SEMANA DO GÁS

Projeto de lei que estimula contratação de conteúdo local na indústria de óleo e gás foi aprovado no

Marconi Lima
Marconi Lima
Publicado em 29/12/2024 às 09:45
Compartilhar
Projeto de lei que estimula contratação de conteúdo local na indústria de óleo e gás foi aprovado no Senado (Foto/Getty Images)

Projeto de lei que estimula contratação de conteúdo local na indústria de óleo e gás foi aprovado no Senado (Foto/Getty Images)

Aprovado
Projeto de Lei 3.337/2024, proposto pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para estimular investimentos em conteúdo local para níveis acima do mínimo contratual exigido na indústria de óleo e gás, foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal.

Potencial
A iniciativa, que segue agora para sanção presidencial, tem potencial de criar cerca de 17 mil empregos diretos e indiretos, com mais de R$2 bilhões em investimentos diretos no Brasil e o aumento de, aproximadamente, R$804 milhões na arrecadação de tributos sobre aquisição de bens e serviços.

Reindustrialização
“Este é um passo decisivo para a reindustrialização do Brasil e para o fortalecimento da nossa indústria nacional. O estímulo ao conteúdo local traz mais empregos de qualidade, renda e competitividade para o setor de óleo e gás, posicionando o Brasil como referência global em produção energética sustentável e inclusiva”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Inovações
O projeto traz inovações importantes, como a possibilidade de transferência de excedentes de conteúdo local entre contratos de exploração e produção de petróleo e gás natural, desde que no mesmo ambiente, fase, etapa e macrogrupo. As transferências deverão ser registradas e controladas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Incentivos
Além disso, a medida prevê incentivos para a indústria naval brasileira, com depreciação acelerada de navios-tanque e embarcações de apoio marítimo produzidos no país, incentivando investimentos nos próximos anos. Há ainda a flexibilização da remuneração da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) e a prorrogação de contratos de partilha de produção, conferindo maior segurança jurídica para as empresas que atuam no setor.

Acordo
A Agência Eixos destacou que a MGás, do grupo J&F, fechou um acordo com a petroleira independente Oilstone Energía para importar gás natural da Argentina. A comercializadora brasileira obteve o aval do governo argentino para trazer 500 mil metros cúbicos/dia, na modalidade interruptível, até o fim de abril de 2025.

Origem
O gás virá das áreas da Oilstone na Bacia de Neuquén. A autorização vale tanto para importação via Bolívia quanto via Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, onde a J&F, por meio da Âmbar Energia, opera a UTE Uruguaiana (600MW), uma usina merchant – que vende energia no mercado de curto prazo e cuja operação não é contínua.

Preço
O preço da molécula foi definido em 8% do Brent até o fim do ano e em 6,5% a partir de janeiro, segundo dados apresentados no pedido de autorização para exportação.

 
Terceira
É a terceira autorização obtida pela MGás junto ao governo argentino para importação de gás do país vizinho.

Pis/Confins
Por maioria de votos, a 3ª Turma da Câmara Superior do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) negou a tomada de créditos de PIS e Cofins, no regime monofásico, sobre a aquisição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e álcool etílico hidratado. Foi mantido o entendimento de que a incidência monofásica não é compatível com a técnica do creditamento.

Negado
A maioria dos conselheiros acompanhou a relatora, para negar provimento ao recurso com relação aos créditos no regime monofásico sobre aquisição de GLP. “Ainda que seja insumo, por ter alíquota zero, não daria direito a crédito”, afirmou a relatora.

Interina
A servidora Patrícia Baran assumiu interinamente a diretoria-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Ela assume a vaga deixada por Rodolfo Saboia, cujo mandato de quatro anos se encerrou no domingo (22).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por