Produção de petróleo e gás natural no pré-sal alcança 3,7 milhões de barris e bate recorde (Foto/Anton Petrus/Getty Images)
Produção
A produção de petróleo e gás natural no pré-sal brasileiro registrou recorde em março deste ano, com 3,716 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), o que representa 79,8% da produção nacional total no período. A marca reflete o avanço tecnológico e operacional do setor, especialmente na Bacia de Santos, onde se concentram os maiores volumes extraídos.
Boletim
As informações estão no Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Tupi
O campo de Tupi foi o principal produtor do país, com média diária de 780 mil barris de petróleo e 39,15 milhões de metros cúbicos de gás natural. Entre as plataformas, a FPSO Sepetiba liderou na produção de petróleo, com 174,5 mil barris por dia, enquanto a FPSO Guanabara teve a maior produção de gás natural, com 11,5 milhões de metros cúbicos diários.
Gás
Ambas estão instaladas na jazida compartilhada de Mero. O aproveitamento do gás natural também se destacou, atingindo 96,5% de todo o volume produzido, com 46,95 milhões de metros cúbicos por dia disponibilizados ao mercado.
Petrobras
A Petrobras segue como principal operadora do setor, responsável por 90,2% da produção nacional, considerando os campos em que atua sozinha ou em consórcio. Ao todo, a produção do país em março partiu de 6.466 poços, sendo 528 em ambiente marítimo e 5.938 em áreas terrestres.
Gasmig
Durante passagem pela capital do Estado, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, esteve na Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), onde foi recebida pelo presidente Carlos Camargo de Colón. Nas Gasmig, a chefe do Executivo tratou do projeto da futura planta de biometano em Uberaba.
Parceria
A pauta incluiu a possibilidade de parceria para a distribuição do combustível renovável pela Gasmig, ampliando o uso de energia limpa na cidade e fortalecendo a política municipal de sustentabilidade e inovação.
Estratégia
“Essas visitas são estratégicas para garantir que Uberaba continue avançando na geração de oportunidades, na atração de investimentos e na busca por soluções sustentáveis. Estamos trabalhando para transformar os potenciais do município em resultados concretos para a população”, afirmou a prefeita Elisa Araújo.
Coexistência
A prefeita Elisa Araújo disse à Rádio JM, que a produção e distribuição do biometano (gás verde) não inviabiliza o projeto Gás para Empregar, que trata do transporte de gás natural para o Distrito Industrial Gás-Químico Biocarburante.
Mistura
O ex-prefeito Anderson Adauto, em conversa com a coluna, concordou que os projetos podem caminhar juntos. Até por que, ele lembra, o biometano e o gás natural podem se misturar e serem transportados pelo mesmo duto.
Partículas
As partículas de gás natural e biometano são essencialmente as mesmas. Ambas são compostas principalmente por metano (CH4), e a diferença reside principalmente na sua origem: o gás natural é fóssil e o biometano limpo.
Gás natural
É um combustível fóssil, geralmente extraído de depósitos subterrâneos, e é composto principalmente por metano.
Biometano
É obtido através da purificação do biogás, que por sua vez é produzido pela decomposição anaeróbica de matéria orgânica (como resíduos agrícolas, urbanos ou industriais). O biogás é uma mistura de metano, dióxido de carbono e outros gases.