REGINALDO LEITE

Volta do Mundial de Motos

Foram cinco meses de espera e a etapa de abertura foi em Losail, no Qatar. E a primeira...

Reginaldo Baleia Leite
Publicado em 11/04/2012 às 10:37Atualizado em 19/12/2022 às 20:14
Compartilhar

O final de semana passado marcou a volta do Mundial de Motos. Foram cinco meses de espera e a etapa de abertura foi em Losail, no Qatar. E a primeira etapa foi demais, e nos mostrou algumas surpresas. Isso em todas as três categorias oficiais. A maior novidade foi a estreia da Moto 3, que substituiu a categoria 125. Portanto, ficamos sem a última categoria de verdade no Mundial. O som dos motores dois tempos  faz parte do passado. Essa mania besta começou no início dos anos 2000 e agora culminou com a morte da última categoria dos motores baratos de fácil manutenção.

Em nome da redução de poluentes, que na verdade escondem outros interesses, mataram o tradicional propulsor. Portanto, o som, na verdade uma melodia, e o cheiro dos dois tempos, agora fazem parte de nossas memórias. Com essas medidas cruéis, os cartolas tiveram que usar um quatro tempos com o dobro da potência dos tempos. Exempl as 125 cc foram substituídas por 250cc. As Duque Galo foram substituídas pelas 600 de quatro cilindros e 500cc, que foram as primeiras vítimas e foram substituídas por motos de 1000 cilindradas. E que depois, para favorecer uma equipe e um piloto, reduziram para 800 cc e agora esse ano voltou às 1000 cc.  

MOTO 3. A categoria estreou em grande estilo e com vários pegas. E nos mostrou uma grata novidade. Um italianinho de 16 anos assumiu a ponta logo no início e liderou por várias voltas, mostrando uma ótima autoridade para um estreante. Guardem esse nome: Romano Fenati. A vitória, como esperado, ficou com Maverick Vinales, outra sensação que estreou ano passado com quatro vitórias. Fenati tem tudo para fazer melhor, a não ser por estar numa equipe pequena.

Com os dois primeiros degraus do pódio ocupado, vimos uma senhora luta pelo último lugar de honra. Luiz Sallon, Miguel Oliveira e Sandro Cortese trocaram de posições várias vezes, porém ganharam a companhia do malaio Khairuddin, Arthur Sissi e Dani Kent Louis Rossi. Aí a coisa pegou fogo. Os sete passaram a lutar entre si e ninguém abaixou a guarda, e foi emocionante. Mas na última volta, Cortese conseguiu uma pequena vantagem e ficou com o terceiro posto.

MOTO 2. Essa categoria também sempre nos brinda com ótimas disputas. Em princípio, a maioria não esperava que Marc Marques estivesse em forma para ganhar, devido à sua lenta recuperação de um acidente no ano passado. Thomas Luthi, que dominou os treinos, era a aposta correta. No entanto, a luta pela liderança, que durou a prova inteira e chegou a envolver sete pilotos, teve Marques e Iannone como vencedores. Os dois saíram da última curva lado a lado, na volta final. O hispânico levou a melhor por míseros centésimos na bandeirada final. Iannome e Marques conseguiram no final abrir um segundo do grupo em que estavam e o terceiro posto ficou com Pol Espargaró.

Thomas Luthi, o piloto que dominou os treinos, ficou apenas com um quinto posto, Nessa etapa participaram da categoria 33 pilotos. E contou com uma participação feminina: a espanhola Elena Rossell. Ela terminou em vigésmo nono e na volta do vencedor.

MOTO GP. A categoria rainha também nos presenteou com duas surpresas. A primeira foi que o passeio esperado de Casey Stoner e sua Honda não se concretizaram. Quem fez a pole foi Jorge Lorenzo, da Yamaha. Na prova vimos uma largada fulminante de Dani Pedroza, mas Stoner logo achou a ponta e por lá ficou até as últimas três voltas, quando perdeu a liderança para a Yamaha de Lorenzo. Stoner ainda teve que amargar a perda do segundo posto para Pedroza. E assim o favorito ficou apenas com o terceiro e com uma feição de poucos amigos.

Cal Crutchlow foi a grande surpresa da etapa desde os treinos e na corrida conseguiu um quarto posto, com uma Yamaha de equipe satélite. Seu companheiro de equipe, Dovisiso, ficou com o quinto. A segunda surpresa foi a colocação de Valentino Rossi. Tanto na classificação quanto na corrida, sua atuação não foi das melhores. Seu companheiro de equipe conseguiu um sexto posto, enquanto Valentino conquistou apenas a décima posição quando havia partido da décima segunda colocação.

Programação do GP da China

1º Treino – Quinta-Feira – 23h – Sportv

2º Treino – Sexta-Feira  –  3h – Sportv

3º Treino  –  Sábado – 0h – Sportv

Classificação – Sábado – 3h – Globo

Corrida – Domingo – 4h – Globo e Rádio JM

Felicidades a todos!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por