SEMANA DO GÁS

MME debate futuro do gás natural como motor de empregos e desenvolvimento no Brasil

Marconi Lima
Marconi Lima
Publicado em 23/11/2024 às 18:36
Compartilhar
Os painéis discutiram sobre as iniciativas necessárias para garantir maior eficiência na utilização do gás natural (Foto/Gesival Nogueira Kebec/Esp. para o MME)

Os painéis discutiram sobre as iniciativas necessárias para garantir maior eficiência na utilização do gás natural (Foto/Gesival Nogueira Kebec/Esp. para o MME)

Workshop
O Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu dois blocos de discussões no workshop “Gás para Empregar e Harmonização Regulatória”, com foco em temas estratégicos para o setor de gás natural.

Próximos passos
O evento reuniu especialistas para debater políticas públicas voltadas ao gás natural, com foco em incentivar a geração de empregos e a integração regulatória no setor. O workshop faz parte da série “Próximos Passos: Combustível do Futuro e Novas Políticas do Setor de Óleo e Gás”.

Desenvolvimento
Na abertura do evento, o secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes, destacou a importância do gás natural como vetor de desenvolvimento econômico e social no Brasil.

Industrialização
“O gás é essencial para promover a industrialização, otimizar a capacidade ociosa da indústria e retomar a produção de fertilizantes no território nacional. E acreditamos que, com as medidas do Gás para Empregar, aumentando a oferta e reduzindo preços, é possível atingir esses objetivos”, afirmou Pietro Mendes.

Importância
O evento contou ainda com apresentação do secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira, que destacou a importância do gás natural para o desenvolvimento da indústria nacional e o compromisso do MDIC com o desenvolvimento do setor.

Painel
No primeiro painel, representantes do MME e da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República realizaram apresentações sobre os aspectos técnicos e jurídicos do Decreto do Programa Gás para Empregar. Na sequência, representantes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Petrobras, Pré-Sal Petróleo (PPSA) e PUC-Rio discutiram a reinjeção de gás natural no Brasil, destacando as ações adotadas pelas instituições para aumentar a oferta de gás natural, além da necessidade de aprimorar a infraestrutura de escoamento e processamento, visando garantir maior eficiência no abastecimento nacional.

Planejamento
Na segunda mesa de discussão, representantes do MME e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apresentaram o planejamento nacional integrado para o setor de gás natural e biometano. Executivos da TBG, Amplum Biogás e Compagas enfatizaram a importância de alinhar iniciativas para expandir as infraestruturas nacionais, visando aumentar a oferta de gás natural e reduzir os preços, a fim de promover maior competitividade. Essas ações foram apresentadas como uma ampla sinalização positiva das medidas previstas no decreto Gás para Empregar.

Águas Profundas
De acordo com a agência Eixos, a Petrobras espera iniciar as operações do projeto de Sergipe Águas Profundas somente a partir de 2030, confirmou a estatal em seu novo Plano de Negócios 2025-2029.

Prazo
A previsão do planejamento anterior era começar a produzir óleo e gás em Seap em 2028, mas a companhia já vinha indicando que não conseguiria mais cumprir o prazo.

Produção
O projeto prevê uma produção de 240 mil barris/dia de petróleo, por meio de duas plataformas flutuantes (FPSOs), e a exportação de até 18 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural a partir da construção de um gasoduto de escoamento até a costa. Sergipe é a principal nova fronteira de produção de gás do país. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por