SENTINELA

Alguns internautas ainda não entenderam a gravidade dos compartilhamentos na web: quem propaga também comete crime

Carlos Paiva
Publicado em 22/06/2015 às 10:29Atualizado em 16/12/2022 às 23:37
Compartilhar

 Delegado Luiz Antônio Blanco investiga o furto de mais de 200 celulares em duas lojas no Shopping Uberaba

Banalização do compartilhamento

Alguns internautas ainda não entenderam a gravidade de compartilhar “informações”, “comentários”, “desabafos”, chame do que quiser. Comete o crime não só quem publica inverdades, mas também quem as compartilha. A internet não é mais um lugar obscuro para covardes se esconderem e fazer ataques infundados e levianos. A internet não é mais uma terra sem lei. Não confundam liberdade de expressão com libertinagem de expressão. Se você se achar prejudicado por publicação nas redes sociais deve processar criminalmente primeiro quem compartilhou. E é justamente quem compartilhou que deve apresentar o autor do texto ou imagem. O autor (s) e compartilhador (s) respondem juntos por eventuais crimes e ações de reparação de danos morais e materiais. E você, caro leitor, cuidado com as páginas que visita na internet, principalmente no Facebook. Tem gente se passando por “jornalista polêmico”, mas, na verdade, não tem coragem de falar ou escrever e passa o dia compartilhando comentários, inventando notícias, postando fotos e imagens de outras cidades como se fosse em Uberaba, o que gera pânico na população. E sendo assim, os autores e compartilhadores podem responder por comunicação de falso crime. Alguns perfis no Facebook já foram denunciados na Polícia Civil. Já tem vítima que denunciou alguns perfis ao próprio Facebook e vai a Justiça para pedir indenização por danos materiais e morais por ter sido vítima de calúnia e difamação e até mesmo o uso de imagens (fotos e vídeos) sem autorização. Confirmando as postagens, é indenização garantida.

CRLV 2015

A partir de 1º de julho estará sendo cobrado o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2015 dos veículos com placas finais 1, 2 e 3. Os veículos com placas finais 4, 5 e 6 terão prazo até o final de julho e o restante 7, 8, 9 e 0, final de agosto. Lembrando que o DPVAT, Licenciamento e IPVA venceram em março deste ano e que a multa para veículo não licenciado é de R$ 191,54 e a infração é gravíssima com 7 pontos na carteira e o veículo é guinchado e mantido em pátio credenciado.

Mãos ao alto

Diariamente a Polícia Militar registra assaltos nas ruas de Uberaba. E, na maioria das vezes, as vítimas estão sozinhas em horários mais avançados ou muito cedo, quando estão indo para o trabalho. Em qualquer situação de crime, a regra principal é, nunca, jamais reagir. Ao ser abordado, levante as mãos sem movimento brusco. No mundo inteiro, o gesto de estar com as mãos para o alto é interpretado como roubo acontecendo. Este é o sinal universal para assalto em andamento.

Apurando

O delegado de Polícia Civil, Luiz Antônio Blanco instaurou inquérito policial para apurar os furtos de celulares ocorridos em duas lojas no Shopping Uberaba. Um dos furtos aconteceu na loja Casas Bahia, de onde levaram 180 aparelhos do depósito. Detalhe: a loja não foi arrombada e as caixas dos celulares foram deixadas na prateleira para não chamar a atenção. O segundo furto, também audacioso, aconteceu na loja Fujioka Eletro Imagem. Os ladrões levaram 23 celulares, avaliados em mais de R$ 58 mil. Nos dois casos, existem suspeitas de participação de funcionários.

Reinserção

Em entrevista à Rádio JM 730kHZ na tarde de sexta-feira, o diácono Renato Afonso Vinhal que dirige a Casa de Acolhimento São Pio, no bairro Parque das Gameleiras, falou da campanha para reinserir ex-moradores de rua na sociedade. Conforme o diácono, são pessoas aptas para trabalhar, mas precisam de que empresários e comerciantes ofereçam oportunidades. Durante o processo de reinserção social, o ex-morador de rua vai continuar sendo assistido pela equipe de apoio da Casa de Acolhimento São Pio. Vale a pena o empresário investir. São pessoas que passaram por muitas dificuldades na vida e podem valorizar a oportunidade como poucos.

TCE

Morreu na quinta-feira passada, no pronto-socorro do Hospital de Clínicas da UFTM, o aposentado Jorge Antônio de Oliveira, 74 anos. Ele sofreu traumatismo craniano, depois de colidir sua bicicleta com outra bicicleta na cidade de Planura (MG). Com a queda, o aposentado bateu a cabeça ao solo e ficou ferido. O acidente ocorreu na tarde de quinta-feira, tendo seu óbito registrado no mesmo dia.

Búfalos

Furtaram os búfalos do comerciante A.J.G., 57 anos. Os animais sumiram da chácara “São João da Coopervale”, localizada na BR-262. São duas fêmeas e um macho. As fêmeas, que são animais de grande porte, possuem chifres cortados e cicatrizes nas orelhas provenientes de brincos de identificação. Ele não tem suspeitos do furto, mas a Patrulha Rural está à procura dos animais e dos ladrões.

Assédio sexual

Pedagoga que trabalhava em uma escola particular até sexta-feira passada está denunciando assédio sexual. A bela moça de 36 anos vinha sendo assediada pelo diretor da escola por telefone desde o ano passado. Sem rodeios, ele deixava claro suas intenções sexuais. Com medo de perder o emprego, ela nunca contou para ninguém, porém na sexta-feira a esposa do diretor ficou sabendo dos assédios e aconteceu o que já era esperad dispensou a pedagoga da escola. Desemprega, a moça vai agora à Justiça.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por