Adolescente torturada
Mais uma vez, a violência doméstica e o tráfico de drogas se cruzam em um cenário de crueldade chocante. Em Conquista (MG), a cerca de 60 quilômetros de Uberaba, uma adolescente de apenas 12 anos buscou ajuda após uma briga na escola — mas o que parecia uma ocorrência entre colegas revelou uma triste realidade: ela era vítima de tortura dentro da própria casa.
Castigos cruéis e arcaicos
A mãe, de 29 anos, não apenas agredia fisicamente a filha com frequência, como teria usado uma prancha de cabelo para queimar a adolescente e a forçava a ficar ajoelhada sobre tampas de garrafa, uma forma de castigo cruel e arcaica. O caso foi confirmado por laudo médico e testemunhos da avó e da tia da vítima, que agora assumiu sua guarda provisória.
Tráfico de drogas
Mais alarmante ainda foi o que os policiais encontraram na residência da acusada: drogas, balança de precisão e utensílios para preparo e distribuição de entorpecentes. Tudo isso em um ambiente compartilhado com crianças — inclusive uma de colo — expostas à violência física e ao tráfico cotidiano.
Tragédias silenciosas
Esse episódio é mais um alerta da urgência em fortalecer políticas de proteção à infância e ações efetivas de combate ao tráfico nos bairros mais vulneráveis. Casos como esse não são isolados — são reflexo de uma rede de omissões, onde a ausência do Estado e a banalização da violência doméstica resultam em tragédias silenciosas, como a que veio à tona agora.
Morte na BR-262
O que era para ser apenas um breve momento de repouso se transformou em uma tragédia fatal na tarde dessa quinta-feira (9), na BR-262, em Uberaba. Um homem, que havia se deitado à sombra de uma árvore para descansar, foi atropelado e morreu após um grave acidente envolvendo dois veículos de carga.
Carreta desgovernada
De acordo com informações obtidas por SENTINELA, o acidente ocorreu em um trecho da rodovia federal que liga Campo Florido (MG) a Uberaba. A vítima estava próxima a um caminhão estacionado às margens da pista quando foi surpreendida por uma carreta bitrem desgovernada.
Repouso
Segundo testemunhas, o motorista da carreta seguia no sentido Campo Florido/Uberaba quando perdeu o controle da direção e colidiu violentamente com a traseira do caminhão parado. Com o impacto, o caminhão foi lançado em direção ao local onde o homem repousava, atingindo-o fatalmente.
Escravidão em Planura
O resgate de uma mulher em condições análogas à escravidão em Planura (MG), após mais de oito anos de abusos, escancara o fracasso das estruturas de proteção social no Brasil. Apesar das denúncias de cárcere privado, agressões e exploração laboral, a situação só veio à tona por meio de uma denúncia anônima ao Disque 100.
Falha na prevenção...
A dependência de ações isoladas e reativas, como a operação “Novo Amanhã”, mostra que o Estado segue falhando em prevenir crimes de tamanha gravidade. A demora em identificar e interromper o ciclo de violência vivido pela vítima, que incluía até indícios de abuso sexual, evidencia uma rede de conivência e invisibilidade social que beneficia os exploradores.
Entregador covarde
Uma discussão de trânsito causou tumulto e danos a um veículo na manhã de quarta-feira (9), na avenida Santos Dumont, em Uberaba. Segundo testemunhas, um entregador de aplicativo se desentendeu com uma motorista e desferiu diversos chutes na porta do carro da condutora, causando avarias.
Identificado
De acordo com testemunhas, o homem fugiu após o ato. A motorista, abalada com a situação, acionou a Polícia Militar e registrou boletim de ocorrência. O suspeito foi identificado por meio da placa da motocicleta, de finais 8E07. Os policiais foram até o endereço registrado, mas o covarde entregador não foi localizado. A Polícia Civil investiga o caso.
De Uberaba para...
Durante a Operação Batida Policial realizada no terminal rodoviário de Conquista, uma equipe da Polícia Militar daquela cidade abordou um indivíduo em atitude suspeita ao desembarcar de um ônibus da Viação Gontijo, oriundo de Uberaba.
Ação policial
Durante a busca pessoal, policiais militares localizaram, na bolsa do suspeito, dois tabletes grandes de maconha.
Declaração do suspeito
O abordado declarou que a droga seria para consumo próprio e informou tê-la adquirido em Uberaba pelo valor de R$1,5 mil.
Providências
Diante da quantidade da droga e das circunstâncias da abordagem, foi dada voz de prisão em flagrante ao autor, pelo crime de tráfico ilícito de drogas. O entorpecente foi apreendido e o indivíduo, conduzido à presença da autoridade policial para as devidas providências.