A SAIDEIRA
Neste domingo veremos a etapa final do GP de Fórmula 1 de 2015. A posição de última sede do Grande Prêmio era do Brasil, que perdeu para Abu Dhabi a honra de fechar o ano. Quando o campeonato é disputado, é bom ser sede da última etapa. Mas da maneira que vem, desde 2014 não tem a menor graça. Por outro lado, o complexo de Yas Marina é impressionante e belo. Custo. A pista de Yas Marina custou impressionantes £800 milhões. Em reais, é só multiplicar por seis. O circuito faz parte de um enorme empreendimento voltado à promoção do turismo nos Emirados Árabes Unidos. Local do primeiro Grande Prêmio de Abu Dhabi. Xerox. A pista foi idealizada como uma versão árabe de Mônaco. Suas vinte e uma curvas se contorcem pela ilha artificial ao largo da costa de Abu Dhabi, passando pela marina, e continuam através do Hotel Yas, com várias retas longas e curvas fechadas. O circuito tem quatro áreas de arquibancada e traz como principal diferencial a saída dos boxes passando por baixo da pista. Parceiro. O circuito foi projetado por Hermann Tilke, capanga do Verme nos projetos de circuitos de F1. Sua estrutura de aço foi fabricada na Alemanha e despachada por navios até Abu Dhabi. Temperaturas superiores a 40°C, a areia do deserto e a alta umidade foram os ingredientes que dificultaram a realização da obra. Mesmo assim foi construída em tempo recorde. O complexo ainda obriga um parque temático da Ferrari e um parque aquático. Detalhes. O circuito Yas Marina tem 5.554 metros de extensão. A corrida terá 55 voltas, com previsão de durar uma hora e quarenta minutos. O recorde da pista é de Sebastian Vettel, com o tempo de 1min40s279, realizado em 2009. Mercedes. A equipe alemã continua desenvolvendo sua unidade de força. Em Abu Dhabi, a equipe vem com novos componentes para serem testados. Essa nova unidade de força não foi repassada aos clientes (Williams, Force India e Lotus), o que deve ocorrer em 2016, segundo fontes da Mercedes. Triste realidade. Acostumada a vencer sempre, a equipe do energético enfrenta uma temporada sem conquistas. A Red Bull começou em 2005 e só conseguiu vitórias em 2009, foram seis. De 2010 a 2013 foi campeã. Em 2014 ainda conseguiu três vitórias. E pelo jeito vai terminar 2015 sem vencer. Confete. Jenson Button, companheiro de Alonso na McLaren, confessou que correr com o espanhol é um grande desafio, pois ele é completíssimo. Button foi companheiro de Lewis na equipe de 2010 a 2012 e de Alonso somente este ano. Ele disse que o espanhol é o maior talento que ele conheceu. Na tabela de 2015, Button conta com dezesseis pontos e Alonso, onze. Vai entender o humor britânico! Para baixo. A equipe McLaren vive uma das piores temporadas da sua história. A falta de resultados acaba por refletir numa debandada de patrocinadores. Hugo Boss, SAP, Johnnie Walker, Tag Heuer e Santander. Com a saída destes patrocinadores, a equipe deixou de receber trinta e cinco milhões de euros. No final de 2014, a equipe terminou em quinto como construtores. E tem tudo para terminar 2015 em nono. Com essa perda de posição na tabela de construtores, a equipe vai amargar mais sessenta milhões de euros a menos no seu orçamento de 2016. Uma ótima semana!