SENTINELA

Insegurança na zona rural é tratada com descaso

Devo lembrar que com a instalação do Olho Vivo, bandidos (Leia mais...)

Carlos Paiva
Publicado em 17/02/2014 às 10:42Atualizado em 19/12/2022 às 08:58
Compartilhar

Arquivo/Carlos Paiva

Helicóptero Pegasus 06 (conhecido como “Kinder Ovo”), adquirido pela Prefeitura de Uberaba nos anos 90 para patrulhamento aéreo

A migração de bandidos

A insegurança na zona rural é preocupante e vem sendo tratada com certo descaso e demagogia por alguns políticos. Nossos agropecuaristas merecem respeito e atenção imediata.  Devo lembrar que com a instalação do “Olho Vivo” na cidade, a tendência é a migração dos bandidos para pequenas cidades e principalmente fazendas da região.

Fazendeiros armados

Devido ao descaso com que são tratados pelo Poder Público, fazendeiros falam em se armar para defesa própria, de terceiros e patrimonial. O que sou parcialmente contra. Registros policiais mostram que bandidos armados invadiram fazendas e surpreenderam os moradores, que não tiveram tempo sequer de lembrar o local onde estava guardada a arma de fogo.

Assaltantes mais armados

Conforme ocorrências policiais, os ladrões, que já estavam armados, saíram das fazendas levando mais armas. O que colabora com o aumento do número de integrantes para assaltarem mais fazendas. O descaso com os agropecuaristas é no mínimo estranho, afinal sempre que Poder Público foi buscar apoio da categoria, não voltou de mãos vazias.

Patrulha rural aérea

Os políticos que dizem representar os interesses de Uberaba deveriam se unir e exigir do governador melhorias que sejam facilmente atendidas, como, por exemplo, um helicóptero da PM para patrulha rural aérea. Não vai ser preciso nem comprar. Um telefonema do governador e no outro dia a aeronave vai estar no heliporto (está pronto) existente dentro do 4º BPM.

Tão perto e tão longe

Eu sei que o governador vai argumentar que já mandou um helicóptero para esta região. E mandou sim, é verdade. Mandou para a região de Uberlândia. Esse helicóptero só vem a Uberaba quando o governador está na cidade e no período em que permanecer em visita.  Eu sei que alguns estão pensand será que Uberaba carece desse tipo de “viatura policial aérea”?

Experiência bem sucedida

No início dos anos 90, Uberaba não tinha 200 mil habitantes e assaltos na cidade e fazendas eram coisas raras. O então prefeito e atual presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, temendo (ou adivinhando) por dias piores, adquiriu um helicóptero de pequeno porte, apelidado pela população de “Kinder Ovo”, e forneceu à PM. O resultado foi extraordinário.

Dia da mentira

Voltou à tona o assunto do famigerado “segundo batalhão”. Isso é coisa de político mal intencionado, que visa voto a qualquer custo e publicidade gratuita e enganosa.  Estão dizendo que no dia 1º de abril o governador virá a Uberaba inaugurar obras (possivelmente inacabadas) e anunciar a criação do “segundo batalhão”. Não tem data melhor: 1º de abril é Dia da Mentira.

Capacidade militar

Para que o leitor tenha uma noção, nos anos 90 o 4º BPM mantinha em seus quadros cerca de 900 militares. Mais de 20 anos se passaram, a região atendida pelo 4º BPM aumentou e o número de policiais militares caiu para pouco mais de 300. Em palavras de fácil entendimento, não temos policiais militares nem para um batalhão e falam em um segundo?

Poder a qualquer custo

Políticos demagogos estão divulgando que com a criação do “segundo batalhão” virão mais policiais militares. Isso é menosprezar a inteligência do povo. Já sabemos que o 4º BPM tem espaço de sobra, então para que a construção de um “segundo batalhão”? Querem obras, porque obras deixam nomes, e nomes geram votos, e votos geram poder.

Para o povo e pelo povo

Não precisamos de um “segundo batalhão”. Precisamos de policiais militares, de peritos criminais, médicos legistas, agentes de investigação, escrivães e delegados. Precisamos de no mínimo 30 viaturas para a Polícia Civil e 60 para a Polícia Militar. Precisamos de políticos que trabalhem em prol do povo e não para enganar o povo. Fim a esta farsa.

Em Uberaba

“Se você exige qualidade, nós somos a diferença” esse é o lema do Álvaro Despachante. Com mais de 35 anos de experiência no ramo, possui uma equipe que busca e leva a documentação do seu veículo em sua casa ou na sua empresa. Álvaro Despachante, fica na rua Luiz Próspero, de frente a Delegacia de Trânsito, no Parque das Américas.  3311-1500.

 

Presídios mineiros

O governo mineiro anunciou a construção de mais 11 presídios e ampliação de mais quatro e Uberaba não está na lista. O que é ruim para cidade, afinal os presídios são destinados a presos provisórios, o que temos de sobra. As penitenciárias que geram problemas, pois acabam trazendo presos com sentença transitada e julgada em outras comarcas e junto vêm os familiares.

Professora presa

A professora presa dentro de uma escola particular no bairro Abadia, no dia 5 deste mês, ficou recolhida por cinco dias na penitenciária de Uberaba. Ela só saiu depois de conseguir liberdade provisória. A professora de 32 anos foi presa devido a uma ordem judicial por um crime cometido há 10 anos no Paraná. Que sirva de liçã a Justiça tarda, mas não falha.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por