Rabecão que circula em Uberaba, emprestado da Regional de Frutal, pode ser
substituído por um dos 30 novos adquiridos pelo Estado
Extorsão precoce
Ocorrência registrada pela polícia acende uma luz de alerta: uma menina de 11 anos estava chantageando uma colega de escola da mesma idade. Ela ameaçava contar para a mãe da “amiga” um “segredo”, caso não pagasse o valor exigido. Qual o segredo? A menina recebia e enviava cartas de amor a um garoto da mesma idade. Repit a “autora” tem apenas 11 anos.
O escusado
Funcionários da Ronda Social deram queixa na polícia contra um motorista de ambulância. Além de demorar mais de duas horas para atender um morador de rua desacordado, ainda disse que “quem carrega lixo é a Ronda Social”. Para ser motorista de ambulância basta ter CNH e, para trabalhar na Ronda Social, é necessária muita vocação. Quem é o dispensável?
Dúvidas
O delegado PC, titular do DHPP de Belo Horizonte, Alexandre Oliveira da Fonseca, responsável pelas investigações da morte do empresário Antônio Alberto Stacciarini, precisa urgentemente vir a público e explicar a motivação do crime por parte do suspeito, Djalma Bessa Ferreira. E mais: o acusado devia dinheiro para a vítima? E a mala com R$95 mil, existiu?
Engavetado
Também é necessário que a PC de BH explique por que o inquérito da morte de Stacciarini ficou engavetado por 16 meses (passou pelo MP e Justiça em Uberaba em 22/11/2011 e só retornou em 12/04/2013), dois anos e 10 dias após o crime. Neste período nada aconteceu? Tenho medo da chamada prisão como resposta social, da prisão como resposta política.
Acredite se quiser!
O aposentado J.C.S., de 49 anos, foi detido no estacionamento do Walmart com a cueca recheada de desodorantes. Ele disse que tinha certeza que iria furtar os produtos e passar despercebido pela segurança, mesmo com um volume dentro das calças nada compatível. Com a chegada da polícia, foi constatado que o aposentado tentava furtar 11 frascos do produto.
Chefe dos chefes
Ex-delegado regional de Uberaba e atual chefe da Polícia Civil mineira, Cylton Brandão da Matta agora é vice-presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia (Concpc), seção Sudeste. O Concpc discute projetos de aperfeiçoamento investigações policiais. A escolha não poderia ser melhor. Cylton é dono de uma credibilidade e honestidade cada vez mais raras.
PEC 37
O caso Stacciarini, mesmo não sabendo se houve envolvimento político, exemplifica por que sou contra a PEC 37. As polícias Civil e Federal subordinadas a políticos estão sujeitas a fazer do trabalho policial um meio para se angariar votos ou evitar a perda de votos, não investigando ou buscando culpados a qualquer custo.
A quem?
Ao invés da PC 37, por que não criar uma “PEC” para dar melhores condições de trabalho e independência para polícias judiciárias, como acontece com o MP e Justiça?! A quem não interessa ver as polícias judiciárias (Civil e Federal) independentes? A quem interessa ver uma polícia mal remunerada, sucateada e desacreditada?
Constatado
Na madrugada de ontem, a PM flagrou e apreendeu dois veículos turbinados (VW Saveiro e um Passat), cujos motoristas, um deles inabilitado, faziam “rachas” e manobras como “cavalo de pau” na avenida Santa Beatriz da Silva, em frente do Shopping Uberaba. Moradores da via e adjacências já reclamam dessa baderna há muito tempo.
Falsos policiais
Dois homens em um Fiat Strada Adventure, cor prata, placas de Ituverava (SP), estão visitando residências em Uberaba se passando por policiais. Em alguns casos disseram que estavam fazendo cobrança. O intuito é extorquir. Ontem, os dois estiveram em uma casa no Residencial Estados Unidos e fugiram quando o morador disse que chamaria os policiais de verdade.
Novo rabecão
O governo de Minas concluiu licitação que visa a adquirir 30 novos veículos para transporte de mortos, os “rabecões”. A empresa vencedora já assinou contrato e prazo de entrega está contando. Espero que não ocorra como no passado, quando o novo rabecão deveria vir para Uberaba e foi parar em Araxá. É bom nossos políticos não se fingirem de mortos.
Competência
Com toda dedicação e honestidade, Álvaro Félix Garofolo (Álvaro Despachante) presta serviços a várias concessionárias de veículos em Uberaba. Para quem não quer sair de casa, a equipe do Álvaro busca e entrega a documentação de seu veículo em casa totalmente regularizada. Álvaro Despachante: 3311-1500 - em frente da Delegacia de Polícia Civil.
Policiais na cadeia
Um investigador e um médico-legista da Polícia Civil foram presos na em Ipatinga (MG). Eles são acusados de envolvimento nos assassinatos do fotógrafo Walgney Assis Carvalho e do repórter Rodrigo Neto, no Vale do Aço (MG). Os jornalistas investigavam um grupo de extermínio naquela região. Sabe-se que outros policiais podem ser presos a qualquer momento.
Ouvidoria
O Estado passa a contar com um nono telefone para denúncias, críticas e sugestões: Disque Ouvidoria de Minas Gerais, 162. O sistema é semelhante ao 0800, ou seja, não custa nada e pode ser feita também por telefones públicos (se você encontrar algum). O 162 funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e já está em