SENTINELA

Fiscalização a bares em Santa Juliana resulta em abuso de poder policial

Carlos Paiva
Carlos Paiva
Publicado em 25/03/2025 às 21:30Atualizado em 26/03/2025 às 21:10
Compartilhar
Imagens de uma ação da Polícia Militar em Santa Juliana (MG) que circulam nas redes sociais vêm causando revolta. Comando da Polícia Militar investiga o caso (Foto/Divulgação)

Imagens de uma ação da Polícia Militar em Santa Juliana (MG) que circulam nas redes sociais vêm causando revolta. Comando da Polícia Militar investiga o caso (Foto/Divulgação)

Ação policial em Santa Juliana
No dia 22 de março, uma operação policial em Santa Juliana, Minas Gerais, resultou em cenas de violência e de abuso de poder, contrárias aos princípios da Polícia Militar. Inicialmente, a ação tinha o objetivo de fiscalizar bares locais, mas rapidamente degenerou em agressões a uma família, com imagens mostrando um homem sendo lançado contra a parede.

Imagens repulsivas
As imagens que circulam nas redes sociais são revoltantes e evidenciam o comportamento agressivo de um pequeno grupo de policiais, que não reflete a conduta da grande maioria dos policiais militares de Minas Gerais. A corporação reafirmou que medidas estão sendo adotadas para apurar o incidente.

Descontrole
O que deveria ser uma simples fiscalização em um bar se transformou em agressão física. Um vídeo mostra policiais militares chegando de forma hostil, com um dos agentes (motorista de uma das viaturas) atacando fisicamente um homem. A situação se agravou com xingamentos e falta de controle, culminando no desmaio do proprietário idoso do bar, que possui problemas cardíacos.

Reações e ações posteriores
Após as agressões, as vítimas formalizaram uma denúncia junto à administração da Polícia Militar, que instaurou um inquérito policial militar para apurar os fatos. A investigação está sendo conduzida pelo 37ºBPM em Araxá (MG), subordinado à 5ªRPM em Uberaba.

Segurança “Visibilidade”
Polícia Civil em Uberaba efetuou a prisão de um homem que tentava furtar um carro na praça Comendador Quintino, no bairro Estados Unidos, na tarde dessa terça-feira. A ação faz parte da operação de segurança “Visibilidade”, que visa coibir crimes na região.

Prisão em flagrante 
Os policiais civis identificaram uma atitude suspeita do indivíduo e, ao abordá-lo, constataram que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, tornando-o foragido da Justiça. O suspeito estava dentro do veículo que tentava furtar e recebeu voz de prisão em flagrante.

Tentativa de fuga
No entanto, ao perceber a iminente captura, o homem tentou fugir a pé, mas foi rapidamente alcançado pelos investigadores a poucos metros do local do crime. A vítima do furto tentado acompanhou toda a operação e compareceu à Delegacia de Plantão da Polícia Civil.

Mandado de prisão e flagrante
O acusado, que já estava preso em virtude do mandado de prisão, também foi autuado em flagrante pelo furto tentado do carro. Ele está recolhido na penitenciária de Uberaba, onde permanece à disposição do Poder Judiciário.

Identificada 
Mulher conhecida por usar vários nomes falsos, incluindo “Taciana”, para aplicar golpes em mães desesperadas, foi identificada. Ela (ou parentes) reside na praça Lago Azul, no Costa Teles, em Uberaba. Na segunda-feira (24), mesmo após um vídeo ter circulado nas redes sociais, denunciando o golpe que ela aplicou em uma mãe que precisava de um medicamento para sua filha, a suspeita estava tentando enganar outra mulher em Uberlândia.

Os golpes
O golpe consiste em prometer o fornecimento de medicamentos essenciais, como o Gardenal, e exigir dinheiro para a entrega. Na verdade, ela já praticou diversos tipos golpes, sempre contra mães desesperadas. A autora do crime só deixará de agir quando as vítimas perceberem a importância de registrar a ocorrência policial e formalizar a representação à Polícia Civil. Quanto mais vítimas ela tiver, maior será a pena que poderá ser imposta. 

Golpe na troca de motos
Um morador de Frutal perdeu cerca de R$30 mil ao cair em um golpe durante a troca de motocicletas negociada pela internet. Ele trocou sua Suzuki GSXR 750 por uma Yamaha MT 03, mas descobriu posteriormente problemas na documentação do novo veículo.

Investigação policial
A Polícia Civil investiga um golpe envolvendo a troca de motocicletas entre um morador de Frutal e um homem que se apresentou como residente de Uberaba. A vítima transferiu sua Suzuki para um terceiro, sem suspeitar do esquema fraudulento.

Restrição judicial
Ao tentar regularizar a documentação da Yamaha MT 03, a vítima percebeu que a transferência não era concluída. A situação se agravou quando a loja que recebeu o veículo detectou uma restrição judicial, levantando suspeitas de clonagem.

Posse provisória
A Polícia Militar foi acionada e a loja manteve a Yamaha sob sua posse até que o caso seja resolvido. A Polícia Civil segue com as investigações para identificar os envolvidos.

Ataque de cachorro
Aposentado de 65 anos foi atacado por um cachorro da raça fila, em Uberaba. O incidente ocorreu em um bar localizado no bairro Jardim Siriema, enquanto o aposentado tentava pegar uma cadeira. O animal surpreendeu o idoso, causando ferimentos graves.

Atendimento de emergência
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar foram acionadas e chegaram rapidamente ao local. O aposentado foi atendido e apresentava lacerações em várias partes do corpo, como braço, mão, coxa e tórax. Após o atendimento pré-hospitalar, o idoso foi transportado em estado grave para o pronto-socorro do Hospital de Clínicas da UFTM.

Cão é apreendido
Após o ataque, o cachorro foi apreendido e levado ao Centro de Zoonoses. Lá, ele permanece sob os cuidados dos colaboradores, enquanto as autoridades investigam as circunstâncias do ataque.

Golpe Financeiro 
Polícia Civil de Minas Gerais prendeu uma mulher de 37 anos, suspeita de operar um clube de investimentos irregular. O prejuízo estimado chega a R$4 milhões, com pelo menos 11 vítimas identificadas.

Promessas falsas
A suspeita usava sua experiência profissional para atrair clientes, prometendo rendimentos acima do mercado. Apesar de ser registrada na CVM como assessora de investimentos, seu clube não tinha autorização legal para operar.

Esquema descoberto 
As investigações começaram em maio de 2024, após vítimas denunciarem a falta de pagamento. O dinheiro investido era transferido para contas pessoais da suspeita, que sumiu das redes sociais e fechou seu escritório.

Novos envolvidos
Polícia Civil segue apurando o caso para identificar outros envolvidos e rastrear o destino dos recursos captados no esquema fraudulento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por