Essa coluna foi concedida para falar, comentar e discutir sobre a categoria rainha do esporte a motor, a F1. Isso aconteceu ou começou nos idos de 2004. Mas este que vos escreve sempre tentou comentar sobre outras categorias do esporte a motor.
Nos intervalos da F1, quando não tínhamos corridas da categoria eu sempre comentava sobre o mundial de motos, sobre a Nascar, F Inddy e até sobre a F Truck. Porém, o chefe deste espaço não gostava e algumas vezes me dizia que o povo quer saber somente da F1. E não estava errado na época.
Desgaste. Mas nossa categoria mor de uns tempos para cá vive de ciclos. Sempre aparecia uma equipe dominante. Quando esta coluna começou a Ferrari dominava. Mas no final de 2004 a FIA e os torcedores, cansados do domínio dos italianos, criou um novo regulamento.
Nova era. Em 2005 vimos uma nova força. Era a Renault, com Fernando Alonso. A temporada de 2005 do Shumy foi uma vergonha comparada a dos anos anteriores. Mas os italianos, com muita bala na agulha vieram fortes para 2006. E aí vimos um grande campeonato, muito disputado. A velha sorte que sempre acompanhou o alemão faltou naquela temporada. Uma quebra de motor no GP do Japão sepultou as esperanças do alemão. Em Interlagos Alonso sagrou-se campeão e Massa ganhava nosso GP.
Sequência. Em 2007 a Ferrari voltou a ganhar, com Kimi, em uma temporada que foi marcada pelo escândalo da espionagem. A Ferrari ganhou o campeonato e a McLaren uma multa de 100 milhões de dólares. Em 2008 a McLaren ganhou com Hamilton. Na verdade não foi Lewis quem ganhou e, sim, Massa quem perdeu.
A política Em 2009 a FIA, em guerra com as montadoras, permitiu que Brawn construísse um carro fora do regulamento e a pequena equipe ganhou fácil. Começou aí a era dos difusores. De 2010 a 2013 só deu Red Bull e Vettel. Em 2014 os cartolas novamente entraram em cena para derrubar o domínio dos taurinos, época em que teve início o domínio da Mercedes.
Dor de barriga. Aos poucos o grande público foi se distanciando da categoria. Vettel ganhou quatro temporadas seguidas e agora Lewis vem ganhando tudo. Na verdade, quando começa a corrida já sabemos quem vai ganhar – é uma das Mercedes. Com raras exceções. E, justamente por isso, o alto comando muda tudo para 2017, objetivando, assim, trazer o público e as boas disputas para a pista. Os caciques também enxergaram a importância das redes sociais.
Por outro lado. Com a Moto GP vem acontecendo o contrário da F1. Vemos corridas com várias disputas. Lindas ultrapassagens. Isso, sem comentar sobre a plástica que as varias câmeras instaladas nas motos proporciona. Mas a categoria também sofre um pouquinho com o domínio dos grandes fabricantes. Normalmente Honda ou Yamaha.
Raridade. Na corrida passada, na Holanda, aconteceu uma rara vitória de uma equipe independente. Isso não acontecia há dez anos. O autor da proeza foi Jack Miller, com uma Honda da equipe Mark VDS. Equipe que não recebe atualizações da fabricante japonesa. No segundo posto chegou o inteligente Marc Márquez que, com o tombo do The Doctor e o péssimo desempenho do Lorenzo, abriu bela vantagem na tabela.
Programação do GP da Áustria
3º Treino - Sábado – 6h - Sportv
Classificação - Sábado- 9h - Sportv
Corrida - Domingo - 9h - Globo
A GP 2 – Áustria – realizará a Corrida 2, no domingo, às 5h20 com transmissão pelo Sportv.
Uma ótima semana