Estudos da Gasmig, para o cenário do GNV, ao abastecer R$100 de GNV, é possível percorrer 391km (Foto/Tânia Rego/Agência Brasil)
Investimento
Estudo aponta, que o total de investimentos previstos para o horizonte decenal é de cerca de 3,2 trilhões, divididos em três categorias principais de projetos, com grande participação da indústria de petróleo e gás natural (78%). A informação consta do caderno de Consolidação do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034, publicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Redução
A Gasmig informa que repassou aos consumidores de Minas Gerais a redução da tarifa de gás natural. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), que regula a distribuição de gás natural no Estado, estabeleceu, por meio de resolução, o reajuste das tarifas, em decorrência da variação do custo de aquisição do gás natural.
Impacto
Conforme a Gasmig, a redução na tarifa do Gás Natural Veicular (GNV) vai impactar na redução dos preços nos postos revendedores e aumentará a competitividade frente ao etanol, diesel e gasolina, desta forma, diminuindo os custos para os motoristas e empresas frotistas, que utilizam o GNV em suas frotas de caminhões.
Estudo
Estudos da Gasmig, para o cenário do GNV, ao abastecer R$100 de GNV, é possível percorrer 391km, considerando a média de consumo dos veículos leves e utilitários, com um custo de R$0,26/km.
Veículos pesados
Ao avaliar o GNV para veículos pesados, as simulações apontam para um rendimento de até 419km de GNV, comparado com os 345km feitos com diesel.
Comparação
Na comparação do uso do GNV com o diesel e combustíveis similares, há uma economia de até 15%. Carros e caminhões movidos a GNV se destacam por apresentarem diminuição de custo em relação ao custo por quilômetro rodado.
Vantagens
Segundo especialistas, empresas que trocam sua frota por veículos pesados movidos a gás buscam certificações que reconheçam a pegada menor de carbono, aumentando, inclusive, a sua capacidade de obter linhas de crédito diferenciadas.
Frota
De acordo com informações do Denatran, até junho deste ano, a frota mineira de veículos pesados teve um aumento de 346,7% nos últimos cinco anos, se considerarmos veículos 100% GNV. Se avaliados os números de veículos que utilizam diesel/GNV, o crescimento foi ainda maior: 850% de 2019 a 2024.
Veículos leves
Veículos leves que utilizam o gás natural veicular como combustível também apresentaram um crescimento no mesmo período, cerca de 5,7% nos últimos cinco anos.
Crescimento
Nota técnica divulgada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) aponta que a margem líquida das distribuidoras de gás liquefeito de petróleo (GLP) registrou um aumento quatro vezes maior do que a inflação registrada entre 2020 e 2023.
Média
Os dados mostram que a média da margem líquida dos distribuidores passou de 7,7% em 2019 para 13,7% em 2023 – ou de R$285,22 por tonelada para R$821,90/t.