SEMANA DO GÁS

Presidente Lula inaugura gasoduto Rota 3 e impulsiona produção de gás do Pré-Sal para suprir demanda

Marconi Lima
Marconi Lima
jornalistamarconi@gmail.com
Publicado em 21/09/2024 às 17:42
Compartilhar

Complexo de Energias Boaventura é capaz de processar, por dia, 21 milhões de m³ de gás natural (Foto/Ricardo Sturcket/Presidência da República)

Gasoduto
Foi inaugurado pelo presidente Lula o gasoduto submarino de escoamento (Rota 3) do gás produzido no campo produtor de petróleo e gás conhecido como campo de Búzios. Este campo é o maior produtor da bacia sedimentar do pré-sal descoberto até agora.

Produção
O gasoduto permitirá suprir com 16 milhões de metros cúbicos de gás por dia a UPGN (Unidade de Processamento de Gás Natural do Gaslub), de Itaboraí/RJ, cuja capacidade de processamento de gás poderá atingir até 22 milhões de m3/dia.

Operação
Nesta unidade de tratamento, será realizada a separação dos gases metano (gás natural), etano (gás para indústria química) e propano/butano (gás de botijão), seus principais produtos. Como ainda não estão concluídos os trabalhos para a instalação e operação da infraestrutura necessária para o total aproveitamento e transporte de sua produção, uma operação provisória poderá ser iniciada.

Acréscimo
Assim sendo, 14 milhões de m3 de gás/dia poderão ser acrescidos ao volume atualmente disponibilizado para o mercado brasileiro. Tal volume de gás natural, etano e GLP já seria suficiente para viabilizar o atendimento da demanda reprimida da indústria química, as implantações das indústrias de fertilizantes nitrogenados e iniciar a ampliação da abrangência do fornecimento do gás de botijão para as famílias carentes.

Rio Oil & Gas
A partir do dia 22, todo o foco empresarial do mercado de petróleo e gás estará no evento Rio Oil & Gas. As principais empresas produtoras de petróleo e gás do Brasil e muitas outras, mundialmente famosas, também marcarão presença neste evento, que representa a indústria pujante deste segmento energético.

Pré-sal
O foco estará voltado para a produção do petróleo e gás do pré-sal, que é atualmente o principal motivador que viabiliza os grandes investimentos que a indústria petrolífera mundial já realizou nesta década e fará nos próximos 10 anos.

Encontro
Ao final do evento, o governador da Província de Neuquén, da Argentina, região que tem o maior campo produtor de gás daquele país, estará recebendo os representantes das empresas investidoras do Projeto Piloto para demonstrar o compromisso para tratar os potenciais consumidores brasileiros com toda a capacidade do volume excedente de gás que poderá ser disponibilizado ao Brasil.

Expansão
A agência EPBR destacou que a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG) está reconfigurando o seu plano de expansão da capacidade do trecho Sul do Gasbol e espera lançar em 2025 a chamada pública incremental, para contratação da capacidade nova.

Modelo
A agência Eixos apurou que a empresa está avaliando um modelo em que seja possível ofertar ao mercado projetos faseados, modulares, com adições marginais de capacidade por meio de investimentos em novas estações de compressão (as Ecomps).

Ampliação
A ampliação em pequenas etapas seria uma forma de alinhar os planos de expansão às demandas do mercado da região Sul e, assim, contornar a percepção de risco dos carregadores na contratação de volumes maiores.

Estudo
A agência EPBR destacou ainda que a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgou um estudo detalhando as principais estratégias para mitigar as emissões de metano na cadeia de gás natural no Brasil, baseadas em informações da Agência Internacional de Energia (IEA) e em um estudo de caso de gasodutos de transporte no país. 

Redução
O setor de upstream concentra a maior parte das opções de mitigação, segundo levantamento da EPE. O segmento tem um potencial de reduzir até 87,9 mil toneladas de metano por ano, sendo que 96% desse volume pode ser mitigado com tecnologias de custo negativo. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por