Frank Jorge (Foto/Divulgação)
Jorge Otávio Pinto Pouey de Oliveira, mais conhecido como Frank Jorge, é um músico brasileiro, nascido em Porto Alegre. Você provavelmente já ouviu falar dele ou de suas composições por aí. A prova disso é a canção “Eu”, gravada pela banda Pato Fu.
Frank fez e faz parte de bandas lendárias do rock nacional, como Os Cascavelletes e a Graforréia Xilarmônica. Hoje, no entanto, iremos falar de sua carreira solo, que é simplesmente brilhante, assim como suas bandas!
Disco "Carteira Nacional de Apaixonado" em LP (Foto/Reprodução)
O músico é apaixonado pela Jovem Guarda, e essa influência está presente em toda a sua carreira. No ano de 2000, Frank Jorge lançou seu primeiro álbum solo, chamado “Carteira Nacional de Apaixonado”. Neste álbum, o artista nos presenteia com as músicas “Serei Mais Feliz (Vou Largar a Jovem Guarda)”, “(O) Prendedor”, “Não Recebo em Dólar” e uma releitura da clássica “Nunca Diga”, música gravada pela Graforréia Xilarmônica, Pato Fu e outros. O disco é sensacional do início ao fim e saiu em LP recentemente pela Monstro Discos. Inclusive, seria ótimo se toda a discografia do artista fosse lançada nesse formato.
Seu segundo disco solo saiu em 2003. “Vida de Verdade” chegou com faixas cheias de instrumentos de sopro, arranjos bem trabalhados e letras que remetem à infância, amores perdidos e lembranças. Na capa do álbum, estão seus pais dançando e representando muito bem a atmosfera do disco. Destaque para as músicas “Você Não é Tão Legal”, "Feira na Infância", “Falando da Chuva” e “Concurso Literário – Estória de Amor”.
O “Volume 3” chegou no ano de 2008 e é uma baita surpresa. A sonoridade desse disco é maravilhosa. Aqui, Frank Jorge compôs músicas que merecem ser emolduradas e expostas em um museu. Escute o álbum todo, mas dê atenção às músicas “Não Espero Mais Nada”, “A Historiadora”, “Não Pense Agora”, “Eu Demiti um Amigo” e “Elvis”.
A carreira do músico é extensa. Seu álbum mais recente foi lançado neste ano de 2024. O disco se chama “Un Tipo Muy Raro” e é todo cantado em espanhol. O artista também lançou os discos “Escorrega Mil Vai Três Sobra Sete” em 2016 (este álbum está cheio de guitarras distorcidas e arranjos mais pesados), “Histórias Excêntricas ou Algum Tipo de Urgência” em 2018 e “Nunca Fomos Tão Lindos” em 2021.
No Spotify do artista, você consegue ouvir tudo, inclusive singles que não estão nos discos, versões demo e o disco “Dias Melhores Augustos Amigos”, que seria o início de sua carreira solo, mas que só foi liberado na plataforma recentemente. Enfim, aprecie artistas nacionais e não deixe de ouvir Frank Jorge! Fui!