Delegado chefe do 5º DPC-MG, Ramon Tadeu Bucci diz que sistemas viários deveriam oferecer melhores condições de trânsito
Carteiras de habilitação
Ninguém duvida de que o trânsito de Uberaba está um caos. Diariamente são registrados vários acidentes e a principal causa ainda é a imprudência do condutor do veículo. O número de motociclistas que se envolvem em acidentes é altíssimo, afinal é mais fácil comprar uma motocicleta do que tirar carteira de habilitação. Estima-se que o número de motociclistas/motoristas inabilitados seja maior ou igual aos habilitados. Os dados também escancaram que o número de reprovados nos exames para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é altíssimo. De acordo com o delegado chefe do 5º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais (DPC-MG), Ramon Tadeu Bucci, somente em fevereiro passado 555 homens e 625 mulheres foram reprovados nos exames para CNH. Em contrapartida, 411 pessoas foram habilitadas, sendo que 254 são mulheres. Somente na categoria “A”, 101 homens e 70 mulheres receberam a CNH. Na categoria “B”, foram 212 homens e 181 mulheres habilitados. Na categoria “D”, 73 do sexo masculino e dois do feminino. E na categoria “E”, 26 pessoas foram habilitadas, destas 25 são homens. Ainda conforme o delegado chefe do 5º DPC, até o mês outubro do ano de 2014 o Denatran estabelecia que o curso prático de direção veicular tivesse 15 horas/aula. “Mas desde novembro/2014 a obrigatoriedade de aulas passou a ser de 20 horas. Isso onerou ainda mais o processo de obtenção da CNH, mas foi notado que os alunos melhoraram as condições de segurança para se submeterem ao exame prático. Além de maior conhecimento e experiência, eles estão chegando ao primeiro exame com maior confiança, menos nervosismo e, gradativamente aumentando os índices de aprovação”. Ramon Bucci conta que antes dessa mudança, o índice ficava em torno de 25 a 30% de aprovação, hoje o índice chega a mais de 50%. “No nosso entendimento, isso é reflexo de que houve uma melhoria no processo de aprendizado. Melhoria esta que ainda pode crescer com medidas que estão em estudo pelo Contran e Denatran”. O delegado PC, chefe do 5º DPC-MG, também explica que a realidade do trânsito brasileiro é complicada para o motorista aprendiz. “O trânsito local, com excesso de veículos, obras, alterações e sinalizações são fatores ainda mais prejudiciais. Entendo que além do Detran exigir maior conhecimento do aluno e maior rigidez no processo, nossos sistemas viários deveriam oferecer melhores condições de trânsito. O aprendizado, como em outros países, já deveria ser implantado nas escolas para as crianças e adolescentes. Correntes neste sentido aqui no Brasil avançam, mas ainda lentamente ao nosso ver”, conclui.
Inventário
O filho do comerciante Eurípedes Aparecido Valadão registrou queixa relatando que desde a morte de seu pai, assassinado em 27/02 deste ano, os bens passaram a fazer parte do processo de inventário. Ele conta que notou que a atual esposa da vítima fez a retirada de cinco caminhões e uma retroescavadeira do comércio na avenida Nossa Senhora do Desterro. O registro policial foi feito para resguardar os direitos de outros herdeiros.
Desacato
A desocupada V.S., 48 anos, que já foi presa por desacato e injúria racial no final de 2014 e semanalmente procura as autoridades policiais para reclamar de policiais civis e militares, novamente passou do limite. A mulher, se mostrando totalmente perturbada, ofendeu dois delegados de Polícia Civil que não medem esforços para atender bem, o que não acontece na maioria das delegacias por este país adentro.
Difícil
Educar os filhos está ficando cada vez mais difícil. Uma dona de casa de 36 anos foi espancada pela filha de 15 anos em uma casa no bairro de Lourdes. Motiv a mãe vem tentando proteger a filha de uma marginal. A garota se envolveu com um criminoso perigoso e depois que o marginal ganhou liberdade o namoro intensificou e a adolescente largou a escola e passou a agredir a mãe. Se os pais não fazem nada são omissos e se fazem apanham.
Ameaça em família
Enquanto a adolescente bate na mãe, um empresário ameaçou matar a filha advogada pelo fato de uma demanda trabalhista. A advogada N.V.C., 28 anos, entrou com ação judicial contra a firma de seu pai para cobrar direitos trabalhistas de seu marido falecido. O empresário R.M.V.C. 55 anos, insatisfeito, passou a ameaçar a filha/advogada. Ao saber do valor da ação, o empresário, no ramo de poços artesianos, o qual segundo a filha possui duas armas de fogo, disse que vai matá-la. Agora as polícias já sabem.
Galerias entupidas
Empresa que fabrica manteiga no Jardim Maracanã vem tendo problemas para o descarte do material (gordura) já tratado. Segundo os administradores da fábrica, há uma estação de tratamento de esgoto (ETE) que está com seu funcionamento prejudicado devido ao entupimento de galerias de esgoto do Codau. E sendo assim, não é possível lançar a água já tratada após a fabricação do produto direto nas galerias. E o líquido transbordou e alagou o pátio do estabelecimento. Tal fato vem se tornando rotina.
Furto no shopping
O desocupado Fernando Domingos de Oliveira, 32 anos, detido no Shopping Uberaba na última quarta-feira, acusado de furto e de portar bloqueador de alarmes de veículos, já foi preso sete vezes em Uberlândia pelo mesmo crime. Aqui em Uberaba o desocupado não ficou preso, por se tratar de crime de menor potencial ofensivo e caber depósito de fiança. Apesar do excelente trabalho dos profissionais de segurança do shopping, que fazem o monitoramento através de câmeras, o objeto furtado sumiu dentro de um dos banheiros. Suspeita-se que o desocupado não estava só.