DEMOLINDO A CONCORRÊNCIA
Depois da primeira semana de testes da pré-temporada ficou claro que a equipe alemã vem com tudo em 2016. Os flechas de prata completaram verdadeiras maratonas diárias e não sofreram nenhuma pane. E assim assustaram os pilotos que tinham esperança de alcançá-los.
Vamos descrever como foi o desempenho das equipes até quarta-feira (2).
Mercedes. A equipe prateada realizou uma primeira semana focada apenas na confiabilidade. E realizou uma quilometragem muito alta. Agora, na segunda semana, continuou a testar a confiabilidade, porém, a Mercedes começou a andar mais perto do limite, resultando nas melhores marcas, sem forçar seu equipamento e sem usar os pneus supermacios. Mas, na hora que usarem, vão matar a concorrência. É novamente o carro a ser batido.
Ferrari. Os italianos fizeram o que muitas equipes menores costumam realizar nos testes de pré-temporada. Conseguiram os melhores tempos na primeira semana e até usaram os pneus supermacios. O engraçado é que, ao final de cada dia de treino, o que aparece na mídia é o carro mais rápido do dia. Mas no quesito confiabilidade não foram tão bem. E na segunda semana passaram a focar mais no desenvolvimento em si e deixaram de jogar pra galera.
Williams. A equipe inglesa chegou a assustar na primeira semana, pelo seu desempenho mediano. Porém, nos dois primeiros dias da segunda semana o carro parecia outro. Na quarta-feira, a equipe também usou da tática de se mostrar para a torcida, calçou os pneus supermacios e acabou com o melhor tempo do dia. Bottas fez 1m23.261s. Enquanto Lewis conseguiu 1m23.622s com pneus macios.
Red Bull. A equipe começou muito bem nos testes, superando até mesmo as suas expectativas. A Renault também melhorou muito sua unidade de força. A direção da equipe chegou a dizer que esse chassi de 2016 é o melhor já fabricado. Isso soou como uma chacota no paddock. E Adrian Newey deve estar coçando os cotovelos... Essa equipe deve ser a maior rival da Williams na briga do terceiro posto no campeonato dos construtores.
Force India. A equipe indiana fez bonito na primeira semana. Também usou os supermacios para aparecer na mídia. O chassi é equilibrado e deve, em algumas pistas, matar a Williams de raiva. Para sorte dos ingleses, a falta de dinheiro deve atrasar o desenvolvimento do carro.
McLaren. Essa é a grande incógnita do grid nesta temporada. Na primeira semana, o carro conseguiu ir bem nos dois primeiros dias. Também conseguiu realizar uma boa quilometragem e ainda fazer bons tempos. Isso em relação à temporada passada, pois ainda não lembra em nada a equipe de ponta que foi até 2013. Mas aparentemente ela vai surpreender em 2016. E é mais uma candidata a tomar posições da Williams.
Toro Roso. A equipe dois da Red Bull tem tudo para fazer uma temporada melhor em 2016. Conta com um motor melhor do que o do ano passado e seus jovens pilotos estão mais maduros. Vai dar trabalho para a turma que briga pelas posições depois da segunda fila.
Renault. Esta equipe é o desmanche da Lotus. Porém, já conta com muitos técnicos da fábrica francesa. Não deve fazer uma grande temporada, mas futuramente dará trabalho. Na segunda semana, ao usar os supermacios, conseguiram o terceiro tempo do dia 1m 23. 933s com Magnussen. Quase sete décimos atrás da Williams com o mesmo pneu.
Haas. A equipe estreante deve fazer bonito para uma equipe novata. E isso se deve ao apoio da Ferrari e também a sua boa condição financeira. Esse apoio dos italianos ia para Sauber. Porém, no caso da Haas, o apoio é bem maior, pois o orçamento da equipe americana é bem superior ao da equipe suíça. A parceria maior ficou evidente quando a Mercedes denunciou que a Ferrari andou usando o túnel de vento da Haas.
Sauber. A equipe do nosso Nash foi a única que não usou o carro novo na primeira semana e isso demonstra o quanto a equipe sofre com sua parte financeira ruim. Para piorar, a Haas é agora a principal parceira de sua fornecedora de motores.
Manor. A nanica das nanicas agora é a queridinha da Mercedes. Certamente, mesmo com seu orçamento acanhado, vai deixar de ser a última do grid, revezando com a Sauber essa incômoda posição. E com imposição da Mercedes, a equipe vai contar com o bom piloto, mas ainda sem experiência na categoria, Pascal Wehrlein.
Uma ótima semana!