, agora a Honda tenta reverter a regra que ela mesmo forçou a criar. E o mais chato é que o Spies, que era um furacão, atualmente é apenas vento forte. O mais engraçado, porém, é que o feitiço virou contra o feiticeiro.

Realidade

O chato e triste de tudo é que a política suja e econômica está ajudando a criar um piloto sem respeito pelos adversários e pela esportividade. Na verdade, ele, Marquez, deveria ter uma aula com a vaca braba do Iannone, que venceu na categoria, domingo, dando uma aula de pilotagem e sem sacanear ninguém, apenas usando o braço e sua capacidade de frear depois da concorrência, no final da grande reta.

Canadá

A sétima etapa do calendário da F-1 será na melhor das ex-colônias britânicas. A pista é velha conhecida das equipes, onde é preciso ser veloz nas retas e consumir pouco freio ao final delas. Esta é uma equação difícil de resolver, ser rápido e gastar pouco freio. Será e trigésima terceira edição do GP Canadense. Dos pilotos em atividade apenas cinco já venceram no circuito. Hamilton, Schumacher, Button, Alonso e Kimi.

Schumacher venceu sete edições e Hamilton duas, e os dois não venceram em 2012. 

Entre as equipes, a única que já venceu duas etapas em 2012, a Red Bull, nunca conseguiu uma vitória na terra do Villeneuve. E a nossa esperança é ver o Lotus vencendo sua primeira justamente por lá.

Programação do GP do Canadá

1° Treino - Sexta-feira – 11h – SporTV

2º Treino - Sexta-feira – 15h – SporTV

3º Treino - Sábado – 11h – SporTV

Classificação – Sábado – 15h – Globo e SporTV (horário alternativo)

Corrida – Domingo – 15h – Globo e Rádio JM 

Felicidades a todos!

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por