O tradicional e emocionante circuito italiano foi palco de uma corridinha monótona. E, mais uma vez, vitória de Sebastian Vettel. Outra daquelas bem ao seu estilo, ou seja, dominando do começo ao fim. O dueto, Vettel e RB9, foram implacáveis com a concorrência e dominou como quis a etapa.
Esse domínio é tão avassalador que mesmo com problemas de câmbio, a dupla conquistou a vitória. Desta feita, o defeito atingiu ambos os carros da equipe. Normalmente só o carro de Webber apresenta problemas, mesmo sendo o carro de melhor eficiência do grid, ele se mostra frágil em algumas partes. Agora imagine se fosse perfeito. Das 12 etapas até aqui, Vettel ganhou seis. Temos cento e setenta cinco pontos em disputa até Interlagos. Podem apostar que para apimentar as coisas as RB9 vão começar a apresentar algumas quebras.
O resto. Depois de Vettel, vimos o espanhol, Alonso, no segundo posto. O carro italiano melhorou bem em relação às ultimas etapas da primeira fase. O engraçado é mesmo sendo o melhor do resto da turma Alonso, fica com aquela cara de bocó na salinha pré- pódio. Do mesmo mal sofre Vettel, quando ele não vai bem fica com cara de menino que teve o pirulito roubado.
Number two. Webber e Massa, os segundos de Vettel e Alonso, fizeram seu papel. Massa largou muito bem e deixou o australiano para trás. Não durou mais de oito voltas e o piloto brasileiro cedeu gentilmente o segundo posto ao primeiro piloto da casa vermelha. Para complementar o final de semana do Felipe Massa, na parada de box, a Ferrari fez um favorzinho a Webber, devolvendo o brasileiro à pista atrás da segunda RB9.
O cara. Nico Hulkenberg foi o destaque do GP italiano. Conseguiu a façanha de classificar a charrete da Sauber em terceiro. Na corrida, perdeu posições na largada, mas fez uma corrida sólida e um com bom ritmo. Esse piloto merece uma chance num carro melhor. Se a Sauber 2013 fosse boa como a de 2012 ele estaria bem na tabela. O chato é que com um carro de ponta ouviremos mais vezes o hino alemão.
Completando. Rosberg, Ricciardo e Grosjean foram sexto, sétimo e oitavo, respectivamente. Rosberg fez uma corrida tímida. Ricciardo foi bem pelo carro que tem. Grosjean, mais uma vez, se viu metido em toques. Desta feita, ele conseguiu continuar e lutou muito para conseguir o oitavo posto. Nesse pelotão do meio, incluindo aí, Button e Perez, houve muitas disputas e os carros andaram junto durante boa parte da prova.
Divertido. Se Vettel tirou a graça da etapa ao dominar totalmente, a missão de apimentar a corrida ficou com Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton. Kimi parou logo no início para trocar o bico e Hamilton, com um pneu furado, também foi para os boxes antes do planejado. Os dois vieram lá de trás, foram passando por vários carros e deram um show. Os dois chegaram a se enfrentar. A corrida deles foi o melhor acontecimento da etapa. Depois de muitas disputas e com problemas no rádio, Lewis conseguiu o nono posto e Kimi o décimo primeiro. Parece pouco, mas foi muito porque tiveram que recomeçar do zero.
Confirmado. Massa está fora da Ferrari. Será estranho ver o grid de 2014 sem um piloto brasileiro. Mas o manda-chuva da categoria, Verme Ecclestone, disse para Felipe Nasr que precisa de um brasileiro no grid. Porém, Nasr não foi bem na etapa da GP 2 em Monza e de vice, caiu para quarto na tabela.
Rádio II - Enquanto a imprensa alemã garante Kimi na Ferrari, a Lotus declara que faltam apenas pequenos detalhes para Raikkonen assinar com eles. Essa fase de boatos deixa muitas pessoas perplexas, pois tem cada notícia esdrúxula!... Pessoalmente, penso que Ice Man não fica na Lotus. Ou seja, vai de vermelho em 2014. E sem ressentimentos quanto ao passado.
Rádio III. Por outro lado, alguns tablóides ligam Nash a Toro Rosso no lugar de Ricciardo. Até aí tudo bem, pode ser apenas um boato. Mas será porque que o chefe da Red Bull se apressou em desmentir. Se fosse apenas uma notícia plantada, ele nem daria ouvido e muito menos se preocuparia em negar o fato.
Felicidades!