SENTINELA

Furto e roubo de celular compensam

Em lojas especializadas em celulares, a senha de bloqueio é um detalhe fácil de se resolver

Carlos Paiva
Publicado em 28/07/2015 às 09:49Atualizado em 16/12/2022 às 23:04
Compartilhar

Celulares são furtados/roubados diariamente, mas apenas alguns são levados para a penitenciária. A grande maioria é desbloqueada e vendida no comércio

Reflexão

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”. Rui Barbosa

Furto e roubo de celular compensam

Algumas pessoas me perguntam o acontece com os aparelhos celulares que são furtados e roubados todos os dias em Uberaba. Muitos acreditam que os aparelhos acabam indo parar na penitenciária. É verdade que alguns acabam tendo como destino os marginais, fora e dentro da cadeia, porém, nem todos. Alguns estão por aí como se fossem adquiridos licitamente. Ontem resolvi fazer um teste. Simulei ter esquecido a senha do meu celular e não conseguia ter acesso ao aparelho. Foi então que sai às ruas em busca de solução que acreditava ser impossível ou pelo menos difícil. Como sou inocente! Nas lojas especializadas em vendas de créditos de celulares, aparelhos novos, usados e consertos, a senha de bloqueio é simplesmente um detalhe insignificante e facilmente resolvido/fraudado. Encontrei lojas que apagam qualquer sistema de rastreamento ou aplicativo de segurança (qualquer marca e modelo de aparelho) em menos de 15 minutos e o preço da picaretagem/fraude custa de R$ 30 a R$ 50 e ainda dão garantia. Não me perguntaram absolutamente nada. Atendente de uma das lojas disse que fazem isso muitas vezes por dia. Perguntei se não tinha receio de estar desbloqueando aparelhos furtados ou roubados, e simplesmente disse que se for observar isso não sobrevive. Está aí a explicação para o grande número de furtos e roubos de celulares. Mas o pior ainda está por vir. Se você acha um absurdo o que os “comerciantes” fazem fraudando esquema de segurança dos aparelhos celulares, então vai ficar chocado ao saber que todas as operadoras de telefonia celular e fabricante dos aparelhos são omissos de conveniência e poderiam facilmente impedir esta modalidade criminosa. Elas poderiam, com facilidade, bloquear os aparelhos celulares furtados/roubados. Mas pra que fazer isso, se para cada celular furtado/roubado um novo é vendido. Só para que você tenha uma noção, somos cerca de 205 milhões de brasileiros (segundo IBGE) e existem hoje em pleno funcionamento (conforme a Anatel) 300 milhões de aparelhos celulares. Tem mais celular em funcionamento do que habitantes. Ainda segundo a Anatel, 76,73% das linhas são de pré-pagos, o que fica ainda mais fácil entender o porquê se rouba e furta tanto celular. Aos nossos legisladores fica a sugestão para se criar lei que obrigue as operadoras a bloquear os celulares através do IMEI de cada aparelho. Quem compraria um celular que não funcionaria em nenhuma operadora? Como se denota, o crime compensa para todos, menos para o consumidor. Tem também o seguro fraudulento de aparelhos celulares. Muitos só compram a nota fiscal (sem o número de IMEI) e fazem seguro e logo são furtados (tem que ser furto qualificado) ou assaltados. É um golpe em companhia de seguros, mas isso é um assunto para outra coluna.

Desacato

Durante o evento da “Parada Gay” no último domingo praticamente um batalhão de policiais militares foi encaminhado para manter a ordem. No final da noite, por volta das 23h, dois homens foram abordados na avenida dos Advogados, no bairro Santa Marta, próximo onde acontecia o evento. Usando palavras chulas, um deles disse: “O que os botas querem comigo?” Depois de falarem todos os impropérios que podiam, acabaram presos por desacato e resistência.

Incêndio criminoso

Acreditando que pode ser crime de mando, o comerciante N.A.B., 54 anos, teve seu comércio e sua residência totalmente incendiados no último domingo na fazenda Barão na BR-262. Segundo ele, mora no local há mais de 10 anos e no domingo se ausentou das 13 às 20h30 e ao retornar foi surpreendido com tudo destruído. A vítima disse que, suspeita que o incêndio tenha sido a mando da proprietária da fazenda. A Polícia Civil instaurou inquérito policial por suspeita de incêndio criminoso.

Edição 50ª da JM Magazine

Não é qualquer revista que chega à sua edição de número 50. Não é qualquer revista que chega à sua edição de número 50 com a mesma qualidade da 1ª Edição editorial. Aliás, muita coisa mudou e mudou pra muito melhor, mas sempre mantendo o nível de qualidade do Grupo JM de Comunicações. A revista veio aprimorando com os anos e acolhendo sempre o que o que existe de melhor e mais moderno em tecnologia para levar até leitor uma revista com informações e entretenimento. O uberabense é mesmo privilegiado. Tem uma das mais bem elaboradas revistas do País. Os organizadores estão de parabéns, deixo de divulgar nomes, pois a memória já não ajuda muito e posso esquecer-me de alguém e assim cometer injustiça, mas não posso me esquivar do importante papel do competente departamento comercial que selecionou a dedo cada anunciante. Que venham outras 50 edições.

 Atropelamento no rio Grande

Militares do Corpo de Bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deslocaram até a rodovia MG-427, no trevo de acesso à cidade de Água Comprida, onde se depararam com populares trazendo o aposentado Armando Moreira, de 71 anos. Ele estava pilotando um barco no rio Grande, quando foi atropelado por outra embarcação. Com o choque, o aposentado perdeu os sentidos e foi conduzido até o pronto-socorro do Hospital de Clínicas da UFTM. O barco atropelador não foi localizado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por