Omar Freire
O governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, ainda não confirmou presença na inauguração do PPI no próximo dia 12
Balbúrdia à luz do dia
No domingo passado, militares do Pelotão de Trânsito/4º BPM estiveram na Univerdecidade, mais especificamente no kartódromo. O local estava lotado, como sempre. Com a chegada dos policiais militares, condutores de veículos fugiram em alta velocidade, pulando canteiro, transitando no passeio e pela grama. Duas motocicletas foram abandonadas no local. Todos os domingos, bandidos e simpatizantes frequentam o local para os mais diferentes tipos de crimes. De infrações de trânsito a tráfico de drogas. E tudo à luz do dia. Há muito tempo o local deixou de ser frequentado por famílias, como era o propósito. Conforme um experiente policial militar, “é necessário uma intervenção da Prefeitura de Uberaba para organizar o local. Só assim a polícia e outros órgãos de segurança podem agir com mais eficácia e coibir a presença dos infratores e as suas reuniões no local, que objetivamente têm o cunho de arquitetar ações criminosas”.
Guarda Municipal
É evidente que não posso generalizar e muito menos afirmar que os 85 investigados no caso das supostas horas extras pagas e não trabalhadas da GM são culpados. A maioria recebeu “horas extra” ou “abonos” devidos e merecidos e que alguém do escalão superior mandou pagar. O que defendo é uma investigação séria, imparcial (com direito ao contraditório) e uma GM bem remunerada e comprometida com os interesses da cidade.
Começar de novo
Nos bastidores dos órgãos de segurança já dão como certos a desativação da GM e o surgimento de uma Guarda Civil, onde todos os integrantes seriam concursados e treinados para combater o crime e somar com as polícias Civil e Militar. A verdade é que por muitos anos a GM ficou esquecida, jogada a um segundo plano, e sobrou para o atual governo juntar os cacos. E juntar o que sobrou pode ficar mais caro do que começar tudo de novo.
Operação surpresa
Policiais militares do Pelotão de Trânsito, por volta de 6h de sábado (6), desencadearam operação “Lei Seca” na Mojiana. Vários condutores foram abordados. Conclusã seis presos por embriaguez ao volante, cinco CNHs recolhidas, seis veículos apreendidos, 33 testes de bafômetros realizados e 46 multas, destas, sete foram por embriaguez ao volante.
Procurados
A Polícia Civil está à procura de três pessoas que invadiram a empresa TGB Logística, instalada na AMG-2595 (antiga Filomena Cartafina), e, depois de arrombar três contêineres, furtaram 26 rádios HT, caixas de ferramentas, maçarico, roçadeiras, cintos de segurança, dois computadores completos com impressora, dois transformadores e algumas mochilas.
Caos na Segurança
O governador eleito de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), vai assumir o governo no próximo mês com a Segurança Pública estilhaçada. O efetivo das polícias Civil e Militar é claramente bem inferior ao necessário e a falta de estrutura é gritante. Em Uberaba, a Polícia Militar tem viaturas paradas no quartel por falta de militares ou de peças e o combustível está regrado. A esperança é que o governador chegue com boas ideias e muito dinheiro.
Inauguração
O atual governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, pode vir a Uberaba no próximo dia 12 para inaugurar o PPI. O chefe-geral da Polícia Civil, delegado Oliveira Santiago Maciel, está confirmado. Ninguém duvida de que se trata de uma importante conquista para cidade e região, mas a pergunta que não quer calar: haverá servidores? Prédio sem funcionário não adianta. Para piorar, até o fim de 2015, cinco peritos criminais devem se aposentar.
Acusação de estupro
Um pai registrou queixa na Polícia Civil de possível estupro cometido pelo avô materno de sua filha, de apenas 13 anos. A adolescente foi para a cidade de Ribeirão Preto passar alguns dias e não quis voltar. Ao ser questionada, aos prantos, contou que o avô de 61 anos a estuprava desde os oito anos. A irmã da menor, hoje com 16, também disse que foi estuprada pelo avô.
Acredite se quiser
O engenheiro E.J., 61 anos, que está tomando conta das obras de reforma do prédio da 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil/5º DPC-MG, no Parque das Américas, chegou para dar início aos trabalhos e se deparou com a porta do cômodo onde ficam as ferramentas arrombada. Foram furtadas 60 peças de hidráulica para banheiros e ferramentas. O que sobra pra nós?
Mistério na UPA
Um assistente social que trabalha na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Mirante acionou a Polícia Militar e entregou uma faca com cabo de madeira de 20 centímetros de lâmina suja de sangue. A arma estava dentro de um dos banheiros e foi localizada pela pessoa que faz a limpeza. A Polícia Civil recebeu a faca e deve investigar.
Garotas de programa
Infelizmente, os profissionais do sexo não estão levando a sério os perigos da profissão. Desde o assassinato da universitária Jaquelaine Arruda Mamede, pelo menos três garotas de programa foram agredidas e se viram diante da morte durante programa sexual. A última foi uma estudante de odontologia que cobrava R$1 mil de um cliente cujo nome sequer sabia.