Delegado PC Luiz Antônio Blanco e equipe trabalha diuturnamente na elucidação da morte do advogado e servidor da UFTM André da Silva Coli
Incesto
A PM em Sacramento prendeu José Clenicio Pinheiro, 38 anos. Ele foi flagrado no banheiro de sua casa, na rua Miguel Salomão Jacob, mantendo relação sexual com a filha, de 15 anos. A sobrinha do estuprador foi quem flagrou e acionou a polícia. A vítima disse que há mais de dois meses vem sendo violentada pelo pai. Depois de ser autuado por estupro e recolhido ao presídio daquela cidade, os agentes prisionais estão em estado de alerta. Os presos querem fazer valer a lei da cadeia: morte lenta e cruel.
Auxílio-reclusão
Ao contrário do que muitos acreditam, nem todo preso tem direito ao chamado auxílio-reclusão da Previdência Social. O benefício é pago aos dependentes do segurado durante todo o período em que estiver recolhido no regime fechado ou semiaberto. Os valores variam de acordo com as últimas contribuições, o que pode ultrapassar o salário mínimo. Para obter o auxílio-reclusão, basta o preso ter contribuído com a Previdência Social nos últimos 12 meses, ou seja, estar ainda na qualidade de segurado. Essa é mais uma demonstração de inversão de valores. No Brasil se priorizam pagamentos a criminosos em detrimento dos aposentados. A situação é ainda mais revoltante quando sabemos que é mais fácil obter o auxílio-reclusão do que o auxílio-doença.
Investigação
Durante a noite de sexta-feira, madrugada e até fechamento desta coluna, na tarde de ontem, o delegado Luiz Antônio Blanco e equipe trabalhavam na elucidação da morte do advogado André da Silva Coli, assassinado na última quinta-feira (27). De início a suspeita é de que se tratava de latrocínio, porém ontem o delegado PC, que preside as investigações, disse à coluna que não descartava também a possibilidade de vingança e até crime passional. Já se sabe que o advogado recebeu dois tiros à queima-roupa e ainda dentro do veículo VW Gol, que pretendia vender. Depois de baleado e certos de que a vítima estava morta, o autor ou autores jogaram o corpo para fora do carro. Dentro do VW Gol, os peritos da Polícia Civil encontraram sangue e dois dentes da vítima.
Suspeitas
Não é comum marcar encontro para comprar veículo e depois matar a vítima para levar o carro. Existem meios mais fáceis e que comprometem o autor muito menos. A apropriação indébita é a mais comum. O interessado em comprar o carro vai até o comprador e pede para experimentar o veículo e desaparece. Em último caso, poderia até ocorrer um assalto, o disparo de arma de fogo ocorre geralmente quando a vítima reage. Mas nenhum assaltante, por menor que seja sua experiência, vai marcar data e hora para assaltar. E a história de que o comprador teria recebido indenização do Estado e com o dinheiro compraria o carro não cola. Verdade ou não, o advogado André da Silva Coli saberia com uma simples consulta ao site do TJMG. A verdade é que o homem, pai de família (deixou uma filha de seis anos), foi morto e precisamos de respostas. Aguardamos e vamos cobrar.
Telexfree
No mês de março publiquei nesta coluna possíveis irregularidades com Telexfree em todo o país e principalmente em Uberaba, onde algumas pessoas investiram todas suas economias. Muitos já perderam grandes quantias e outros vários, infelizmente, ainda vão perder. O desespero de alguns é tanto que esse colunista recebeu telefonemas e e-mails de pessoas claramente desesperadas com notícia, chegando ao ponto de fazer ameaças, afinal, informação é uma forma de quebrar a chamada “pirâmide”.
A “pirâmide”
Agora foi publicada no Diário Oficial da União (nº 123, na página 54), na última sexta-feira, a abertura de processo para apurar a “prática abusiva”, “contrariedade à boa-fé e à proteção da confiança nas relações de consumo”, contra a empresa Telexfree Ympactus Comercial Ltda. O pedido de abertura das investigações partiu do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça. É esperar e conferir.
Caixas eletrônicos BB
O Banco do Brasil, agência do centro, está com as imagens dos autores que “enganaram” o caixa eletrônico e lesaram vários clientes. Os golpistas aproveitaram o horário de expediente do banco e colocaram envelopes de depósitos dobrados no caixa. Desta forma, outros envelopes depositados ficaram presos, e, para serem retirados, os marginais utilizaram uma pinça. O Banco do Brasil é de economia mista, portanto a investigação é de responsabilidade da PC, e não PF, como alguns acreditam.
Revoltante
Depois de ficar sete dias internado na UPA do Mirante, com sérios problemas cardíacos, aguardando uma vaga no Hospital das Clínicas da UFTM, o aposentado João Miguel Laurindo conseguiu a transferência na quinta-feira (27). Após quatro horas de internação no Hospital Escola, ele morreu. A família garante que o desgaste da espera foi crucial para sua morte. Enquanto o Brasil gasta bilhões organizando copas de futebol com dinheiro público, brasileiros morrem por falta de leitos. Enquanto nos campos de futebol há cadeiras de luxo para se sentar, em Uberaba, nas UPAs e pronto-socorro do Hospital de Clínicas da UFTM faltam macas para que pacientes possam aguardar por atendimento.
Multiplicando
O pecuarista Luiz Antônio de Oliveira, 51 anos, levou um susto quando chegou à sua fazenda, a Santa Eliza, na BR-262, e viu o pasto com 40 novilhas que não lhe pertencem. Sem saber o que fazer, colocou os animais em um curral e foi em busca de ajuda na Polícia Civil, pois os animais possuem marcas diversas, dificultando a identificação dos donos.