SEMANA DO GÁS

Brasil supera pela primeira vez a marca de 5 milhões de barris diários de petróleo

Marconi Lima
Marconi Lima
Publicado em 06/09/2025 às 10:32Atualizado em 06/09/2025 às 19:18
Compartilhar
Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás. A produção nos campos do pré-sal respondeu em julho por 79,1% do total (Foto/Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Brasil bate pela 1ª vez marca de 5 milhões de barris de petróleo e gás. A produção nos campos do pré-sal respondeu em julho por 79,1% do total (Foto/Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Recorde
O Brasil superou em julho, pela primeira vez na história, a marca de cinco milhões de barris de petróleo e gás natural produzidos por dia. O recorde de 5,160 milhões foi divulgado na segunda-feira (1º) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador da indústria de óleo e gás.  

Produção
Em relação somente ao petróleo, o boletim mensal da ANP aponta que a produção no mês foi de 3,959 milhões de barris diários, um aumento de 5,4% ante junho e de 22,5% perante julho de 2024.

Gás natural
Já a produção de gás natural em julho foi de 190,89 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), expansão de 5,1% ante junho e de 26,1% na comparação com julho de 2024.

Pré-sal
A produção nos campos do pré-sal respondeu em julho por 79,1% do total, atingindo 4,077 milhões de barris por dia. Esse volume representa alta de 5,6% em relação ao mês anterior e de 24,2% ante julho de 2024.

Tupi
O óleo e o gás do pré-sal foram extraídos de 169 poços. O campo mais produtivo é o de Tupi, na Bacia de Santos. De lá saíram praticamente 800ml barris por dia de petróleo.

FPSO
Em termos individuais, a plataforma que mais contribuiu para o recorde do mês foi o FPSO (navio-plataforma) Guanabara, na jazida compartilhada de Mero, também na Bacia de Santos, com 184,3 mil barris de petróleo diários.

Explicação
A ANP explica que as variações no volume de produção são causadas por fatores como paradas programadas de plataformas para manutenção, entrada em operação de poços, parada de poços para manutenção ou limpeza, início de instalação de plataformas, entre outros.

Mar
De todo o petróleo produzido no Brasil em julho, 97,7% vêm de campos marítimos. Em relação ao gás natural, 86,1% vêm dos mares. A Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, é responsável por 89,78% do total de petróleo e gás natural produzidos.

Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é o principal estado produtor, com 88% do petróleo nacional e 77% do gás natural. De acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que representa empresas do setor, o Brasil é o 8º maior produtor de petróleo no mundo. Os cinco maiores produtores – Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita, Canadá e Irã – são responsáveis por metade da produção mundial.

Queima de gás
Em termos de aproveitamento de gás, a ANP informa que atingiu a marca de 97,1%, ou seja, menos de 3% do gás proveniente dos poços é queimado na atmosfera. 

Reinjeção
A maior parte (54%) é reinjetada nos poços; 33% são disponibilizados ao mercado, e 10% são utilizados como fonte de energia pelas próprias plataformas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por