SENTINELA

Agentes prisionais evitam a fuga de 20 presos

Inicialmente os presos trocaram de celas sem que (Leia mais...)

Carlos Paiva
Publicado em 09/10/2014 às 10:26Atualizado em 17/12/2022 às 03:18
Compartilhar

O assaltante que dirigia o Honda Fit de cor preta morreu depois de passar mais de 120 dias internado no HC da UFTM

Tentativa de fuga na penitenciária

Agentes prisionais evitaram uma fuga de 20 presos que estavam na cela 37 do bloco 3 (anexo) da penitenciária “Professor Aluízio Ignácio de Oliveira”. Inicialmente os presos trocaram de celas sem que soubessem que estavam sendo monitorados pelos agentes. Depois foi só esperar o momento certo e surpreender os marginais, que já haviam furado um buraco na parede. Além do buraco, os agentes penitenciários apreenderam, na mesma cela, dois vergalhões, duas barras de ferro, celulares, chips e drogas. O diretor da penitenciária, Itamar da Silva Rodrigues Júnior, esclarece que “é procedimento rotineiro, nesta unidade prisional, que os agentes, durante retirada dos presos para banho de sol, realizem conferência na estrutura das celas”. Como foi repassado por agentes plantonistas do período da noite o fato de terem "ouvido barulhos" em algumas celas do anexo 3, foi feita conferência, sendo encontrada a parede do banheiro danificada de uma dessas celas. Os presos foram remanejados para outro bloco e a cela passará por reforma. Será aberta investigação preliminar para apurar os danos ao patrimônio público e o resultado será enviado à promotoria e juíza da Vara de Execuções Penais. Os presos serão ouvidos para que seja identificado quem danificou a estrutura e qual motivo. As penalidades da Lei de Execução regem que eles perderão desde os dias remidos, direito de visitas e banho de sol por um período de 30 dias, e se o promotor entender, também responderão por crime por danos ao patrimônio público.

Em casa

Está na penitenciária de Uberaba, desde julho deste ano, o mecânico de máquinas pesadas José Raimundo Souza da Silva, 30 anos, vulgo “Fiel”. Ele foi preso em março deste ano, em Marabá (PA), com nome falso. José Raimundo participou do latrocínio de Wandelino Eustáquio da Silva, conhecido como “Galego”, em 2007, e estava foragido desde então.

À espera

Enquanto José Raimundo Souza da Silva está guardadinho na penitenciária, o também latrocida Fagner Flauzino da Silva, que vai completar 33 anos no próximo dia 12, também deve chegar para ocupar sua vaga na cadeia. Ele, que roubou e matou, em abril de 2005, o decorador Marco Nascimento, foi preso na Inglaterra e deve ser extraditado para cumprir 20 anos de reclusão.

Quase resolvido

O comerciante O.A.S., 36 anos, dono de uma loja de celulares e importados no bairro Copacabana, se apresentou, na terça-feira (7), ao delegado PC Luiz Tortamano, da 3ª DPC. Ele é acusado de matar um homem que arrombou (com um carro VW Gol em marcha a ré), invadiu e furtou vários objetos de seu estabelecimento comercial na madrugada do dia 02/10/2014.

Insignificante

O comerciante O.A.S., que estava acompanhado do advogado Odilon dos Santos, disse que “dormia dentro da loja e acordou com o arrombamento. Com medo, disparou seis tiros”. Agora resta resolver uma coisinha insignificante: quem é o ladrão que foi baleado e morreu depois de ser jogado pelos comparsas na alameda Granada, bairro Leblon?

Profissão de risco

Professores deveriam receber adicional de periculosidade. Virou profissão de risco, que o diga a professora E.S.S., 33 anos. Ela foi agredida e ferida por uma aluna de apenas sete anos de idade. A garotinha estava brigando com um coleguinha e a professora foi separar. A menina chutou e arranhou a educadora. Esse tipo de fato vem se tornando corriqueiro, infelizmente.

Assédio moral

Já em outra escola, também estadual e no bairro São Benedito, a professora A.L.S., 32, foi humilhada da pior forma possível e em plena sala de aula. Um aluno de 17 anos apostou com os colegas que passaria as mãos nas nádegas da docente. Dito e feito. Professores são responsáveis por ensinar, levar conhecimento. A responsabilidade de formar bons cidadãos é dos pais.

Assaltante morto

O ex-presidiário Daniel Freitas Miranda, 34, morreu na terça-feira passada depois de passar mais de quatro meses internado no HC da UFTM. Ele e outros dois comparsas, em 03/06/2014, às 7h30, invadiram uma casa na rua da República e, depois de fazer uma família refém, roubaram um carro Honda Fit, cor preta, placas HKU-0563/Uberaba.

Capotagem

Depois de saírem da casa, Daniel Freitas e um comparsa fugiram no Honda Fit pela BR-262. Durante a fuga, próximo ao trevo de acesso a Veríssimo, em uma curva, e devido à alta velocidade, o carro rodou na pista, capotou e bateu violentamente em uma árvore. Um dos marginais foi resgatado por um terceiro envolvido que estava em um VW Gol de cor azul.

Comparsas

Já o motorista Daniel Freitas Miranda foi abandonado pelos comparsas (já identificados) e socorrido pelo Samu em estado gravíssimo. Esse com certeza não vai mais assaltar ninguém. Teve o que merecia. Foi covarde e cruel com as vítimas. A Justiça divina tarda, mas não falha. Agora resta saber quem são os outros dois assaltantes.

“É certo que um povo bravo sempre preferirá a liberdade acompanhada de uma pobreza virtuosa à opulência de uma servidão ignóbil. Antes, entretanto, de se abandonar o conforto e a riqueza, deveríamos pelo menos estar certos de que é para a verdadeira liberdade que estamos pagando o preço, e que ela é impossível de ser alcançada de outra forma. Para mim, entretanto, será sempre ambígua e equívoca uma liberdade que não tenha como auxiliares a sabedoria e a justiça, e como consequência a abundância e a prosperidade." (Edmund Burke)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por