Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que a Petrobras está trabalhando para aumentar a oferta de gás natural no mercado brasileiro (Foto/Fernanda Sabença/Agência Petrobras)
Rio Oil
O Rio Oil & Gas, encerrado na quinta-feira (26), dominou as notícias do setor de Petróleo e Gás no Brasil. Estiveram presentes as maiores empresas internacionais e nacionais do setor e com a participação das entidades governamentais e dos setores estratégicos da sociedade civil.
Gás natural
O tema Gás Natural e o Pré-sal se destacavam nos pavilhões das empresas produtoras de Petróleo e Gás, demonstrando que o mercado está se preparando para a transição energética através do uso intensivo do gás natural.
Capacitação
Chamou atenção o incremento do número de empresas que estão se capacitando para suprirem e gerirem o crescimento da demanda de biogás e biometano para a complementação da demanda de gás natural e também para a transição energética mais limpa.
Vaca Muerta
O governador da Província de Neuquén, da Argentina, que tem em seu território o terceiro maior campo de gás do mundo, conhecido como Vaca Muerta, trouxe ao conhecimento de todos a capacidade e o potencial para complementar o aumento da demanda de gás natural do mercado brasileiro para os próximos anos.
Consumo
O Projeto Piloto de Uberaba poderá ser um dos grandes consumidores de gás do pré-sal e ainda ter o gás argentino e boliviano para assegurar o suprimento do projeto.
Tributos
O governador de Neuquén, com a presença dos CEOs das empresas produtoras de gás do campo de Vaca Muerta, deixou claro que os governos e a sociedade organizada devem trabalhar para buscar um equilíbrio de tributos, tarifas e preços para que a produção seja incrementada e a infraestrutura, viabilizada, a fim de garantir os investimentos que assegurem preços competitivos para viabilizar a instalação de novas indústrias e a adequação e modernização das existentes, para a redução das emissões de carbono.
Alvo
Também deixou registrado que o mercado brasileiro de gás natural é o principal alvo dos produtores, depois de suprido o mercado argentino. Pelo visto, o esforço para que o pré-sal venha a suprir a demanda futura de gás natural já possui um aliado produtor, que, apesar de estar distante, tem tomado decisões importantes, voltadas para a oferta do gás natural ao mercado brasileiro.
Uberaba
Tudo isso poderá estar colaborando com a implantação e segurança operacional aos investidores do Projeto Piloto de Uberaba.
Preço
A agência EPBR destacou que a Petrobras está trabalhando para aumentar a oferta de gás natural no mercado brasileiro e, assim, baratear o preço da molécula a ponto de viabilizar novos projetos de fertilizantes nitrogenados.
Entrevista
A garantia foi da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, em entrevista publicada na agência EPBR. Chambriard também reforçou a necessidade de o país continuar explorando petróleo.
Clima
Ela afirmou que o debate climático está contaminado por uma disputa comercial, em que países ricos tentam influenciar as decisões globais, em razão de vantagens comerciais.
Mudança
A executiva acredita que uma rota de transição que abandone os combustíveis líquidos – fósseis e renováveis – interessa a países que não detêm esses recursos ou teriam que pagar mais caro por eles.