SENTINELA

Guarda Municipal de Uberaba precisa ser reorganizada

Os GMs precisam ser valorizados, preparados e melhor (Leia mais...)

Carlos Paiva
Publicado em 15/12/2013 às 15:39Atualizado em 19/12/2022 às 09:48
Compartilhar

G1/Luisa Gomes

Julgamento de Antonio Mário Silva Bastos, assassino confesso de Eva Bernardes, mãe do cantor Adriano

Antonio Mário Silva Bastos, preso em Uberaba, após matar a mãe do cantor Adriano

A Guarda Municipal

Não tenho dúvidas de que a Guarda Municipal em Uberaba precisa passar por uma reorganização. Os GMs precisam ser valorizados, preparados e melhor remunerados e equipados. Isso é fato. Como também é fato que a GM era e ainda é uma bagunça pública. Tanto que prefeito Paulo Piau teve que recorrer à empresa de vigilância para fazer o trabalho dos GMs. A escala de serviço não atende aos interesses da sociedade. Não existe respeito ao cidadão e muito menos ao dinheiro dos impostos.

Desvios de conduta

Toda essa introdução é para expressar minha preocupação com os bons e honestos GMs, a grande maioria. Eles podem estar sendo manipulados por alguns que querem o caos, a inoperância total da GM e que possam continuar com os possíveis desvios de conduta, envolvendo horas extras, como já aconteceu no passado e foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público. E isso, segundo uma fonte fidedigna, pode ter voltado a acontecer no atual governo municipal, só que com outros “beneficiados”.

Horas extras forjadas

Segundo fonte na Prefeitura, o prefeito Paulo Piau recebeu em 21/11/2013, antes mesmo de se falar em greve, documentos apontando possíveis irregularidades praticadas por cerca de 30 GMs. Eles teriam forjado folha de ponto e receberam por horas extras não trabalhadas. Os documentos estariam na Procuradoria do município para instauração de procedimento adequado. O diretor da GM foi procurado e se limitou a dizer que não poderia falar, mas não desmentiu a existência das possíveis irregularidades.

Os beneficiados

Há quem garanta que a descoberta do golpe seria um dos motivos para as ameaças de greve. Os beneficiados pelo esquema estariam se escondendo atrás dos legítimos e honestos grevistas. Querem de volta o esquema criminoso que beneficia alguns. Segundo a fonte, na lista dos atuais beneficiados com as falsas horas extras estariam GMs que ocupam cargos de confiança. A Câmara Municipal e Ministério Público devem tomar ciência e também instaurar os devidos procedimentos investigativos.

Vulnerável

Um pedreiro de 33 anos está sendo acusado de abusar sexualmente da filha de apenas cinco anos. A denúncia foi feita pela mãe da garotinha, que chegou a levar a filha para exames na pediatria do HC da UFTM. A médica não constatou penetração, mas o caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Orientação e Proteção à Família em Uberaba.

Pornografia

A dona de casa A.R.F., 37 anos, procurou a polícia para registrar ocorrência policial contra o seu ex-namorado. Ela conta que ele se aproveitou de seu estado de embriaguez e fez imagens dela nua e mantendo relação sexual. Com o término do romance, teve início uma série de problemas. As imagens estão sendo distribuídas pela internet e aos amigos.

Condenado em Goiânia

Na terça-feira (10), foi julgado pelo 1º Tribunal do Júri em Goiânia (GO) o uberabense Antonio Mário Silva Bastos, 47 anos, que matou a aposentada Eva Bernardes, 66, mãe do cantor Adriano, da dupla sertaneja André&Adriano. Durante o julgamento o acusado atacou a vítima, dizendo que ela “fazia programas sexuais em Uberaba”. E confessou o crime, com a frieza de um psicopata, dizendo “ter sido tomado por uma força espiritual do mal, antes de matá-la”. No final foi condenado a 18 anos de reclusão.

Cárcere privado

Conforme noticiou esta coluna, a aposentada Eva Bernardes chegou a morar maritalmente com Antonio Mário Silva Bastos em Uberaba. Depois de muitas brigas e agressões, a mulher quis se separar. Ele não aceitou e passou a mantê-la em cárcere privado. A aposentada conseguiu fugir do cativeiro e, com ajuda de terceiros, foi para Goiânia. Na pressa de fugir, esqueceu uma conta de água de sua casa em Goiânia. Ele foi atrás. No dia 16 de fevereiro deste ano matou a aposentada com agressões e asfixia.

Assinatura de psicopata

Depois de matar a aposentada Eva Bernardes com uma frieza assustadora, o assassino pegou o frágil corpo caído no chão e cuidadosamente o colocou sobre a cama. Ficou velando o cadáver por algumas horas. Em seguida deixou uma espécie de código, informando que ele estava terminando o romance e colocou sobre o corpo a chave da casa da aposentada. O assassino Antonio Mário Silva Bastos foi para rodoviária e embarcou em um ônibus para Uberaba, onde foi preso em 1º de março passado.

O folgado

O desocupado Cleberson da Silva Marra, 21 anos, não suportou o sono e dormiu dentro de um veículo que tentava furtar na rua Rodolfo Lírio, no Abadia. O proprietário da casa levou um susto ao ouvir um ronco na garagem e encontrar o folgado dentro do carro. Coube à PM acordar o larápio, que terminou seu repouso em uma das celas da penitenciária.

Reconhecimento

Com mais de 35 anos de experiência, seriedade e compromisso com a qualidade, Álvaro Despachante regulariza a documentação de seu veículo com agilidade. Com uma equipe pronta para atender e sanar dúvidas, Álvaro Despachante atende pelo telefone 3311-1500 ou na rua Luiz Próspero, em frente da Delegacia de Polícia Civil, no Parque das Américas.

Golpista à solta

Até a manhã de ontem o estelionatário que usa do artifício de recadastrar idosos para recebimento de medicamentos gratuitos (o que não existe) já havia feito seis vítimas. Entre elas está um PM aposentado de 75 anos. O golpista aproveita-se do descuido dos idosos e troca os cartões bancários e depois faz saques. Só em retiradas em caixas eletrônicos foram mais de R$12 mil em cinco dias. Ele também pagou restaurante, fez compras e foi ao cinema. Tudo com dinheiro de idosos que economizaram para uma emergência de saúde. Cadê as polícias? Uma boa semana a todos!

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por