SEMANA DO GÁS

A agência Eixos destacou que o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) 2025

Marconi Lima
Marconi Lima
Publicado em 04/01/2025 às 17:35
Compartilhar
GNA, usina termelétrica movida a gás natural localizada no Porto do Açu, região norte do estado do Rio (Foto/Divulgação)

GNA, usina termelétrica movida a gás natural localizada no Porto do Açu, região norte do estado do Rio (Foto/Divulgação)

Leilão
A agência Eixos destacou que o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) 2025, marcado pelo governo para junho, abre caminho para a recontratação de térmicas a gás natural existentes a curto prazo.

Portaria.
A agência destacou também que a portaria com as diretrizes do certame, publicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), prevê a contratação de potência já para a partir de setembro.

Regra
A Eixos avaliou que uma regra do leilão, porém, deve prejudicar os planos da Eneva, dona de um dos maiores parques de geração a gás do país. A licitação oferecerá três produtos exclusivos para usinas a gás existentes e que garantirão aos geradores contratos de sete anos, sem inflexibilidade operativa.

Produtos
Os produtos que serão oferecidos são: Potência Termelétrica 2025, com início de suprimento em 1º de setembro; Produto Potência Termelétrica 2026, com início em 1º de julho de 2026, e Produto Potência Termelétrica 2027, com início em 1º de julho daquele ano.

 Projetos novos
O LRCAP 2025 também oferecerá produtos para contratação de projetos termelétricos novos (a gás e a biocombustíveis) para a partir de 2028. O Ministério das Minas e Energia (MME) separou, assim, lotes exclusivos para térmicas existentes e outro para novas, para que não haja concorrência entre elas – pleito de agentes que desenvolvem projetos greenfield e que viam com preocupação a concorrência com ativos já amortizados.

Sem contratos
A agência Eixos noticiou que a criação de lotes exclusivos para térmicas existentes (a gás, sem concorrência com usinas a óleo e carvão, por exemplo) traz, assim, uma solução para recontratação das térmicas existentes – e que, uma vez fora do sistema, podem desencadear um aumento expressivo nas tarifas dos gasodutos de transporte.

Capacidade
De acordo com dados do MME, cerca de 5GW de usinas a gás estão sem contrato (sendo que uma capacidade de 1,2GW ficou descontratada em dezembro). Algumas dessas térmicas conseguiram novos contratos – mas que ainda não estão ativos. E mais 1,8GW de potência a gás deve perder contrato até o fim de 2025. São, por exemplo, as usinas do leilão emergencial da crise hídrica de 2021.

Candidatas
Dentre as candidatas naturais a participar do leilão estão a Petrobras, Eneva e Âmbar Energia, donas dos três maiores parques termelétricos a gás do país.

Manifestação
Petrobras e Eneva vinham manifestando publicamente o interesse de participar do certame. As duas encaram a licitação como uma oportunidade tanto para recontratar usinas existentes, em fim de contrato, quanto viabilizar projetos greenfield.

Pedido
Conforme a Agência Eixos, um grupo de cinco associações ligadas a diferentes elos da cadeia do gás natural – incluindo produtores, transportadoras, termelétricas e o setor de biogás – enviou uma carta ao presidente Lula (PT) pedindo o veto aos trechos da regulamentação da reforma tributária que incluem o gás natural (e biometano) no regime monofásico.

Assinaturas
O documento foi assinado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP); Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (Abpip); Associação de Empresas de Transporte de Gás Natural por Gasoduto (ATGás); Associação Brasileira de Geradoras Termelétricas (Abraget), e a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás).

Monofasia.
A visão do grupo, a monofasia contraria o interesse público ao engessar o desenvolvimento de novos negócios e o uso do gás como insumo industrial, e, no caso da geração de energia elétrica, criar um “cenário de provável bitributação”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com essas condições.