Oito novos municípios passam a estar diretamente conectados à rede de distribuição de gás natural com a inauguração da obra (Foto/Divulgação)
Inauguração
O governo de Minas Gerais inaugurou, em Divinópolis, a linha-tronco do Gasoduto Centro-Oeste, da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig). O evento marcou a chegada do gás natural canalizado à região.
Investimento
O projeto tem investimento total de mais de R$800 milhões, alçando o novo gasoduto à maior obra de infraestrutura da Gasmig da última década. Serão construídos, ao longo do projeto, 300 quilômetros de rede, o que representa 23% da atual malha de distribuição da companhia.
Finalizado
Os 110 quilômetros da linha-tronco, que liga Betim a Divinópolis, já estão finalizados. Com isso, oito novos municípios passam a estar diretamente conectados à rede de distribuição de gás natural: Betim, Sarzedo, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Juatuba, Mateus Leme, Itaúna e Divinópolis.
PIB
Juntos, os oito municípios respondem por aproximadamente 10% do PIB industrial e 7% do PIB total de Minas Gerais, o que reforça a relevância econômica e estratégica deste projeto.
Consumo
O potencial de consumo na região é estimado em até 240 mil metros cúbicos por dia de gás natural. Além da disponibilização do combustível, o projeto prevê a geração de mais de 15 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos.
Vantagens
O gás natural apresenta vantagens significativas: é uma fonte de energia menos poluente, contribuindo para a redução de emissões e proporcionando ganhos ambientais. Ele oferece fornecimento contínuo e seguro, sem necessidade de estocagem, e também garante maior praticidade e eficiência para consumidores residenciais, comerciais e industriais.
Competitividade
Conforme o governo de Minas, o gasoduto torna a região Centro-Oeste mais competitiva, amplia a eficiência das indústrias, favorece a atração de novos empreendimentos e a geração de empregos. Além do setor industrial, o comércio, as residências e os serviços locais também serão beneficiados, gerando novas oportunidades de negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.
Gás do Povo
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participa nesta segunda-feira (24) às 10h, no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG), da entrega das primeiras recargas gratuitas do botijão de gás de cozinha (GLP 13kg) pelo programa Gás do Povo. Em BH, serão beneficiadas 52.191 famílias.
1ª fase
Lançado pelo presidente Lula, na mesma comunidade no início de setembro, o programa inicia a sua primeira fase nesta semana em dez capitais brasileiras, incluindo a mineira. Ela marca o início da expansão do programa, que pretende alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026. Em todo o Estado de Minas Gerais serão 1,2 milhão de famílias atendidas.
Recarga
Na etapa iniciada nesta semana, 997,5 mil famílias vão receber a recarga do gás de cozinha gratuitamente em dez estados. Além da capital mineira, Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) terão famílias atendidas nesta primeira fase do Gás do Povo.
Beneficiários
O Gás do Povo substitui e triplica o número de beneficiados do atual Auxílio Gás. Ao invés de receber o benefício em dinheiro, com o novo programa, cada família vai retirar diretamente o botijão de gás nas revendedoras credenciadas pelo governo federal. A mudança aumenta a eficiência, a transparência e o controle da política pública.