SEMANA DO GÁS

Petrobras recebe autorização para importar gás natural da Argentina

Marconi Lima
Marconi Lima
Publicado em 29/11/2025 às 11:17Atualizado em 06/12/2025 às 15:16
Compartilhar
Petrobras recebe autorização da ANP para importar gás argentino sem intermediários, o que permite importação de até 180 milhões de m³ de gás natural por ano através do Gasbol, da TBG (Foto/Divulgação)

Petrobras recebe autorização da ANP para importar gás argentino sem intermediários, o que permite importação de até 180 milhões de m³ de gás natural por ano através do Gasbol, da TBG (Foto/Divulgação)

Autorização
A Agência Eixos destacou que a Petrobras obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para importar gás natural da Argentina. O aval permite à estatal trazer gás diretamente do mercado argentino sem agentes intermediários.

Teste
Em outubro, a estatal fez seu primeiro teste de importação de gás não convencional de Vaca Muerta, na Argentina, mas a operação foi viabilizada, na ocasião, por meio de uma parceria com a Pluspetrol.

Rota
O produto foi adquirido pela Petrobras só depois de internalizado no país. A Bolívia é a única rota existente de integração entre Argentina e Brasil que permite abastecer os grandes centros de consumo no país.

Produtora
A Petrobras é produtora de gás na Argentina, por meio da Petrobras Operaciones, que detém uma fatia de 33,6% no ativo Rio Neuquén, na Bacia de Neuquén, operado pela estatal argentina YPF. 

Começou
O programa Gás do Povo iniciou sua primeira fase na segunda-feira (24), com a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP de 13 kg) em dez capitais brasileiras, beneficiando, nesta etapa, cerca de um milhão de famílias. 

Entregas
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou das primeiras entregas em Belo Horizonte. Serão beneficiadas 52.191 famílias na capital mineira nesta primeira fase do programa.

Ampliação
Lançado pelo presidente Lula em setembro, no Aglomerado da Serra, também em BH, o programa tem como principal objetivo ampliar o acesso ao gás de cozinha no país. 

Alcance
Ao todo, o programa deverá alcançar mais de 15 milhões de famílias em todo o país até março de 2026, quando estará 100% implementado. Em Minas Gerais, serão 1,2 milhão de famílias atendidas.

Grátis
Na etapa inicial, 997,5 mil famílias vão receber a recarga do gás de cozinha gratuitamente em dez estados. Além da capital mineira, Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) terão famílias atendidas nesta primeira fase do Gás do Povo.

Migração
As famílias que já recebem o Auxílio-Gás continuarão recebendo o benefício até o final deste ano. Em 2026, elas serão migradas para o Gás do Povo e passarão a receber a recarga do gás de cozinha, em vez do auxílio em dinheiro.

Contemplados
São contempladas pelo programa famílias inscritas no CadÚnico com renda per capita mensal de até meio salário mínimo. Elas terão direito a quatro a seis botijões por ano, de acordo com o número de pessoas na família.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por