SENTINELA

Minas Gerais consegue implantar Polícia Cidadã

Ao longo dos últimos 10 anos, as polícias de todo o país (Leia mais...)

Carlos Paiva
Publicado em 03/08/2018 às 10:18Atualizado em 19/12/2022 às 08:41
Compartilhar

Polícia Cidadã

Ao longo dos últimos 10 anos, as polícias de todo país tentam implantar a chamada “Polícia Cidadã”. Em alguns Estados da Federação isso não passou do papel. Já em Minas Gerais, muita coisa mudou, está mudando e vai continuar mudando em busca de uma polícia que age sempre em defesa do cidadão e não ao combate do cidadão. Em se tratando de Polícia Militar as mudanças são lentas, mas preciosas. Quase que imperceptíveis, mas diárias e diuturnas. Por isso, a necessidade da pessoa certa no lugar certo.

 

Direito a informação

Em uma “Polícia Cidadã” não pode haver gestos covardes de intimidação e antidemocráticos (mesmos que pequenos e insignificantes aos olhos de alguns), principalmente contra aqueles que estão exercendo seu sagrado Direito de buscar informação, para também informar. Cidadania, meu caro leitor, se constrói com informação. Quem se informa passa a conhecer seus Direitos e Deveres e é capaz de fazer as melhores escolhas para constituir uma sociedade melhor.

 

Desafio 2

Na semana retrasada citei nesta coluna que o novo comandante do 4º BPM tem o desafio de reduzir os chamados crimes violentos. Hoje vou mais além, o tenente-coronel PM Vladimir Soares Ferreira tem o desafio e a necessidade imediata de fazer mudanças internas no batalhão que comanda, sob pena de destruir o trabalho de muitos e que há anos vem sendo feito com sucesso. Em uma “Polícia Cidadã” não existe espaço para pessoas erradas ocupando cargos errados.

 

Reflexão

 “Uma sociedade é livre na medida em que propicia o choque de opiniões e o confronto de ideias. Desses choques e confrontos nasce a Justiça e a Verdade, garantindo o progresso e a autorreforma dessa sociedade”. (Stuart Mill.)

Qualidade e agilidade

Com seriedade e compromisso com a qualidade na prestação de serviços, Álvaro Despachante regulariza a documentação de seu veículo com agilidade. Com uma equipe pronta para atender e sanar dúvidas e até buscar seus documentos e levar em qualquer ponto da cidade. Álvaro Despachante atende pelo telefone 3311-1500 ou na rua Luiz Próspero, em frente da Delegacia de Trânsito, no Parque das Américas

Baixa no canil

O 8º Batalhão de Bombeiros Militar em Uberaba perdeu neste 28 de fevereiro um de seus cães de busca. A cadela Akira sofreu mal súbito e ficou inconsciente  durante buscas a uma pessoa desaparecida na cidade de Comendador Gomes. O animal, de propriedade do Estado, foi levado às pressas a um médico veterinário na cidade de Frutal, mas sofreu parada cardiorrespiratória e morreu.

Abordagem policial

Em Conceição das Alagoas, o desocupado Elvis Morais Simão reagiu à prisão e tentou pegar a pistola ponto40 de um dos agentes da PC. A ocorrência só não terminou em tragédia (como aconteceu em Uberaba e que culminou na morte do sargento PM Regivaldo), devido à intervenção rápida de outro agente da PC que dava cobertura ao colega na abordagem. O marginal foi contido com um tiro de calibre 12 (com munição não letal).

 

Ato de bravura

Além das merecidas homenagens já prestadas ao sargento PM Regivaldo Alves Ferreira, morto durante o atendimento a uma ocorrência policial, Uberaba poderá ter uma rua com seu nome. Nada mais justo, afinal morreu servindo e protegendo. Morreu com a dignidade de um herói. Devemos ter cuidado com os vivos que se autointitulam heróis. A tendência do homem é lutar com mais bravura por seus interesses do que por seus direitos.

Investigando

A Polícia Civil instaurou inquérito policial para apurar a morte da técnica em enfermagem Aurietes de Fátima Silva, 54 anos, ocorrida nesta quinta-feira. Ela foi encontrada morta em seu apartamento na rua Monte Alverne, bairro Estados Unidos. Peritos estiveram no imóvel e devem emitir um laudo. O mesmo deve ser feito pelo médico legista. De qualquer forma fica o alerta de doença daqueles que trabalham para a nossa cura.

 

Furtos e roubos de motos

O presidente da Associação dos Motociclistas e Motoclubes de Uberaba (AMMU), José Carlos Tosta, o “Carlinhos da Super Motos”, esteve reunido com associados no dia 22, durante um passeio e acampamento no Uberaba Country Clube. E ontem, cerca de 400 motociclistas de vários motoclubes estiveram em uma confraternização em Uberaba. Carlinhos quer lutar para diminuir o número de furtos e roubos de motos na cidade.

 

Esquecidos

Arsenal foi encontrado dentro das celas da antiga cadeia da Polícia Civil no Parque das Américas. Durante a limpeza para a reforma foram localizados mais de 20 armas de fogo, de calibres e marcas variadas, algemas, coletes e livros de registros. Materiais que deveriam ter sido destruídos ou encaminhados a Justiça estavam esquecidos ali. Alguns há mais de 13 anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por