Uma bela surpresa
A equipe Mercedes deu uma lição para o cirquinho da F1. Tudo começou com a manobra de Nico Rosberg em SPA. Para quem não se lembra, Nico colocou sua corrida e a do companheiro de equipe em xeque na etapa da Bélgica. Sua atitude atrapalhou as intenções da equipe alemã, porém, para ele, o prejuízo foi mínimo. Estão correndo riscos demais.
Bolso cheio. A manobra do alemão tomou proporções imagináveis porque ela se tornou o assunto principal da etapa. A boa vitória de Ricciardo, que deveria ser o tema central da etapa belga, nem foi lembrada. Por outra ótica, o triunfo de Ricciardo deve ter rendido muito dinheiro para aqueles que arriscaram nos resultados improváveis da bolsa de aposta europeia.
Guerra. Após a corrida, Lewis disse que houve uma reunião em que Rosberg admitia sua própria culpa. Posteriormente Nico declarou que não tinha acontecido nada disso na reunião. E aí ficou o dito pelo não dito. Claramente deu para perceber que agora não existe mais convivência pacífica entre os dois pilotos dentro da equipe.
Exagero - Após o encerramento da corrida, tanto Nike Lauda quanto Toto Wolf declararam que houve um exagero na manobra de Rosberg, mas todos já sabiam que os dois pilotos iriam se pegar na parte final da etapa. Era tudo uma questão de tempo.
Surpreendente. Nesta semana a Mercedes inovou e lançou uma campanha nas redes sociais perguntando aos fãs se seus dois pilotos deveriam obedecer as ordens da equipe. A grande maioria votou para que a Mercedes liberasse de vez seus pilotos e que o melhor deveria vencer. Isso mostra que deve vencer sempre o melhor e nunca o escolhido pela direção da equipe.
Dobradinha - Na etapa de Spa-Francorchamps é lógico que a dobradinha seria a melhor opção para a Mercedes, mas Nico, infantilmente, correu um risco grande e desnecessário impedindo um grande resultado para a escuderia. No final só ficou bom para ele.
Golpe de Mestre - Mas esse lance da votação na internet foi uma manobra de mestre dos alemães, que souberam usar as mídias sociais a seu favor conseguindo marcar bons pontos junto à torcida. Neste redemoinho de paixões, a direção da F-1 tenta ignorar o mundo das mídias sociais e a mesmice toma conta do circo.
Nota 10 - A verdade é que o velho Verme Ecclestone simplesmente odeia o Twitter, Facebook e seus similares e assim perde uma boa parcela de comunicação com seus aficionados e a Mercedes faz justamente o contrário, quer saber o que todos pensam a respeito de tudo. Nota 10 para a Mercedes.
A verdade do presidente
Dieter Zetsche, presidente do grupo Mercedes-Benz ou Daimler, resolveu intervir na guerra de seus pilotos por achar que a imagem do grupo estaria em discussão perante os fãs. Declarou que o projeto da Fórmula 1 diz respeito a construção de credibilidade para a marca e esse tipo de episódio coloca o nome do conglomerado em risco perante a opinião pública.
E assim, depois de uma reunião entre as partes e ouvir a opinião dos fãs, a equipe resolveu que Nico daria uma declaração onde se desculpava pela manobra e Lewis também relataria algo parecido e tudo terminaria bem. Mas será que isso vai acontecer? Se acontecer, bem; mas, e se os dois se estranharem novamente? Não se esqueçam que atrás deles sempre há um australiano sorridente pronto para dar o bote.
Uma boa semana para todos!!!