SEMANA DO GÁS

Nova licença do Ibama reaquece projeto do Gasoduto Brasil Central e viabiliza usinas térmicas

Marconi Lima
Marconi Lima
Publicado em 03/01/2026 às 16:16
Compartilhar
ANP autoriza Petrobras a importar gás natural pela Bolívia. Estatal pode importar até 20 milhões de metros cúbicos diários de gás natural boliviano; entregas serão por Corumbá (MS) e Cáceres (MT) (Foto/Divulgação TBG)

ANP autoriza Petrobras a importar gás natural pela Bolívia. Estatal pode importar até 20 milhões de metros cúbicos diários de gás natural boliviano; entregas serão por Corumbá (MS) e Cáceres (MT) (Foto/Divulgação TBG)

Licença
A Agência Eixos destacou que o Ibama emitiu nova Licença de Instalação do Gasoduto do Brasil Central, da Transportadora de Gás do Brasil Central (TGBC). A iniciativa avança e pode destravar o licenciamento das três térmicas que ancoram o projeto: de Brasília, da Termogás, e as duas de Goiás, da EBrasil.

Dependência
Em outubro, o Ibama negou a licença da Termogás para a UTE Brasília e registrou entre os motivos o fato de a térmica depender de um gasoduto com licença ambiental expirada.

Traçado
O traçado do gasoduto parte de São Carlos (SP), passando pelo Triângulo Mineiro (Uberaba e Uberlândia), por Goiás e chegando até Brasília.

Autorização
A Petrobras obteve a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para importar até 20 milhões de metros cúbicos diários de gás natural pela Bolívia, por dois anos.

Importação
Dentro deste volume, poderão ser importados até 2,8 milhões de m³ por dia para entrega por Cáceres (MT), onde entra o duto Lateral Cuiabá, da GasOcidente, um ramal isolado entre Bolívia e Mato Grosso.

Aval
O aval, publicado no Diário Oficial da União, prevê a entrega também por Corumbá (MS), porta de entrada do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), da TBG.

Potencial
Segundo a Petrobras, o mercado potencial é todo o país, com exceção da região Norte, assim como o mercado termelétrico Mato Grosso. A Petrobras também pode importar gás argentino.

Sem intermediários
A estatal já tinha obtido, em novembro, autorização para importação de gás argentino sem intermediários. A companhia pode importar até 180 milhões de m³ por ano de gás via Corumbá.

Rota
A Bolívia é a única rota existente de integração entre Argentina e Brasil que permite abastecer os grandes centros de consumo no país.

Produtora
A Petrobras é produtora de gás na Argentina, por meio da Petrobras Operaciones, que detém uma fatia de 33,6% no ativo rio Neuquén, na Bacia de Neuquén, operado pela estatal argentina YPF.

Autorização
Outro destaque da Agência Eixos foi a autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a Edge comercializar biometano produzido pela Onebio por meio da injeção na rede de distribuição de gás natural.

Biometano
Localizada em Paulínia (SP), a unidade é a planta com maior capacidade de produção de biometano em operação no país e a terceira colocação no ranking global.

Testado
A autorização foi emitida após a agência atestar que o biometano atende integralmente às especificações técnicas e às condições operacionais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por