Novo presidente da FIA - Mohammed Ben Sulayem
A Formula 1 volta aos trabalhos neste final de semana, após o já tradicional período das férias de verão, na amada e idolatrada pista de Spa- Francorchamps. Cheio de novidades e contradições, o circo já está montado na Bélgica e a previsão do tempo assinala chuvas para o final de semana. Se, com pista seca, as corridas em Spa são ótimas, imagine com água. Só não pode acontecer como ano passado, onde o mal tempo impediu a corrida.
Amigos. Após aquele teatro armado por Hamilton no Azerbaijão, teoricamente idealizado por Toto Wolf, o mesmo entrou em campo nos bastidores e, com sua persuasão, a FIA promoveu mudanças nas regras já para a corrida deste final de semana. Claramente, o relacionamento Mercedes e FIA se estreitou muito após a última etapa do mundial do ano passado. As demais equipes da F1 também alegam que a entrada de Shaila-Ann Rao, secretária geral de esporte e ex-funcionária da Mercedes, para a FIA tem facilitado muito a vida da equipe alemã. O maior exemplo aconteceu nos treinos para o GP do Canadá, quando a equipe alemã apareceu com uma haste no assoalho logo após ser editada a nova diretriz técnica.
Esfarrapada. As regras implantadas para o GP da Bélgica foram editadas sob a alegação de que o porpoising seria prejudicial a saúde dos pilotos. Mas, no paddock, todos sabem que essas novas regras foram criadas para ajudar a equipe prateada e prejudicar Red Bull e Ferrari, já que quase todas as equipes já resolveram o porpoising, até mesmo os alemães.
Mudar as regras no meio de um campeonato não é permitido em qualquer esporte. Porém, sob a alegação de questão de saúde física, a FIA conseguiu empurrar goela abaixo essas medidas. Não entendo de futebol, mas seria como jogar o primeiro tempo com um regulamento e o segundo com outro regulamento. Num passado recente a Mercedes criou o DAS, e logo foi proibido. Porem essa proibição só passou a valar para a próxima temporada.
Três na briga. Os amantes do esporte poderão se beneficiar desta manobra suja, já que, tendo três equipes lutando pela vitória, teríamos ótimas disputas. O difícil é convencer os tifloses e os que torcem pela equipe do touro vermelho. Por outro lado, vemos ainda a questão de descrédito da entidade maior do automobilismo, ao tomar partido a favor de uma equipe e prejudicar as demais. Volto a afirmar que porpoising já e coisa do passado nas equipes.
Din din. A nova direção da FIA, antes dessa “mandrakisse”, já havia batido de frente com a Liberty Media e equipes na questão do número de corridas curtas. Pois era previsto para 2022 a realização de seis corridas rápidas. Entretanto, a entidade maior do esporte quis receber dinheiro por essas três corridas a mais. O que gerou um embate, pois não seria lógico pagar a mais, já que essas corridas rápidas seriam realizadas no lugar da classificação nos sábado. A questão ficou para o ano que vem. Como se vê, a nova diretoria da FIA tem um apetite voraz quando se trata de dinheiro.
Programação do GP da Bélgica
Treino livre 1 - 26/08 – 09h00min - Bandsports
Treino livre 2 – 26/08 – 12h00min - Bandsports
Treino livre 3 – 27/08 - 08h00min - Bandsports
Classificação. – 27/08 – 12h00min - Band & Bandsports
Corrida – 28/08 – 10h00min – Band
* Reprise da corrida- 16h45- Bandsports