O galpão onde funcionou a fábrica da Móveis Basílio, na rua José Gomes da Silva Campos, no Parque das Américas, foi lacrado pela Polícia Civil (Foto/Divulgação)
Os procurados
A Polícia Civil em Uberaba, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Fraudes, chefiada pelo delegado PC Eduardo Alves Garcia, deu uma resposta à altura do golpe praticado pelos donos da Móveis Basílio. A ação policial de quinta-feira (20), em que foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços da empresa, e a decretação da prisão preventiva dos donos, Tania Maria de Carvalho & Carvalho, 55 anos, e seu marido, Eurípedes de Carvalho, não repõe o prejuízo das vítimas, mas pelo menos não fica aquela sensação de impunidade. Tania Maria e Eurípedes de Carvalho, até o dia 10 passado, eram empresários ilustres na cidade e hoje são foragidos da Justiça. E mais: são procurados internacionalmente, afinal seus nomes estão na Difusão Vermelha da Interpol.
Difusão Vermelha
A Interpol é uma organização internacional de Polícia Criminal e a “Difusão Vermelha” é um alerta internacional que permite a prisão de criminosos procurados. É uma lista pública que contém dados e fotos de pessoas envolvidas em crimes como pedofilia, lavagem de dinheiro e terrorismo...
Deferimento
Há de se ressaltar que o Ministério Público Estadual, assim que recebeu as representações da autoridade policial que preside as investigações da empresa Móveis Basílio, emitiu rápido e consistente parecer favorável às representações, na íntegra, assim como ágil e na totalidade do deferimento dos pedidos foi a decisão do Poder Judiciário, através da 1ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba, sendo expedidas algumas ordens judiciais, entre elas as de prisão preventiva dos donos e de busca e apreensão nos imóveis onde funcionou a empresa de móveis planejados.
Golpe premeditado
Os donos da empresa Móveis Basílio, antes de fugirem do distrito de culpa (Uberaba), venderam patrimônio e levantaram quantias significativas junto a alguns bancos em Uberaba, o que é um indicativo claro de premeditação.
Valores
Se levarmos em consideração a dívida trabalhista (que ainda não se sabe o valor) e as dívidas com fornecedores, os valores ultrapassam tranquilamente R$20 milhões. Só para que você, leitor, tenha uma noção, já são mis de 30 vítimas que compraram e pagaram (parte ou tudo) móveis planejados e não receberam e nem vão receber. Os donos da empresa devem muito para bancos; só de protestos em Uberaba (as empresas TWE, Basílio House) são mais de 90.
Os donos
A empresa TWE Indústria e Comércio de Móveis Ltda., localizada na rua José Gomes da Silva Campos, no Parque das Américas, tem como único dono o Eurípedes de Carvalho. Já a Basílio House Ltda., onde os móveis ficavam em exposição, na avenida Santa Beatriz da Silva, tem duas sócias, que são as duas filhas (bem jovens) de Eurípedes Carvalho e Tania Maria de Carvalho & Carvalho. Com certeza, os nomes das duas foram usados pelos pais. Aliás, só as duas filhas têm Basílio no nome. E fica a pergunta, as duas jovens que são donas da Basílio House também podem ter a prisão decretada?
Mais uma...
Como todos os integrantes da família são donos de empresa, não podia faltar a empresa da agora foragida da Justiça Tania Maria de Carvalho & Carvalho. Ela é dona da Basílio Comércio e Serviços Ltda. A empresa funcionou na avenida Cristo Rei, no Parque das Américas.
As apreensões
De acordo com uma fonte de SENTINELA, na Basílio House Ltda., na avenida Santa Beatriz da Silva, a polícia não encontrou nada, assim como também na casa onde morou a família Carvalho Basílio. Já na TWE Indústria e Comércio de Móveis Ltda., localizada na rua José Gomes da Silva Campos, no Parque das Américas, rendeu. Foram apreendidos diversos documentos, três HDs externos, quantidade significativa de placas MDF e alguns móveis já prontos. Também foram encontrados no local 12 máquinas, sendo dez grandes e duas pequenas. No mesmo local foram apreendidos três veículos, sendo uma GM S10, cor prata, ano 2013, placas OQD-9923, em nome de possível parente de Eurípedes Carvalho; um caminhão Hyundai HR HDB, 2010, cor branca, placas HOE-3915, em nome da TWE Indústria, e por último um caminhão Ford 350, branco, 2010, placas HMW-6679. O galpão foi lacrado pela Polícia Civil.
Força total
A Polícia Militar (PM) realizou, nessa quinta-feira (20), um patrulhamento rural como parte da “Operação Força Total”. A ação contou com a atuação da Patrulha Rural e da equipe MAMB, que percorreram a região da Estrada da Pitocania para reforçarem a segurança e coibir práticas criminosas.
No aeroporto
Na manhã e tarde de hoje, o 4°BPM, com o apoio do grupamento Rocca e em ação integrada com a Polícia Federal, realizou uma operação no aeroporto de Uberaba.
Carnaval 2025
A ação faz parte dos esforços preventivos para o período que antecede o Carnaval 2025, com foco em reforçar a segurança e garantir tranquilidade para os passageiros e a população.
Farejadores
Os cães farejadores da Rocca desempenharam papel fundamental na vistoria de bagagens e áreas sensíveis, ampliando a eficácia da operação. A integração entre as forças de segurança é o nosso maior trunfo na proteção da sociedade.