SENTINELA

90 dias sem roubos na zona rural

Tal efetividade mostra o compromisso da Patrulha Rural do 4º BPM (Leia mais...)

Carlos Paiva
Carlos Paiva
carlospaiva@globo.com
Publicado em 25/05/2015 às 16:15Atualizado em 17/12/2022 às 00:00
Compartilhar

Noventa dias sem roubo

Eu nunca escondi minha preocupação com crimes relacionados à zona rural. São vítimas vulneráveis e, portanto, carecem de mais atenção por parte dos órgãos de Segurança Pública. Em um momento difícil e de aumento significativo da criminalidade em todo Brasil, de forma eficaz, mas devidamente esperada face às inúmeras ações preventivas e repressivas, o Comando do 4ºBPM, por meio da Patrulha Rural, apresenta resultados expressivos no que tange à efetividade de suas ações voltadas para o homem do campo. Em uma demonstração de efetividade e compromisso com o produtor rural, o empenho proativo e direcionado ao policiamento preventivo nas regiões afastadas, comemoramos na sexta-feira, 22, exatos 90 dias sem registros de crimes violentos (roubo, sequestro, extorsão e homicídios) em propriedades rurais da área de cobertura da região rural de Uberaba. O tenente PM Alberto Almeida Cintra Júnior, comandante do policiamento preventivo e ostensivo na Aisp Rural, disse à coluna que: “Temos muito a trabalhar para vencer os obstáculos, mormente relacionados à criminalidade não violenta, à qual já implementamos estratégias para sua redução e estamos alcançando ótimos resultados. A Polícia Militar reforça a cada dia seu compromisso com o homem do campo, trabalhando sempre em prol de sua segurança”.

Desova

Um dos 24 assassinatos de 2015 não aconteceu em Uberaba. A vítima foi baleada e morta em outro Estado e o corpo, desovado aqui. A Polícia Civil deve elucidar o caso até o fim deste mês. O fato é que a vítima era marginal de altíssima periculosidade e foi morto durante ação criminosa. Sendo assim, Uberaba registrou 23 homicídios, estando entre as vítimas 14 bandidos. Das 23 mortes 14 foram provocadas por projétil de arma de fogo.

Empenho

O secretário municipal de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), Wellington Cardoso Ramos, vem se desdobrando para atender às reivindicações no trânsito da cidade. Algumas mudanças na sinalização, principalmente em ruas no bairro Abadia, foram feitas para desafogar o fluxo na avenida Leopoldino de Oliveira, devido à implantação do BRT. As mudanças estão dando certo.

Polícia Federal

O governo federal está empenhado em deixar a Polícia Federal (PF) ocupada. Conforme o Diário Oficial da União de sexta-feira, 22, a presidente Dilma Rousseff sancionou lei em que a PF passa a atuar nos casos “de furto, roubo ou dano contra instituições financeiras, incluindo agências bancárias ou caixas eletrônicos, quando houver indícios da atuação de associação criminosa em mais de um Estado da Federação”. E 90% dessas modalidades de crimes se enquadram na nova lei e passam a ser de competência da PF. Na prática é mais serviço para uma instituição que também padece com falta de pessoal e estrutura. O governo federal quer distanciar instituição policial federal que vem se mostrando independente e competente no combate à corrupção. Vale lembrar que a PF é subordinada diretamente ao Ministério da Justiça (leia-se Presidência da República). Imagine se não fosse!

Criação

Aconteceu na tarde de sexta-feira, 21, a primeira reunião de deliberação para a criação do Conselho Comunitário Rural de Uberaba (Conser). A pauta foi voltada para informações inerentes à organização, criação e funcionamento do Conser, que contará com a participação de membros da sociedade civil, representantes comunitários, proprietários rurais e aberto a qualquer pessoa ligada ao meio rural ou que possua interesse na atividade.

Reunião

A representante das Comunidades Rurais Patrícia Lemos tem estado à frente na condução Conser e que terá como foco principal mecanismos e instrumentos de melhor e mais rápido apoio ao homem do campo. A Polícia Militar se fez presente através do comandante da Aisp Rural, tenente Cintra, e do subtenente e comandante do pelotão rural tenente Geovani. A reunião aconteceu no escritório do advogado Júlio Maria.

O acidente fatal

Apresentou-se ao delegado PC Claudio Renato Ondas, em Conceição das Alagoas, o motorista Valdir Batista da Silva, 34 anos. Ele era o condutor do Hyundai Tucson que capotou na madrugada do dia 17 e culminou na morte da criança Rafaella Cristina Santos Araújo, de apenas três anos de idade. Perante a autoridade policial, o motorista, acompanhado de advogado, reservou-se no direito de permanecer calado, mas disse que prestou socorro às vítimas e ficou no local até a chegada da ambulância, que socorreu outras quatro pessoas, dentre as quais três menores (17, 16 e três anos). Conforme testemunhas disseram aos militares que atenderam a ocorrência, os ocupantes do veículo “compraram duas garrafas de vodka e faziam uso da bebida enquanto trafegavam pela cidade”. A PM apreendeu duas garrafas da bebida. O delegado PC Cláudio Ondas agora vai ouvir as vítimas, testemunhas e aguardar os laudos da Pericia Técnica da Polícia Civil para indiciamento e encaminhamento à Justiça.

Quebra de sigilo

O delegado PC Leonardo Cavalcanti, que preside as investigações que culminaram na prisão da quadrilha que vendia LSD, ecstasy e outras drogas em festas de Uberaba, deverá pedir a quebra de sigilo telefônico e financeiro dos envolvidos. A operação, denominada “Lords do Triângulo”, prendeu cinco pessoas. As investigações só estão começando e prometem chegar aos tubarões. O delegado-chefe do 5º DPC-MG, Ramon Tadeu Bucci, disse que vão buscar os fornecedores dos traficantes de Uberaba.

Eu, heim!

A Polícia Civil deverá investigar possível tráfico de drogas em uma universidade em Uberaba. A traficante seria uma jovem universitária que estaria comercializando maconha, cocaína e crack. Ela é filha de um conhecido traficante da cidade. E, pior, essa mesma jovem já teria sido apreendida fazendo o que seu pai lhe deu de exemplo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por