SENTINELA

43 mortes já foram registradas, entre homicídios e latrocínios sendo 38 homens e 5 mulheres

Carlos Paiva
Publicado em 09/08/2015 às 22:24Atualizado em 16/12/2022 às 22:53
Compartilhar

Bandidos ameaçam represálias depois de morte, por linchamento, do assaltante Maicon Dias Dantas

A história se repete

Está circulando nos meios policiais uma lista de profissionais de diferentes áreas, mas ligados à Segurança Pública, “marcados para morrer”. E mais uma vez a autoria dessas supostas ameaças ou “lista de mortos” seria de integrantes de uma conhecida facção criminosa. A bem da verdade, a suposta quadrilha não tem a força que imagina que tem ou já teve. Hoje, Uberaba está dividida ou subdividida em pequenas facções que brigam para manter seus territórios já marcados e muito bem demarcados com pichações de siglas (logomarcas) em muros e postes de iluminação. Segundo uma fonte, o nome da agente penitenciária executada no dia 31 de julho consta na suposta lista. Os autores da execução teriam cometido o crime para que fossem aceitos na facção que tem sua origem na capital paulista. Não é a primeira vez que surge em Uberaba uma lista de pessoas “marcadas para morrer”. Não intimida mais. O que não mata fortalece. Ninguém mudou sua rotina diária por supostas ameaças de um bando de desajustados que querem impor o “terrorismo” a qualquer custo.

Represálias

E parece que o “terrorismo” está mesmo em alta. Está circulando pelo WhatsApp mensagem de marginais fazendo ameaças de ataque no bairro Alfredo Freire como forma de represálias pela morte do assaltante Maicon Dias Dantas (linchado por populares depois de participar do latrocínio da aposentada Maria José Dias Oliveira, 72 anos). Na gravação, um dos marginais (já identificado) fala em grupo de cerca de 30 pessoas, armas de fogo e “tocar o terror”. A PM está de sobreaviso e muito bem preparada para agir a altura. A população vai ser protegida, doa a quem doer.

Armamento

E outra ameaça que também vem sendo investigada pelas polícias em Uberaba da conta de uma série de possíveis ataques a vigilantes/segurança que trabalham armados. Os marginais querem roubar o colete e as armas de fogo para se armarem mais. Não sei até onde isso pode ser possível e tem fundamentos, mas fica o alerta. A fonte é confiável, mas alertou para também uma possível forma de terrorismo. As empresas de vigilância já foram avisadas e estão em alerta.

Mortes

Até ontem, Uberaba havia registrado 43 mortes (homicídios e latrocínios), sendo que 38 eram homens e cinco mulheres. Em 29 casos a morte foi por projétil de arma de fogo. E dos 43 mortos, 24 eram bandidos assassinados também por bandidos, devido à disputa por pontos de tráfico de drogas e acerto de contas. E em três casos os marginais foram mortos em outras cidades e seus corpos, desovados em Uberaba.

Golpe

Mais um golpe usando nome da Cohagra foi registrado na polícia. O vendedor M. F.S., 46 anos, foi questionado pelo terapeuta M.T.D.B., 41, se havia interesse em adquirir uma casa pela Cohagra. Quando disse que sim, o terapeuta disse que “um assessor do prefeito, conhecido como... (deixo de divulgar nome), iria agilizar a parte burocrática”. Depois de entregar todos os documentos para o terapeuta e passar três semanas sem respostas, o vendedor descobriu que tais documentos foram repassados para o industriário V.J.R., 52 anos. Este último contou que estava alugando uma casa, na rua Rio de Janeiro, e o terapeuta apresentou os documentos do vendedor como fiador, ou seja, não existia nenhuma compra de casa da Cohagra e tais documentos foram usados para garantir aluguel de imóvel. O terapeuta negou que estaria com documentos da vítima e se limitou a dizer aos policiais que é amigo íntimo do vendedor há sete meses e que frequenta sua casa constantemente. Os dois foram parar na Delegacia de Polícia Civil para resolver a pendenga.

Cuidado

Na tarde de sexta-feira, 7, o aposentado B.J.A., 85 anos, recebeu em sua casa, no Morada Du Park, dois homens que diziam ser funcionários da PMU e que iriam medir o imóvel para isenção de IPTU. Depois de entrar, os dois supostos funcionários pediram o CPF do aposentado, que estava guardado junto a cartões bancários. Um dos homens ofereceu ajuda e acabou levando os cartões da vítima. Desconfiado, o aposentado pediu ajuda a uma sobrinha, que constatou saques e compras realizadas pelos autores. A maior dificuldade foi cancelar os cartões, pois o aposentado tem problema auditivo e as centrais bancárias não aceitam falar com outra pessoa.

Conversões à esquerda

Engenheiro e leitor da coluna alerta para a importância do bairro Estados Unidos e descaso com o trânsito naquele setor da cidade. Ele conta que mora na avenida Odilon Fernandes, onde no dia 7 passado aconteceu um grave acidente. O motivo seria a falta de um canteiro central para evitar o retorno na própria via ou as conversões à esquerda. Com o grande número de alunos do Senac e o fluxo normal de carros sentido centro-bairro no local, a conversão na via acaba se tornando uma roleta russa. O engenheiro, que mora em um condomínio, conta que por diversas vezes solicitou o fechamento da via, através de um abaixo-assinado dos moradores entregue pelo síndico do condomínio à Prefeitura de Uberaba. “Não é a primeira vez que isso acontece e este não será o último acidente ocorrido, inclusive com a morte de um trabalhador. O que falta acontecer para sermos atendidos ou mesmo para que seja feito um estudo sério sobre a necessidade de um canteiro único, evitando outros acidentes?”

Faltou segurança

Foram vários os furtos registrados no interior de escolas durante os jogos estudantis realizados na semana passada em Uberaba. Jovens de outras cidades vieram para cá para as competições esportivas e ficaram alojados em salas de aula, porém sem nenhuma segurança. Muitos tiveram celulares, dinheiro, tênis, notebooks, tablets, perfumes e outros pertences de valor levados por autores ainda não identificados.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por