A categoria rainha de volta ao palco dos bravos.
A Fórmula 1 desembarca neste fim de semana (25 a 27 de julho) no lendário circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, para a 13ª etapa da temporada 2025. Considerada uma das pistas mais desafiadoras e tradicionais do calendário, Spa é símbolo de velocidade, técnica e imprevisibilidade.
Inaugurado em 1921, o circuito está situado na região das Ardenas e originalmente possuía 15 quilômetros de extensão. Hoje, com seus 7.004 metros, Spa ainda preserva sua essência única — curvas de alta, mudanças de altitude e um clima instável que costuma surpreender pilotos e equipes.
O traçado belga é palco de histórias memoráveis. Em 1966, uma chuva forte na parte alta da pista causou diversos abandonos logo na primeira volta. Jackie Stewart sofreu um grave acidente na segunda volta, sendo salvo por Graham Hill e Bob Bondurant após 25 minutos de luta para livrar o piloto preso nos destroços. Na foto o carro de Jo Bornier dependurado prestes a cair do paredão. O carro que aparece andando na pista é o de John Surtees, na segunda volta e liderava a corrida naquele momento.
Surtees venceu a prova, mas foi Jochen Rindt quem liderou a maior parte da corrida. Ele terminou em segundo, após perder rendimento. Caso existisse na época a votação da FIA para “piloto do dia”, certamente Rindt teria sido o escolhido.
Em 1998, uma colisão envolvendo 13 carros logo após a primeira curva após a largada, naquela decida que leva a Eau Rouge, entrou para a história como o maior acidente coletivo da categoria. A corrida terminou com uma improvável vitória de Damon Hill, a bordo da icônica Jordan amarela. Os líderes do campeonato, Schumacher e Mika não terminaram a etapa.
A expectativa é de mais um fim de semana imprevisível em Spa, com chances de chuva e a promessa de emoções à flor da pele.
Horários do GP da Bélgica
Treino Livre: 7h30 - SportTv
Qualificação da Sprint: 11h14 - SportTv
Corrida Sprint: 7h00
Qualificação (para o GP): 11h00
Corrida Principal: 10h00