Expectativa é que a minuta que cria o programa “Gás para Empregar” seja enviada para o Conselho de Política Energética
Expectativa
Olhos voltados para Brasília esta semana. A expectativa é que a minuta que cria o programa “Gás para Empregar” seja enviada para o Conselho de Política Energética (CNPE) e, posteriormente, para o Palácio do Planalto, para assinatura pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Proposta
Conforme o ex-ministro Anderson Adauto, a proposta foi elaborada pelo Ministério de Minas e Energia e devidamente aprovada pela Casa Civil e o Ministério da Fazenda.
(Foto/Reprodução)
Apresentação
O projeto piloto de Uberaba para o programa “Gás para Empregar” foi apresentado em uma audiência ao Ministério de Minas e Energia, em setembro do ano passado. Durante a apresentação, foi destacado que esse projeto irá colaborar para interiorizar o gás no país.
Reunião
No último dia 15, foi realizada a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão máximo para definir política pública acerca dos programas de energia no país.
Produção
Relatório da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aponta que a produção de gás natural, em junho, foi de 150,07 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), com um aumento de 3,1% em relação ao mês anterior, mas com queda de 1,4% em relação a junho do ano passado.
Publicação
Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) publicaram o Caderno de Previsões da Produção de Petróleo e Gás Natural como parte dos estudos do Plano Decenal de Expansão de Energia 2034 (PDE 2034).
Previsão
O documento apresenta as previsões de petróleo e gás natural do PDE 2034, além de um detalhamento sobre os fatores que provocaram as diferenças entre as previsões desse ciclo e o anterior, com o objetivo de dar transparência e dirimir a assimetria de informações sobre as considerações adotadas no estudo.
Estimativa
A produção bruta estimada de gás natural (GN) é de 315 milhões de m³/dia em 2034, com pico de 316 milhões de m³/dia em 2031. Assim como no petróleo, o Pré-sal continuará contribuindo de forma significativa na produção bruta de GN nos próximos dez anos, representando cerca de 80% da produção nacional em 2034.
Pico
No final do decênio, estima-se um pico na produção líquida de GN de 134 milhões de m³/dia, sendo a contribuição do Pré-sal de, aproximadamente, 60% da produção líquida de GN em 2034.
Autorização
O BTG Pactual Commodities, braço do grupo BTG Pactual, obteve este mês autorização da ANP para atuar como comercializadora de gás natural, bem como carregadora (usuária da malha de gasodutos de transporte).
Investidores
Entre os possíveis investidores no projeto, além da empresa que implantará o gasoduto, estão os detentores dos projetos da planta de amônia, usina termoelétrica e da fábrica de biocombustíveis.
Chamada
Segundo a agência EPBR, a Bahiagás (BA) e a Copergás (PE) lançaram uma chamada pública coordenada para aquisição de biometano. As duas distribuidoras de gás natural estão em busca de contratos de fornecimento de até dez anos, com vigência a partir de 2027.