SENTINELA

Com a chegada do fim do ano, uberabenses devem redobrar a atenção com as saidinhas de banco para não perder o 13º

Carlos Paiva
Publicado em 08/11/2015 às 10:32Atualizado em 16/12/2022 às 21:24
Compartilhar

 Divulgação

A vendedora Jaqueline dos Santos teve a cadela da raça Shih Tzu furtada na porta de sua casa, no dia 2

Não foi por falta de aviso

A coluna informou que o Shopping Uberaba investiu mais de R$ 2 milhões em segurança e ainda tem ladrão que insiste testar o sistema. Dois homens (ladrões conhecidos nos meios policiais) acabaram sendo identificados, e um deles preso, graças às imagens em altíssima definição e ao trabalho dos seguranças do shopping e, evidentemente, à ação dos policiais militares do Tático Móvel do 4º BPM.

O furto

Não vou publicar como os ladrões agiram para não alimentar a mente vazia de bandidos, mas o crime tinha tudo pra dar certo se não fossem as imagens que permitiram ver até a cor da meia que um dos ladrões usava. Eles entraram no shopping em um carro Fiat Palio (no nome de um dos ladrões) e furtaram uma Nissan Frontier, cor preta, placas HJV-8666. De imediato, as imagens nítidas foram repassadas aos cabos PM Santana e Swami e ao soldado Rodrigo Amaral do Tático Móvel do 4º BPM.

Na cadeia

Os militares reconheceram os dois ladrões na hora. Restava saber onde encontrá-los. Os PMs passaram a diligenciar nos pontos mais prováveis e encontraram um dos ladrões: o Leandro Ramalho Batista, 34 anos, vulgo “Leandrinho” ou “Gatuno”. Diante das evidências e imagens do Shopping Uberaba, o acusado levou os policiais militares à caminhonete escondida, ou seja, em condomínio (predinhos) na rua Iguatama. Em seguida, “Leandrinho” ou “Gatuno” disse que seu comparsa no crime foi R.P.F.T.,35. Infelizmente ele não foi encontrado, mas em breve será.

 Alerta

Fica evidente, mais uma vez, que o investimento no sistema de segurança do Shopping Uberaba funciona e foi testado por quem mais entende: os ladrões. E também chama a atenção, principalmente de síndicos de condomínios, a preferência dos ladrões em esconder veículos furtados/roubados nestes locais. Não é a primeira vez que isso acontece. Então fica o alerta e procurem documentar (através de filmagem) quem entra e quem sai com veículos de condomínios e também de estacionamentos. Na dúvida, ligue para 190.

Alerta 2

Outro alerta importante: no momento em que acionar o alarme e o travamento elétrico das portas, confira se realmente travou, pois ladrões estão usando um aparelho “Chapolim” que simplesmente não permite o travamento e acionamento do alarme. Esse aparelhinho, do tamanho de controle de alarme e custa muito pouco, é vendido facilmente. Portanto, cabe a nós nos precavermos e agirmos preventivamente.

Descumprindo lei

Na sexta-feira visitei três agências bancárias no centro de Uberaba e, de propósito, usei meu smartphone. Somente na nova agência da Caixa Econômica Federal a lei que proíbe o uso do aparelho celular está sendo respeitada. Uma segurança se aproximou e pediu, gentilmente, que eu desligasse o aparelho. Vale lembrar que é proibido o uso total do celular e não somente falar.

Saidinha de bancos

Com a chegada do fim de ano, além do salário mensal, o cidadão também recebe 13º salário. E é aí que devemos redobrar nossas atenções, já que bandidos entendem que também devem ter 13º. O seu 13º salário. Os bancos precisam exigir o cumprimento da lei e impedir conversas e mensagens pelo celular e cabe aos clientes ficarem atentos para evitar assaltados na saída do banco.

Furto de cães

Somente em 2015, as polícias Civil e Militar em Uberaba registraram o furto de pelo menos 15 cães de raças variadas, cujo valor maior é sentimental e, em alguns casos, seus donos entraram até em depressão. Quem tem um animalzinho de estimação sabe o que é isso. E essa modalidade de crime vem se tornando rotina, o que nos força a tomarmos mais cuidado. Acredita-se que na maioria das vezes, os animais, principalmente os de raça, são furtados para serem revendidos. O que deixa seus donos desesperados, chegando ao ponto de oferecer recompensas de valores expressivos na tentativa de localizar seus pets. Uma das últimas vítimas foi a vendedora Jaqueline dos Santos, 25 anos, que deixou seu cão da raça Shih Tzu na guia amarrado na lixeira de frente sua casa e ao retornar o animal tinha sido furtado. Uma criança de dois anos, dona da cadelinha, está doente. É bom lembrar que comprar animal furtado é crime de receptação e pode dar cadeia de três a oito anos. Se você tem informações de cães que foram furtados ou estão abandonados, ligue para o 190. Todos os furtos de animais foram feitos Registro de Eventos de Defesa Social.

Abandonadas pela mãe

Foi parar no Conselho Tutelar em Uberaba, o caso de uma mãe (se assim pode ser chamada) que levou suas duas filhas, de quatro e seis anos, ao ex-marido - separados há dois anos -, e disse: "Eu vim entregar esses lixos... Eu não quero filho atrapalhando a minha vida". As meninas estavam sujas, descalças e famintas. Lamentável.

Furto de gado

Os crimes de furtos em áreas rurais em Uberaba estão aumentando. O advogado J.M.T., 75 anos, relatou que da fazenda Portal do Vale, no quilômetro 144 da BR-050, de propriedade da Agropastoril Galdino Márquez Ltda. foram furtadas 13 cabeças de gado de 20 meses, das raças nelore e cruzado. Ainda não se sabe como retiraram os animais do local.

Furto de galinha

Já o motorista J.P.P., 48 anos, registrou o furto de um bovino nelore de 24 meses na fazenda Rancho 22/Veríssimo. Neste caso, os ladrões furtaram, abateram o animal com um tiro, mas não o levaram. O aposentado A.R.R., 69 anos, na manhã de ontem, também registrou o furto, em sua chácara na LMG-798, 80 galinhas, bicicleta, cebolas e sua plantação de hortaliças.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por